Giovanna Bayona

Os processos e seus detalhes.

Já repararam que costumamos não dar tanta atenção para o meio de uma história? Pois é, sempre focamos no começo ou no final, acompanhamos todo os processos mas não ligamos muito para o que acontece no meio, perdemos os detalhes, e são esses detalhes despercebidos que fazem nossas histórias terem sentido, mas nós como leitores, focamos mais no final, quantas vezes eu já reclamei de um final mesmo o livro sendo incrível, só porque não terminou do jeito que eu gostaria, não atendeu as minhas expectativas. Afinal é isso, tudo se resume a expectativas.

Os detalhes são importantes, todo o desenvolvimento da lagarta em seu casulo é mais valioso do que o seu bater de asas como borboleta. É nos detalhes que extraímos o nosso aprendizado diário, são neles que moldamos quem somos, e entendemos a importância de cada processo, se a gente se dedicar mais nos detalhes, a chance do resultado ser melhor do que seria são bem altas.

Claro que nem todo processo em que você faz o seu melhor significa que você acertará de primeira, é como uma receita de bolo, você faz várias vezes até ficar “perfeito” e mesmo tendo muita prática, algumas vezes vai dar errado, pois há varias variantes, como o forno não estar muito bom, ou a marca da farinha ter mudado a fórmula. Mesmo assim, precisamos aprender a valorizar o processo pois é ele que nos ensina a chegar nos objetivos que buscamos, e são os detalhes que fazem a diferença.

É nos detalhes que entendemos a metáfora do trabalho de formiga, de cada coisa pequena importa, se você numa receita de bolo esquecer do fermento por exemplo, vai dar errado. Ou escrevendo um livro se você esquece a linha do tempo da história, tudo fica sem coerência. Cada pequena ação é importante, é o conjunto delas que faz a diferença, não tem como você realizar suas escolhas e seus objetivos sem pequenas ações.

Por serem pequenas ações, às vezes acabam sendo ignoradas, a gente já quer atropelar todos os passos para ter logo os resultados, a gente quer pular os capítulos do meio da história pra concluir se a mocinha ou mocinho vão vencer. A gente faz nossas escolhas com certeza mas não entendemos porque elas não saíram do jeito que a gente pensava. Claro né, e as coisas que deixamos sem fazer? No montante elas fazem muita falta.

Porque no final de tudo, no nossos aprendizados, e nas nossas lembranças o que vai ficar marcado será as pequenas coisas, os pequenos passos. Quando for recordar um feito, você irá se orgulhar dos seus pequenos passos? Ou você realizou aquilo usando outras pessoas, ou fazendo mal feito para obter o resultado logo?

Por isso lembre-se, por mais que seja difícil, respeite os processos, dê atenção aos detalhes, pois o sucesso sempre aguarda quem sabe o poder de fazer uso das boas e pequenas ações.

Meu Instagram: @giovanna.bayona

 

Fontes:

Imagem Destacada e Imagem Interna: – Imagem de <a href=”https://pixabay.com/pt/users/glady-768/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=329070″>GLady</a> por <a href=”https://pixabay.com/pt//?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=329070″>Pixabay</a>

Mostrar mais

Giovanna Bayona

Giovanna Bayona escreve desde dos 16 anos para se encontrar e entender seus sentimentos, porém só com 22 anos se reconheceu como escritora e começou a divulgar suas crônicas e algumas poesias nas redes sociais, o que abriu portas para alguns projetos literários como a participação no quadro Saideira (2020) e no Sarau das Mulheres (2021) ambos no Canal Literaweb no Youtube. Possui participações em duas antologias da Editora Psiu e também participou da primeira edição da Coletânea Palavra em Ação da Editora Jornal Alecrim (2021). Agora também colunista da Revista Entre Poetas & Poesias pretende continuar expandindo sua escrita para todos que assim com ela são apaixonados por palavras.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo