Giovanna Bayona

Analogia da confiança.

Se pudéssemos classificar a importância da confiança, claramente ela estaria no pódio, basicamente a confiança é base de tudo nessa vida, principalmente nas relações.

Há quem diga que confiança é como uma taça de cristal, frágil e quando quebrada não tem jeito de consertar. Eu não concordo com isso, a minha teoria é outra.

Vocês já usaram glitter? Sabe aqueles potinhos que a gente compra na papelaria pra algum trabalho escolar ou artístico, ou até mesmo os potinhos de glitter de maquiagem, enfim… Imagine que cada relação é um projeto seu e que você tem uma cor de glitter específica pra ele.

O glitter é nossa confiança, podemos usar do jeito que quiser, mas pode perceber que o glitter apesar de brilhante ele pode fazer um estrago se usado em excesso.

Se você já usou glitter, sabe que sempre cai um pouco fora do pote quando usamos, e que por mais que tentamos reunir eles para o pote de volta, sempre fica alguns glitterzinhos espalhados que a gente simplesmente não consegue colocar de volta. Se por acidente você derrubar o pote no chão, piorou a situação, nunca terá a mesma quantidade de volta, como vai terminar aquele projeto se não tem glitter o suficiente? Porque você pode até tentar comprar mais, porém nem sempre vai ter o mesmo modelo, a mesma cor.

A confiança é assim também, a cada decepção ou frustração ela vai se acabando aos poucos, e por mais que tente ela não volta a ficar da mesma forma que era no começo. Por isso temos que cuidar, para não desperdiçamos nossa confiança, e também ter a consciência que nas relações que nossos potinhos de glitter forem derrubados ou acabando é que sempre podemos reunir os micros glitters que sobram em cada potinho e fazer um glitter só seu.

Isso é adaptar sua confiança, é entender com quem você divide seu potinho ou não, é saber em qual momento é preciso usar mais ou menos, não comprar mais glitter para projetos que não vão melhorar, porque nem sempre as pessoas vão valorizar seu brilho.

A confiança é brilhante né, trocadilho bobo eu sei, mas gosto dessa analogia que criei, isso me fez entender a razão de dar tantos votos de confiança mesmo frustrada com algumas coisas, porque confiança não é algo finito como as pessoas falam, ela é mutável, pois como o glitter sempre tem algum restinho por ai, e é você quem decide o que fazer com seus potinhos de brilho, por mais que tentem fazer você acreditar que não.

 

Meu Instagram:@giovanna.bayona

Fontes:

Imagem destacada e imagem interna: – Foto de cottonbro studio: https://www.pexels.com/pt-br/foto/brilhos-de-captura-de-pessoa-3401907/

Mostrar mais

Giovanna Bayona

Giovanna Bayona escreve desde dos 16 anos para se encontrar e entender seus sentimentos, porém só com 22 anos se reconheceu como escritora e começou a divulgar suas crônicas e algumas poesias nas redes sociais, o que abriu portas para alguns projetos literários como a participação no quadro Saideira (2020) e no Sarau das Mulheres (2021) ambos no Canal Literaweb no Youtube. Possui participações em duas antologias da Editora Psiu e também participou da primeira edição da Coletânea Palavra em Ação da Editora Jornal Alecrim (2021). Agora também colunista da Revista Entre Poetas & Poesias pretende continuar expandindo sua escrita para todos que assim com ela são apaixonados por palavras.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo