Ivone Rosa

A ORIGEM

Nascida em 24 de abril de 1924.Completaria cem anos se estivesse viva, fisicamente, por isso quero deixar registrado alguns aspectos marcantes de sua vida.

Sua descendência direta era indígena, embora haja divergências sobre informações da família. Ela dizia que seu povo era Os Puris, porém a denominação da tribo do local de seu nascimento lidera Os Tamoios.

Como sou temporã, não possuía maturidade e interesse na época em que – pequena parte- de seus ancestrais viviam. Hoje lamento não saber de muita coisa. Eu ficava impressionada com alguns relatos sobre minha avó materna. Precisamente sobre os partos, feitos de cócoras à margem dos rios. A criança nascia era lavada e batizada simultaneamente.

Quando ouvi essa história pela primeira vez, fiquei assustadíssima e demorei bastante para pegar no sono. Meu pensamento permanecia nas descrições da água do rio suja de sangue. “Eles bebiam aquela água?”  Essas imagens me torturavam porque eu nunca sabia as respostas.

Assim era minha mãe: quando não sabia responder algo, o silêncio vinha acompanhado de olhares sérios. Tímida, mas de sorriso fácil. Conquistava a todos com sua simpatia.

Veio de Teresópolis para o bairro de Copacabana, ainda menina. Exercia a função de babá. Certamente não havia um salário, pois na época o pagamento era apenas comida, roupa e moradia. Viveu assim até conhecer meu pai, um baiano, negro, forte e alto. Ambos turistas na belíssima e grande cidade. Os passeios maravilhosos contribuíram para fortalecer o sentimento e a necessidade de uma vida conjugal.

O enlace aconteceu na capital do Brasil – setembro 1948 Rio de Janeiro- Palácio da Guanabara.

Essa informação consta no verso da fotografia, amarelada, em preto e branco. Relendo, viajo novamente com meus pensamentos: menina indígena, se tornou uma mulher linda como uma princesa e ainda se casou em um palácio!

Não houve tempo para que ela pudesse ver que sua terceira filha, cresceu sob seus ensinamentos, está formada e registra uma resumida parte de sua história. Meu amor é para sempre, mãe! Eterna gratidão.

 

 

Ivone Rosa

Instagram: @profaivonerosa

ref.imagem:https://pixabay.com/pt/images/search/mata+paisagem/

abril/2024

Mostrar mais

Ivone Rosa

Professora de Literatura & Produção Textual Pós- Graduada em Gestão Educacional Roteirista formada pela Academia Internacional de Cinema-AIC/RJ Poetisa, cronista e contista 1º lugar - melhor intérprete Concurso Poesia SESC Niterói/RJ Menção Honrosa -Concurso Poesia -Duque de Caxias /RJ Participações: Antologia Diário da Poesia, Biografia Jornalista Jota Sobrinho, Diário em Poemas, Almas em prosa e verso, Coletânea Diários Escritos. Participações nos Fanzines: Poezine[Lit.na Varanda] e SerMentes - Sec.Educ.Niterói/RJ Palestrante Escola Pública sobre a Resistência da Mulher

Artigos relacionados

Um Comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo