Giovanna Bayona

Não acredite em rótulos.

É incrível como nós seres humanos temos necessidade de rotular tudo, desde objetos, comida, situações e pessoas. Queremos tudo catalogado, acredito eu que seja para as coisas fazerem mais sentido dentro de nossas confusões internas, porém o erro está ai, querer um sentido para tudo, algo concreto e físico. Quando falamos de pessoas não podemos definir tudo, pessoas são voláteis, afinal todos vivemos em evolução. Como podemos cobrar algo eterno, como podemos nos definir em uma coisa só, como se fossemos um produto de uma prateleira de supermercado?

Ultrapassa os dedos das minhas mãos o número de vezes que me julgaram e tentaram me definir por uma coisa só, posso dizer que na grande parte eram sempre coisas muito negativas e eu não fui esperta o suficiente para escapar dessas definições, vocês não imaginam quantas vezes deixei projetos meus de lado por causa desses julgamentos, afinal o medo de dar errado é o mais paralisante de todos. Confesso que ainda é minha maior dificuldade não ligar para os julgamentos, pois despertam gatilhos meus de uma época que eu não gosto de lembrar, mas todo dia eu tento ao máximo cultivar o meu valor, porque eu sou feita de transformações, nunca serei uma coisa só, deixo minhas cicatrizes falarem por mim quando necessário mais elas nunca me definem.

Sei que ninguém te contou mas ninguém tem a vida resolvida como nos filmes e comerciais, nem sempre o roteiro de escola, faculdade, carreira, casamentos, filhos, etc, vai se encaixar ou acontecer na sua vida, já adianto que não aconteceu assim na minha vida. Você não precisa de um diploma pra provar sua inteligência, você vale mais que uma nota no vestibular. Você não precisa rejeitar sua arte, arte também é profissão. Estabilidade é bom e necessário, mas nem sempre é possível. Amor é importante, mas saber se amar e se respeitar é ainda mais.  Se a gente fosse alguma forma geométrica com certeza não seria o quadrado, ninguém tem 4 lados iguais, ninguém vive vidas iguais, todos temos que jogar com as cartas que temos na mesa.

Você vale muito mais do que as pessoas te falam, você vale muito mais do que qualquer rótulo que já recebeu, nunca deixe de fazer o que você quer ou precisa, se ainda tem insegurança as vezes, faça igual a mim, nunca deixe de tentar, porque nessas tentativas você vai acabar fazendo e descobrindo coisas bem legais, afinal nunca imaginei que um dia eu teria coragem de mostrar minha escrita e hoje estou aqui escrevendo nessa revista. Tudo o que você faz tem muito valor, e eu sei que na hora certa você ou melhor nós nunca mais vamos duvidar disto.

 

Fonte Imagem destacada e imagem interna: Foto de Linda Eller-Shein no Pexels – https://www.pexels.com/pt-br/foto/pare-vermelho-e-amarelo-autocolante-1749900/

Mostrar mais

Giovanna Bayona

Giovanna Bayona escreve desde dos 16 anos para se encontrar e entender seus sentimentos, porém só com 22 anos se reconheceu como escritora e começou a divulgar suas crônicas e algumas poesias nas redes sociais, o que abriu portas para alguns projetos literários como a participação no quadro Saideira (2020) e no Sarau das Mulheres (2021) ambos no Canal Literaweb no Youtube. Possui participações em duas antologias da Editora Psiu e também participou da primeira edição da Coletânea Palavra em Ação da Editora Jornal Alecrim (2021). Agora também colunista da Revista Entre Poetas & Poesias pretende continuar expandindo sua escrita para todos que assim com ela são apaixonados por palavras.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. A verdade nua e crua. Ainda escreveu em uma linguagem tão autêntica, tão fácil da gente se identificar. Arrasou.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo