Uncategorized

7ª edição – Crônica: “Sem Perdão” – por Ivone Rosa

SEM   PERDÃO

Ivone Rosa

Fingiu ser a Helen e passou-se por Teresa, mas a verdadeira essência está nela mesma. Relendo seus textos, viajei no tempo e também fui brincar de escolher “palacetes”. Eu estava ali junto às meninas a caminhar pelas ruas do Recife a contemplar os pomares e canteiros bem cuidados.

Selecionei o casarão, bem como uma das minhas rosas favoritas: de cor branca, porque além da beleza encantadoramente singela, o sabor de suas pétalas é o mesmo que a folha de uma alface! Sim, tem um gosto tão suave quanto à sua cor!

As meninas riam em misto de ansiedade e diversão por fazerem algo proibido; roubar rosas. Não, não era roubo. Elas compartilhavam o colorido, o sorriso e a felicidade da conquista.

Essa garota tímida e paradoxalmente ousada, saboreava pitangas bem maduras que colhia, de forma oculta, de um pequeno espaço de uma igreja vizinha à residência. Tentava esconder apertando as mãos, e o sumo vermelho escorria entre seus dedos, que pareciam sangue.

Ela afirma que ninguém nunca soube. Porém, nós somos testemunhas, Clarice! Descobrimos através de seu relato literário que celebra UM SÉCULO de sua existência!  Podemos conferir na obra Cem anos de Perdão.

Não há o que perdoar, querida menina! Não precisa pedir perdão. Pois aqui estamos, cem anos após o seu nascimento a contemplar a sua Arte! Parabéns Clarice Lispector!

Mostrar mais

Renato Cardoso

Renato Cardoso é casado com Daniele Dantas Cardoso. Pai de duas lindas meninas, Helena Dantas Cardoso e Ana Dantas Cardoso. Começou a escrever em 2004, quando mostrou seus textos no antigo Orkut. Em 2008, lançou o primeiro volume de “Devaneios d’um Poeta” e em 2022, o volume II com o subtítulo "O Rosto do Poeta". Graduado em Letras pela UERJ FFP e graduando em História pela Uninter. Atua como professor desde 2006 na rede privada. Leciona Língua Inglesa, Literatura, Produção Textual e História em diversas escolas particulares e em diversos segmentos no município de São Gonçalo. Coordenou, de 2009 a 2019, o projeto cultural Diário da Poesia, no qual também foi idealizador. Editorou o Jornal Diário da Poesia de 2015 a 2019 e o Portal Diário da Poesia em 2019. É autor e editor de diversos livros de poesias e crônicas, tendo participado de diversas antologias. Apresenta saraus itinerantes em escolas das redes pública e privada, assim como em universidades e centros culturais. Produziu e apresentou o programa “Arte, Cultura & Outras Coisas” na Rádio Aliança 98,7FM entre 2018 e 2020. Hoje editora a Revista Entre Poetas & Poesias e o Suplemento Araçá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo