Ivone Rosa

RACISMO, NO BRASIL, EXISTE?

O valor sentimental era muito maior do que o peso em ouro

Ouvi essa pergunta há muitos anos, precisamente quando ainda era uma menina. A conversa era entre adultos, e uma criança não pode interferir. Esse fato  ocorreu em uma festa de aniversário, e na época eu não sabia nada sobre preconceito, tampouco discriminação.

Tudo estava muito perfeito! Animadores ao vivo, garçons, parquinho…quando diminuíram o som da música e uma jovem senhora chamou em voz alta, todas as meninas para perguntar sobre uma pulseira de ouro que alguém havia perdido. Olhei para meu pulso, estava nu.  Era a minha!

Caminhei até a pessoa e disse com a voz tímida: “ Moça, é minha!” A pulseira é minha!” Implorei em vão! Ela lançou-me um olhar escuso da cabeça aos pés e voltou a falar alto: “Quem perdeu esta pulseira?”  Corri a procura de meu pai, pois a minha mãe não foi à festa.

Ele estava conversando, não gostava de ser interrompido. Respeitosamente aguardei, parecia uma eternidade! Ele abaixou-se para que eu falasse ao seu ouvido. Meu pai respondeu que iria resolver… olhei ao redor e ela não estava mais! Fiquei na expectativa de que meu pai que sempre solucionava tudo em casa, fosse de fato resgatar um presente dado pela minha madrinha!  O valor sentimental era muito maior do que o peso em ouro! Eu queria muito a minha pulseira. Durante um mês, todas as noites, esperava que meu pai trouxesse aquele presente de volta!

Um dia na escola, contei para minha professora sobre o ocorrido  e que meu pai não conseguiu trazer a pulseira, por isso eu estava muito triste. Ela tentou me consolar com a infeliz frase:

“Tadinha, você não tem culpa por ter nascido com essa cor!”

 

Ivone Rosa

Mostrar mais

Ivone Rosa

Professora de Literatura & Produção Textual Pós- Graduada em Gestão Educacional Roteirista formada pela Academia Internacional de Cinema-AIC/RJ Poetisa, cronista e contista 1º lugar - melhor intérprete Concurso Poesia SESC Niterói/RJ Menção Honrosa -Concurso Poesia -Duque de Caxias /RJ Participações: Antologia Diário da Poesia, Biografia Jornalista Jota Sobrinho, Diário em Poemas, Almas em prosa e verso, Coletânea Diários Escritos. Participações nos Fanzines: Poezine[Lit.na Varanda] e SerMentes - Sec.Educ.Niterói/RJ Palestrante Escola Pública sobre a Resistência da Mulher

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo