FALA AÍ, JUVENTUDE!

Fala aí, Juventude! Ensaio: “A Persistência da Memória” nos dias de hoje” – Lívia Rodrigues

— Fala aí, juventude! “Coluna destinada à publicação de textos de jovens escritores (até 18 anos). Então, se você é jovem e quiser ter seus textos publicados aqui no portal, basta enviar para: revistaentrepoetasepoesias@gmail.com (por favor colocar as devidas identificações).

Domínio público

“A Persistência da Memória” nos dias de hoje

Lívia Rodrigues é aluna estudante do 8° ano do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Santos Dias, no bairro de Neves, São Gonçalo – RJ. Por incentivo do Professor Oswaldo Eurico Rodrigues e da Professora Valnei Mendonça, ela se lança na arte da escrita. De acordo com os professores, ela é uma jovem talentosa e expressiva. Espontânea e observadora ao mesmo tempo. O texto “A persistência da memória nos dias de hoje” é a resposta a um exercício da disciplina de Artes solicitada pelo Prof. Valnei Mendonça e que consistia em escolher uma referência das artes plásticas em um clipe do Gabriel Pensador para a música “A cura tá no coração”. Lívia Rodrigues escolheu escrever sobre a obra de Salvador Dalí.

          “A persistência da Memória” é um quadro do pintor surrealista Salvador Dalí. A tela foi produzida em 1931 em menos de cinco horas, com dimensões pequenas.

          Dalí estava indisposto para ir ao cinema com a sua mulher e os amigos, e então nesse tempo que ficou em casa, pintou um dos quadros mais famosos da história da arte. O resultado é uma arte simbólica, cheia de elementos que saem da racionalidade, afastando o lado formal, buscando no inconsciente. Salvador Dalí se identifica com esse tipo de arte, e assim se expressa através de verdadeiras obras primas!

          Na pintura, podemos ver o quanto ele estava entediado por todo esse tempo indisposto, em casa. E atualmente,  a nossa situação é parecida, no caso nós, hoje, nesse ano de 2020, estamos em casa de uma forma na qual nós não podemos evitar,  vivendo um isolamento social, não só por cinco horas, como foi o tempo de Salvador Dalí  ter ficado em casa entediado   como se o tempo estivesse sendo seu inimigo, mas por mais de cinco horas, cinco dias, estamos em casa por muito mais tempo… Imagina quantas coisas nós podemos nós podemos ter feito para não ficar entediado ou até mesmo tentar distrair em casa ?! São tempos difíceis, os qual eu tenho certeza que vamos passar, e vamos ganhar, vamos obter vitória, tendo então o nosso prêmio, estarmos juntos, com nossa liberdade de ir e vir ! “

Mostrar mais

Erick Bernardes

A mesmice e a previsibilidade cotidiana estão na contramão do prazer de viver. Acredito que a rotina do homem moderno é a causadora do tédio. Por isso, sugiro que façamos algo novo sempre que pudermos: é bom surpreendermos alguém ou até presentearmos a nós mesmos com a atitude inesperada da leitura descompromissada. Importa (ao meu ver) sentirmos o gosto de “ser”; pormos uma pitadinha de sabor literário no tempero da nossa existência. Que tal uma poesia, um conto ou um romance? É esse o meu propósito, o saber por meio do sabor de que a literatura é capaz proporcionar. Como professor, escritor e palestrante tenho me dedicado a divulgar a cultura e a arte. Sou Mestre em Letras pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ e componho para a Revista Entre Poetas e Poesias — e cujo objetivo é disseminar a arte pelo Brasil. Escrevo para o Jornal Daki: a notícia que interessa, sob a proposta de resgatar a memória da cidade sob a forma de crônicas literárias recheadas de aspectos poéticos. Além disso, tenho me dedicado com afinco a palestrar nas escolas e eventos culturais sobre o meu livro Panapaná: contos sombrios e o livro Cambada: crônicas de papa-goiabas, cujos textos buscam recontar o passado recente de forma quase fabular, valendo-me da ótica do entretenimento ficcional. Mergulhe no universo da leitura, leia as muitas histórias curiosas e divertidas escritas especialmente para você. Para quem queira entrar em contato comigo: ergalharti@hotmail.com e site: https://escritorerick.weebly.com/ ou meu celular\whatsapp: 98571-9114.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Gosto de ver alguém tão jovem escreve do sobre Salvador Dalí e estabelecendo correlações com a contemporaneidade… Lívia Rodrigues já estreou bem. Falou de um ícone da Arte Universal co textualizando com o nosso momento histórico.

    Parabéns, garota! Você ainda longe!

  2. ERRATA:

    Houve erro de digitação no meu comentário.

    Eis o texto corrigido:

    Gosto de ver alguém tão jovem escrevendo sobre Salvador Dalí e estabelecendo correlações com a contemporaneidade… Lívia Rodrigues já estreou bem. Falou de um ícone da Arte Universal contextualizando seu processo criativo com o nosso momento histórico.

    Parabéns, garota! Você ainda longe!

Botão Voltar ao topo