Fabio Rodrigo

O ilustre visitante

Um clarão no céu intrigava astrônomos do mundo inteiro. Nos noticiários, comentava-se sobre a chegada de um OVINI à órbita terrestre. Após vários estudos, foi constatado que seu destino era o Brasil. Era nada mais nada a menos que a visita de um alienígena. Tão logo o ilustre visitante pisou em solo brasileiro, foi recebido pelas autoridades governamentais. Pousou para foto com toda a comitiva que estava presente. Chamou a atenção pelo seu corpo franzino e um tanto excêntrico. Demonstrou certa timidez diante dos holofotes. Em seguida, participou de uma entrevista coletiva com a presença das principais emissoras de TV. Apesar das dificuldades com a língua, respondeu a todas as perguntas dos jornalistas.

No dia seguinte, foi conhecer o Maracanã e bateu bola com Pelé no meio do gramado do maior do mundo. Na saída, foi recebido por integrantes da Estação Primeira de Mangueira. Arriscou até uns passos ao lado de passistas da escola. Foi ao Cristo Redentor e ao Pão de Açúcar antes de percorrer todo o Brasil. Em São Paulo, fez um tour pelas principais avenidas da cidade. Em Salvador, passeou pelo Pelourinho ao som da batida do Olodum. Em Brasília, se encantou com a arquitetura da nossa capital e tirou foto com vários parlamentares.

Aos poucos, a barreira linguística foi deixada de lado e ele já estava familiarizado com o português. Era figura cativa na programação diária da TV. Em um programa culinário, aprendeu a preparar uma feijoada. E falou que nunca tinha experimentado algo tão saboroso. Participou de um talk show e fez a audiência estourar. Já bastante descoladinho, interagia com a plateia e fazia o público rir de suas histórias em seu planeta.

Meses depois, ele ainda era destaque nos noticiários. Em cada aparição pública, era um alvoroço só. Todos queriam estar perto do alienígena. Era alvo das lentes dos fotógrafos de plantão. Viralizou na internet uma foto em que estava ao lado de uma modelo no camarote de um show em São Paulo.  Ninguém duvidava que o alienígena já estava se sentindo em casa. Começaram então a questionar a sua presença interminável por aqui. Estar cercado de celebridades em eventos badaladíssimos provocava reações negativas na opinião pública.

Depois de alguns anos, ninguém suportava mais a permanência deste ser do outro mundo aqui em nosso país. Já estava mais do que na hora o seu regresso ao seu planeta de origem. Levantaram a hipótese de o alienígena ser um imigrante ilegal. Juristas brasileiros debateram o tema e chegaram à seguinte conclusão: era cabível a deportação. A justiça do país já se encaminhava para referendar o pedido.

Enquanto seus advogados preparavam uma contraofensiva, o alienígena aproveitava a vida em sua casa luxuosa situada em uma ilha paradisíaca do litoral brasileiro.

Mostrar mais

Fabio Rodrigo

Fábio Rodrigo é professor de Língua Portuguesa da secretaria de educação do estado do Rio de Janeiro e é doutorando em Língua Portuguesa pela UFRJ. Recentemente adquiriu o título de mestre em Estudos Linguísticos pela UERJ/FFP. Tem se dedicado a escrever crônicas que abordam temas do cotidiano e sua relação com a língua portuguesa e que são publicadas semanalmente no jornal Daki e no portal Entre Poetas e Poesias. Seu primeiro livro, Mixórdia e outras histórias, lançado pela editora Apologia Brasil, é uma coletânea de crônicas publicadas tanto no Daki quanto no portal. Suas crônicas, em sua maioria, são ambientadas no município de São Gonçalo, cidade em que o escritor nasceu e em que trabalha como professor. Como professor de Língua Portuguesa, Fábio Rodrigo procura aproximar o conteúdo das aulas de Português ao dia a dia, e seus textos são o resultado disso.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo