16 horas de escritaEstrelar

Projeto 16 horas de escrita- “Por que se atrai pelo que te causa dor?”- Bianca Mendes

Por que você vai atrás de quem não te trata bem? Por que você parece um imã de problemas ambulantes? por que nada com você é leve?

É porque nós somos ensinados desde sempre que as coisas não podem ser leves? Pois, é admirado tudo que é difícil, que é doloroso, que te suga ao ponto de te deixar exaurido. Se bate palma pra quem tem dois trabalhos, vende sacolé na rua e no tempo livre ainda tira um dinheiro fazendo uber. É certo fazer milhares de horas extras sem ganhar nada por isso, puxar oito matérias na faculdade. É valorizado você fazer tudo o que pode, até não conseguir mais nada, porque é mais fácil lidar com valorização do que do medo de passar fome que nos move.
Nesse barco, nos ensinam que o amor é do mesmo modo, se você não precisar chorar, se descabelar e perder no mínimo três noites de sono, não é um amor forte suficiente, e claro determinam quem você pode ou não amar. O ensinamento é que você precisa sofrer pra conseguir amor, se colocar em moldes pra ter alguém do seu lado e depois lutar exaustivamente pra não deixar ir, e desistir, não, isso seria uma vergonha. Então o amor que era balão, se torna âncora.

Ou essa atração pelo caos é porque você se odeia a esse ponto? Você se odeia tanto, a ponto de achar que precisa sentir dor. Porque a grande verdade é que todo  mundo se odeia um pouco, mas se o que te encanta numa outra pessoa, a primeira coisa que você pensa sobre ela, o fato mais importante entre vocês é ela te tratar como não deveria, é realmente preocupante. Você não ama ela, você ama o ódio que ela sente por você, você ama o quanto ela te pune por você se culpar e se odiar, então vai atrás de quem não que te quer, não te ama, e que te faz mal. Só é interessante quem te faz mal, quem te humilha, quem sempre te pede perdão, quem te coloca para baixo. Porque alguém fazer isso, é menos doloroso que você mesma admitir que se odeia, que não se acha merecedor de algo melhor; Pois no fim, é humilhante ficar perto de alguém assim, mas é menos humilhante do que você fazer consigo mesmo e não ter pra onde correr, ou quem culpar além de si mesmo.

Ou tudo isso é só um desespero latente por sentir alguma coisa? Pois sentir alguma coisa, é infinitamente melhor do que sentir coisa nenhuma, é melhor que lidar com o fardo, do peso indescritível do vazio absoluto. Pra qualquer um que já tenha chego no fundo, onde você não se sente mal, você só não sente nada, onde o vazio é seu companheiro e a inércia é seu maior companheiro se dá conta de uma cruel verdade. Sentir é sentir, não importa o que, quando você volta a sentir, ou está voltando pra estafa, você se agarra desesperadamente a sentimentos, a sensações, o que te encanta não é a outra pessoa, o que te transborda o peito, te faz sorrir e aceitar, o que te maravilha é sentir. O que te faz permanecer, é o pavor de não sentir nada novamente, então você aceita a dor, dor é dor, não é o vazio, ele é o monstro que se esconde debaixo da sua cama e parece que vai te puxar pro eco novamente.

Mostrar mais

Artigos relacionados

2 Comentários

Botão Voltar ao topo