Cristiano Fretta

Livro reúne crônicas de Cristiano Fretta

A crônica possui uma longa tradição nas letras brasileiras. O gênero – híbrido por natureza – quase sempre se baseou no entrelaçamento entre o cotidiano e a reflexão profunda para oferecer ao leitor um texto leve e ao mesmo tempo cheio de substancialidade. “Sob a pele das palavras há cifras e códigos”, disse Carlos Drummond de Andrade. Sob a pele da crônica há sempre muito o que ser descoberto.

No mês de setembro veio a público o novo livro de Cristiano Fretta. Crônica de um mundo ausente (Editora Bestiário) é uma reunião de crônicas que o autor publicou ao longo dos últimos anos nos mais diversos veículos de comunicação. Ao longo dos 25 textos, são percorridos inúmeros assuntos: memórias de infância, política, educação, entre diversas outras pautas relevantes para qualquer sociedade, especialmente a brasileira.

Segundo Vitor Diel, autor da apresentação do volume, “as crônicas de Cristiano Fretta presentes neste livro revelam um autor que está inteiramente consciente desse processo. Professor engajado no potencial transformador da literatura e experiente em apresentá-la com zelo e respeito na sala de aula, Fretta edifica, em seus textos, reflexões fundamentadas com inteligência e critério sobre livros, ensino, democracia, palavras, cidade, infância, afetos e muitos outros temas que, hoje, são urgentes e transgressores. Com uma sensibilidade elevada, coloca em pé de igualdade a bagagem coletada nas páginas dos livros e nas experiências vividas; nas teorias estudadas e nos aspectos mais concretos da vida — naquilo que ela tem de mais trivial, como as lembranças da infância ou uma visita a um antiquário. O mérito do autor reside não em apenas revelar-se como um competente contador de histórias, nem como um habilidoso comentarista social, mas em conduzir o leitor por um itinerário de lembranças e significados que são ampliados e coletivizados, abrindo janelas de possibilidades de interpretação da realidade.”

Crônica de um mundo ausente é o terceiro livro de Cristiano Fretta, que já publicou, ambos pela Editora Multifoco, duas obras de ficção: Chão de Areia (2015) e Tortos Caminhos (2017).

Link para compra: https://www.bestiario.com.br/livros/cronica_de_um_mundo_ausente.html

Imagem cedida pelo autor.

 

 

Mostrar mais

Cristiano Fretta

Cristiano Fretta é mestre em Letras pela UFRGS, músico, compositor e professor de Literatura e Língua Portuguesa em escolas privadas de Porto Alegre. É autor das obras "Chão de Areia", "Tortos Caminhos", "A luz que entrava pela janela" e "Crônica de um mundo ausente". Também colabora com as revistas digitais Parêntese, do grupo Matinal Jornalismo, Passa Palavra e com o jornal Extra Classe. Nasceu e mora em Porto Alegre

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo