Diretoria - UBTNotícias

UBT – Seção São Gonçalo: Conheça a trovadora Rachel Santo Antônio

Secretária - Biênio 2023/2024

Rachel Santo Antonio é professora de Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), com especialização em Tecnologia Educacional (UNIPLI). Além de poeta, é pesquisadora com olhar sensível sobre a cidade que descreveu em versos no livro “São Gonçalo em texto poético”, sendo co-autora também de “História e Cidade: dos fragmentos da História à cidadania ambiental”. Trovadora da União Brasileira de Trovadores – Seção São Gonçalo, é a secretária da diretoria no biênio 2023/2024.

1. Apresente-se.
Nascida em São Gonçalo, sempre amando ser daqui, vestindo a camisa com orgulho. Com formação em Geografia/UFF, não foi difícil esquematizar e desenvolver o trabalho que mais amei fazer por toda minha vida pessoal e profissional:atuar no Curso ” Conhecendo São Gonçalo “, iniciado desde que comecei a lecionar, contudo, começou a ser pragmatizado efetivamente no Colégio Estadual Walter Orlandini e consagrado pela oportunidade de exercê-lo com toda estrutura , no ICBEU , pelas mãos prodigiosas do Prof. Helter Barcellos , de quem muito me orgulho de ter sido aluna / professora no Colégio São Gonçalo. Hoje sou Professora do CEJA/CECIERJ Centro de Estudos de Jovens e Adultos, onde pretendo encerrar carreira. Mãe de Flávia, meu amor, meu orgulho, minha esperança.

2. Como e quando conheceu a trova e a UBT?!
Não conhecia a Trova, exceto quando fazia o Curso Clássico, no Liceu Nilo Peçanha, onde a Professora de Literatura deu pinceladas sobre Trovadorismo. Conheci, de verdade, ao receber o convite para participar das reuniões da UBT , na gestão de Marialice Velloso. Devo a ela todos os meus conhecimentos acerca do trovar, bem como conhecimentos adicionais de Língua Portuguesa, nas Oficinas que ela fazia. Sem contar que com Fátima Daniel alcancei, também, meu suporte e referência para méritos que obtive como trovadora. Conheci a Trova e a UBT quase que, exclusivamente, pela orientação de Marialice e Fátima. Amo trovar.

3. Quando a escrita passou a fazer parte de sua vida?!
A escrita é a leitura desde sempre estiveram na minha vida. Meu pai fazia questão de que tivéssemos sempre muitos livros em casa e, claro, fizéssemos a leitura e interpretação. Venho de uma família que sempre leu e gostava de ler. Aos 12 anos, no Colégio Aurelino Leal, ganhei meu primeiro prêmio num Concurso , cujo tema era uma obra de Machado de Assis. Daí para frente me engajei direto.

4. Conte-nos alguma história que a literatura pode te proporcionar.
Leio tudo da boa leitura, leio sempre. Gosto de Biografias e das obras de Machado de Assis e Fernando Pessoa, estes pontuaram minha juventude e me acompanham na preferência até hoje, me permitem viajar no imaginário, acrescentam no meu vocabulário e me permitem que esteja sempre a refletir sobre as pessoas.
Contudo, a literatura bíblica vem , há pelo menos 30 anos, me deslumbrando com seus Livros, destaco os Livros Poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares, leituras que me edificam e deslumbram, sem falar da ” Galeria dos Heróis da Fé”, hoje literatura de muito poder na minha vida, me debruço e me deleito , aprendo e tento ser um ser humano melhor.

5. Fale sobre as obras que publicou e/ou participou.
Minha experiência de escrever e publicar começou no ano 2000, quando , com mais 3 colegas do Colégio Estadual Walter Orlandini, lançamos o ” Escola e Cidade- Dos Fragmentos da História À Cidadania Ambiental” , livro subvencionado pela SEEDUC/ Governo do Estado, como parte do então Projeto Político Pedagógico . Alguns anos à frente , transformei em poesia minhas andanças pela cidade com o Conhecendo São Gonçalo e lancei o ” São Gonçalo em Texto Poético”, ano de 2013. Daí para frente, fiz participação no ” Antologia Poética-Diário da Poesia” , projeto do nosso Presidente Renato Cardoso, divulgando artistas da cidade e pontuando como diferencial no apoio à quem escreve, ano 2016. A seguir , participei do Poezine, 2018, Zine dedicado à Poesia, organização de Tânia Ribeiro Roxo. Já tenho escrito um novo livro, só falta lançar.

6. O que a UBT pode fazer para deixar um legado na sociedade local?!
Penso que a UBT já seja um marco, tem uma expertisse muito particular, tem excelentes Trovadores, alguns premiados com louvor, instituição cultural que só acrescenta ao memorial da cidade. Divulgar seus propósitos, seria sempre de bom alvitre, para que se faça mais conhecida e agregue aqueles que desejam aprender e apresentar à toda sociedade educacional/ cultural, principalmente,a arte de fazer poesia através da Trova. O legado da UBT já é comprovado, louvo o trabalho que vem desenvolvendo desde a década de 60, o divulgar creio ser premente.

7. Planos para o futuro.
Espero no biênio 2023/24, tendo à frente o Professor, Poeta Renato Cardoso, onde atuarei como Secretária da UBT, poder sempre somar, acrescentar aos propósitos da Instituição , fazer acontecer, tirar do papel, colocar em prática o que tenho em mente, bem como estar colaborando com as metas dos confrades. Sinto- me muito cheia de coragem e honrada por fazer parte da equipe, esperando só acrescentar e acentuar o brilho que a UBT já possui. No mais, os planos que me norteiam, irão tendo consistência à medida do trilhar do caminho. Vestir a camisa é meta.

____________________

Curtiu?

A União Brasileira de Trovadores se reúne mensalmente no Abrigo Cristo Redentor – R. Dr. Nilo Peçanha, 320 – Centro, São Gonçalo. Mais informações: (21) 994736353 ou professorrenatocardoso@gmail.com

Mostrar mais

Redação

A Revista "Entre Poetas & Poesias" surgiu para divulgar a arte e a cultura em São Gonçalo e Região. Um projeto criado e coordenado pelo professor Renato Cardoso, que junto a 26 colunistas, irá proporcionar um espaço agradável de pura arte. Contatos WhatsApp: (21) 994736353 Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias Email: revistaentrepoetasepoesias@gmail.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo