AraçáCrônicas - Araçá

Suplemento Araçá – Vol.01 – nº01 – Dez./2021 – Crõnicas & Opiniões – “QUAL TIPO DE LIDERANÇA QUE VOCÊ EXERCE?” – Erica da Costa Barros

ISSN: 2764.3751

QUAL TIPO DE LIDERANÇA QUE VOCÊ EXERCE?
Erica da Costa Barros

Vamos conversar sobre o exercício da liderança? Culturalmente, o cargo de líder carrega consigo a imagem de algo soberano, especial, um status social de poder. No entanto, liderar é um ato totalmente submisso aos interesses do grupo, seus desejos, anseios e angústias, despindo-se, o líder, de qualquer vontade individual, pautando suas decisões pelo olhar coletivo.

Liderar é construir autoridade e, como toda construção, esse pilar leva tempo e demanda trabalho. Autoritarismo é fácil, lida com o medo do outro, baseia-se no fortalecimento do mito da “hierarquia”, manipulando as fraquezas do grupo, alicerçando seu fazer em adulações e troca de interesses; lida com a barganha, com o castigo, a punição, a opressão e supressão das vontades e iniciativas. O “líder” autoritário não o é, apenas representa uma figura ilusória de comando.

A autoridade faz do líder um componente respeitado pela equipe, ele não é o “comandante”, mas sim, mais um elemento da coletividade. Uma liderança baseada neste princípio entende que não existe hierarquia dentro de um coletivo: todos são responsáveis e habilidosos para exercerem seus papéis dentro de seus setores. Nesta visão o líder funciona como a “linha que costura os diversos comandos”, organizando os diferentes interesses naturalmente existentes em um grupo.

A construção da autoridade passa pelo exemplo. Um grupo só respeita o líder que pratica o seu discurso, que vai à frente da batalha, desbravando as situações difíceis, demonstrando o que é possível ser feito. Palavras impactantes surtem efeito por um momento, emocionam e podem até iludir; no entanto, são as atitudes que transformam a realidade e, consequentemente, constroem a autoridade de uma liderança.

Liderar é um ato complexo, afinal, lida com a diversidade coletiva, representada em divergências de interesses, aspirações e expectativas. É tecer as diferentes habilidades, potencialidades e fragilidades existentes em um grupo para que um “bem maior” seja alcançado.

O verdadeiro líder é aquele que acolhe e é acolhido, compreende e é compreendido, abraça e é abraçado, porque neste movimento ele é a equipe e não uma figura soberana, um alto escalão hierárquico. Na liderança com autoridade não existe o conceito de hierarquia, afinal, a gerência das situações é coletiva e os problemas deixam de ser individuais.

Todos somos líderes em algum grupo, quer seja no trabalho, na família, entre amigos ou em qualquer coletividade da qual façamos parte, por isso chamo-te à reflexão: que tipo de liderança você tem exercido? Você é respeitado ou temido? Sua base é a autoridade ou o autoritarismo? Mudança de comportamento é muito subjetiva e individual, carrego em mim a esperança de que ao fazer estes questionamentos você possa transformar a si e aos outros, pois toda grande metamorfose inicia de dentro para fora, do micro para o macro, do eu para o nós.

__________________________________________________

Érica da Costa Barros é Graduada em Letras pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Orientação Educacional e Pedagógica pela Universidade Cândido Mendes. Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense.

___________________________________________________

Contatos:
E-mail: suplementoaraca@gmail.com
Instagram: @revistaentrepoetas

Envie seu texto para publicação gratuita.

Mostrar mais

Redação

A Revista "Entre Poetas & Poesias" surgiu para divulgar a arte e a cultura em São Gonçalo e Região. Um projeto criado e coordenado pelo professor Renato Cardoso, que junto a 26 colunistas, irá proporcionar um espaço agradável de pura arte. Contatos WhatsApp: (21) 994736353 Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias Email: revistaentrepoetasepoesias@gmail.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo