Livros

Livro: “O tempo não reprisa a vida”, de Zé Salvador

Do Brasil para o Brasil, veio o cearense para o Rio de Janeiro, a passeio, diga-se de passagem.

Veio conhecer, se encantou, tentou e ficou. Trouxe na bagagem a vida do menino que se cansou muito cedo, quando o corpo não dava conta da rotina, mas que a alma se admirava do que via e ouvia. Pelejou muito cedo para aprender o que deveria e o que não deveria, às vezes confundindo um com outro, mas sobreviver é necessário e ele fez isso muito bem. Fez família, fez casa, moradia e conquistou o lar.

Com mais pelejas diárias até hoje, não combateu nas feiras, onde o encanto começou, onde os repentistas se amontoavam apresentando suas armas, suas vitórias e o suor. Zé combateu, mas não combateu nas feiras, não senhor. O combate das rimasse deu de outro modo, pois não imaginava um dia ser cordelista.

O que presenciamos em suas rimas são aventuras, propósitos de vida, esperanças de dias melhores, são batalhas da vida, o amor revelado e o desejo contido.

O Zé nos oferece palavras doces e amargas, evaporadas de seus pensamentos e decantadas nas folhas dos livrinhos. Estes, tão grandes que são, transbordam na necessidade de sem reproduzirem infinitamente, são tantos que se a gente parar para contar, vai ter que parar.

A arte do Zé é, em todas as instâncias, um conjunto de argumentos que se achegam em sua mente e gentilmente ele escreve, escreve e apresenta, e lê, rápidos em sua voz ansiosa, com métrica científica, com cuidado que daqui por diante vamos conhecer em “o tempo não reprisa a vida”.

O que pode ser mais íntimo da alma se não o corpo? Como vemos em “Imagine-se fragrâncias espalhadas noutras vidas, alfazemas de crianças, nos ambientes sentidas. Se imagine infância, inocências repartidas”. Nossas mãos deixam escapar a pureza que trazemos desde o berço e que se dissolve sem nos darmos conta.
Em “Uma criança sorrindo vai diluir facilmente, – se você sorrir também – o estresse que você sente. Pois este gesto gentil, se adulto ou infantil tem resultado urgente. “ Aqui a pressa, nossa inimiga, solta sobre nós um desespero que a idade esconde e que insiste em nos conduzir.

Nossa redenção se expressa na fé, na busca por um sopro divino em “No fim do túnel, a luz, não é simples lamparina! Olhando com fé me pus, nela enxerguei luz divina. “ E continua a jornada, do nordestino, do brasileiro, do ser humano em cada um de nós que o Zé se coloca assim “Se têm males concorrentes produza então endorfinas expressando uma alegria com um sorriso…”

Este livro não tem início, nem meio e nem fim, não tem medidas, métrica exata para enquadrar os sentimentos. Este livro em propósito, tem significados e sujeitos, cada um de nós.

João Vinicius Rabe
Psicólogo

_______________________________________

Folha Branca

Em cada folha branca que se escreve,
na prática, tendo seu gesto sublime,
ousado, adentra-se quando se atreve
ferir leve, esta alvura onde se exprime!

…E grita a minha voz mais uma vez.
E mais uma vez grita a minha voz,
aflita procurando por vocês…
– Voz, quem são “esses” vocês? – Somos nós!

– Os mesmos “nós”, d’alguns tempos atrás,
que nos diziam, pra seguir a dois.
Veio agora mostrar com seus anais
o acerto da certeza, bem depois!

E pra nós, nos repete, aquela voz:
– Vocês, são os antigos “nós”, depois
da convivência, e de luta atroz,
que o costume amor, volta a ser a dois.

Passa uma nuvem sem voltar atrás,
pagina o tempo folhas após folhas;
inda que diante para trás, se faz,
e nos faz ver que não se vive em bolhas.

Repete sobre o tempo aquela voz:
– O tempo foi contigo, meu amigo,
neste sempre, o seu sempre grande algoz;
traz a morte que serve como abrigo.

Zé Salvador.

__________________________

Como adquirir?

Livro “O TEMPO NÃO REPRISA A VIDA”.
WhatsApp (21) 9 8027 4279 – Zé Salvador

Importante: Toda a renda será doada para o Abrigo do Cristo Redentor S.G. Envio para qualquer lugar do Brasil.

Mostrar mais

Renato Cardoso

Renato Cardoso é casado com Daniele Dantas Cardoso. Pai de duas lindas meninas, Helena Dantas Cardoso e Ana Dantas Cardoso. Começou a escrever em 2004, quando mostrou seus textos no antigo Orkut. Em 2008, lançou o primeiro volume de “Devaneios d’um Poeta” e em 2022, o volume II com o subtítulo "O Rosto do Poeta". Graduado em Letras pela UERJ FFP e graduando em História pela Uninter. Atua como professor desde 2006 na rede privada. Leciona Língua Inglesa, Literatura, Produção Textual e História em diversas escolas particulares e em diversos segmentos no município de São Gonçalo. Coordenou, de 2009 a 2019, o projeto cultural Diário da Poesia, no qual também foi idealizador. Editorou o Jornal Diário da Poesia de 2015 a 2019 e o Portal Diário da Poesia em 2019. É autor e editor de diversos livros de poesias e crônicas, tendo participado de diversas antologias. Apresenta saraus itinerantes em escolas das redes pública e privada, assim como em universidades e centros culturais. Produziu e apresentou o programa “Arte, Cultura & Outras Coisas” na Rádio Aliança 98,7FM entre 2018 e 2020. Hoje editora a Revista Entre Poetas & Poesias e o Suplemento Araçá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo