Altamir Lopes

A Felicidade ao alcance das mãos

 

foto 1 – Imagem de Foundry Co por Pixabay

 

O truque do calendário, ou melhor, a sensação do fechamento de um ciclo e início de outro,  reacende as esperanças e retomadas de planos e metas. Observe os exemplos:

Um dia após o outro dia:  Amanhã eu faço”

Uma semana após outra semana: “Segunda-feira eu inicio…”

Um mês após outro mês: “Mês que vem eu concluo…”

Um  ano após outro ano: “Ano novo – Vida nova…”

E assim caminha, ou engatinha, a humanidade. A conquista de metas parece estar intrinsicamente conectada a auto-realização, já assentam alguns psicólogos e filósofos. E por tabela, o não alcance de alvos gera frustração e a consequente sensação de infelicidade – Expectativa adiada é igual a adoecimento do coração, já dizem os escritos sacros.

Se assim for – conquistar alvos para ser feliz – então torna-se necessário, na verdade imperativo, que estejamos empenhados nos alvos corretos, coerentes e alinhados com a verdade, não é mesmo? E mais: esses alvos devem depender muito mais de NÓS, enquanto indivíduos, do que dos outros seres humanos. Senão, não haverá truque do calendário que suportará tanta frustração e resets de planos…

Um artigo muito interessante que direciona metas mensuráveis, aplicáveis a qualquer tipo de pessoa e coerentemente aplicadas se encontra na matéria intitulada Como ser feliz, que está disponível no site JW.ORG .  O artigo indica que a verdadeira felicidade depende de uma série de fatores, ou metas, destacando:

  •  encontrar contentamento;
  •  evitar a inveja;
  •  cultivar amor pelas pessoas;
  •  e desenvolver resiliência.
Foto 2: cortesia das Testemunhas de Jeová

 

Foi de grande ajuda para mim ler esse artigo e não poderia deixar de recomendar para os meus amigos leitores. Confere lá e depois me diga o que achou!

Grande abraço!

Foto 1: Imagem de Foundry Co por Pixabay. https://pixabay.com/pt/photos/m%c3%a3o-espera-alcan%c3%a7ar-lugar-colocar-846092/
Foto 2: Imagem de cortesia das Testemunhas de Jeová, site www.jw.org

Mostrar mais

Altamir Lopes

- Graduado em Gestão de Negócios, MBA em Gestão de Recursos Humanos, Orientador Educacional e de Carreira, Licenciando em Pedagogia e Pós-graduando em Neuropsicopedagogia. - Desenhista, formado pelo SENAC RJ. - Terapeuta Integrativo, Formado em Reflexoterapia, Quiropraxia e outras técnicas holísticas. - Palestrante, Instrutor de cursos gerenciais e Técnicos. - Mas acima de tudo, um servo do Deus vivente Jeová, Pai, marido e ser humano reflexivo. Na coluna que leva o meu nome, vamos nos encontrar para refletir sobre a arte da gestão de pessoas e relacionamentos. Nos meus textos, pretendo levantar questões e reflexões sobre a sociedade humana e seus meandros paradoxais e especialmente, a relação que cada um tem consigo mesmo por meio de textos em verso, prosa, crônicas, contos etc. E também publicarei na coluna RH - Resultados Humanos, artigos que tratam dos Resultados da ação Humana na História. Entrevistas com pessoas que fizeram acontecer e reflexões profundas também farão parte dessa coluna. De vez em quando, em quaisquer dessas colunas, vou publicar uma charge ou caricatura autoral...Espero que gostem.

Artigos relacionados

Um Comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo