Michelle Carvalho

Ouvir, Falar e Calar

 

 

Calamos pela imposição

Calamos pelo medo

Calamos pelo sufocamento…

 

Falamos pela coragem

Falamos pela vontade

Falamos pela capacidade…

 

Ouvimos por amar

Ouvimos por participar

Ouvimos por aprendizado…

 

No desequilíbrio desse trio

Magoamos e desestruturamos

O caminhar do desenvolvimento

 

Quando unimos

O falar, o ouvir e o calar

Com equidade

Descobrimos a paz de amar…

(Michelle Carvalho)

Todo mundo quer e precisa ser ouvido!

Cada um de nós passou por uma fase da vida que se sentia tolhido ao querer falar, mas também com uma necessidade imensa em ser ouvido. Seja quando criança descobrindo o mundo e querendo comunicar-se e não tendo pais pacientes para estimularem essa fase, seja na adolescência por medo de errar e não ser aceito nos grupos, seja na velhice ao não querermos incomodar e vivendo na solidão…

Às vezes nos sentimos cercados de tudo, tal qual uma ilha, que ao mesmo tempo pode ser engolida pela água do mar e desaparecer pra sempre. É uma sensação estática de paz, mas que ao mesmo tempo sente-se que tudo pode mudar caso nos manifestemos, o que nos faz estar em eterno silêncio.

Em outros momentos inflamos nossos pulmões, enchemo-nos de coragem, nos esforçamos para bradar e falar tudo que desejamos e que está preso há tempos dentro do peito, mas quando olhamos ao redor estamos no alto da mais alta montanha gelada, onde o ar é rarefeito e não há ninguém para nos ouvir, para nos ver… Sentimos o cansaço do esforço, o esvair da coragem e o desânimo de viver…

Durante anos fomos sufocados por uma sociedade com meios de comunicação que davam voz e visibilidade a poucos, fazendo com que a maioria somente fosse ouvinte, sofrendo, vivendo e sentindo em silêncio porque nem mesmo os que os cercavam ouviam o que estes tinham a dizer, fazendo-os sentirem-se invisíveis na sociedade.

Com o advento da internet, das redes sociais e da proliferação de meios de comunicação as pessoas foram ganhando voz, sendo ouvidas, compartilhando experiências e obtendo ouvidos em todos os cantos do mundo! A interação tornou-se poderosa e, olhando de fora, poderíamos até mesmo pensar que chegamos ao mundo ideal onde temos voz e somos ouvidos indiscriminadamente!

Porém toda essa maravilhosa rede mágica não funciona bem assim!

A falta de equilíbrio, os subterfúgios, os sentimentos destemperados e desembestados transformou esse poder de fala e de ser ouvido em um painel de amor e ódio.

Tudo pode ser dito, todo assunto pode ser abordado com extremismos polarizados de empatia e massacre, principalmente porque as falas não são ditas olho no olho e o anonimato ou os perfis fakes estão aí aos montes.

O íntimo se vulgariza, o banal vira foco e a opinião que deveria ser respeitada vira motivo de ameaça e até mesmo de brigas intermináveis.

O que era para dar voz impregnou-se de ódio no qual deveria reinar a equidade e o direito de poder falar e ouvir.

O sonho de ser ouvido pode virar pesadelo com apenas uma palavra distorcida em um discurso pautado no equilíbrio…

Para onde foi drenada a cautela nas palavras, o respeito para com o outro, suas dores e suas opiniões?

Lados antagônicos não se respeitam e também não respeitam quem diverge deles em qualquer âmbito, sejam contrários ou não, a necessidade de atacar impera seja com palavras, atitudes ou semblantes de deboche. Nada pode ficar sem uma resposta maldosa. O silêncio é considerado a maior fraqueza agora que temos tantas vozes.

A comunicação tornou-se ruidosa e gritante e os ouvidos somente ouvem o que entendem como ataque.

Difícil viver em uma sociedade na qual todos os assuntos viram palco de discurso de ódio seja sobre algo simples ou pautas cruciais sobre o desenvolvimento humano em coletividade.

Sinto falta dos tempos em que as pautas que geravam atritos eram apenas o futebol, a política e a religião, todavia, hoje, pensar diferente e expor tal pensamento sobre qualquer assunto pode gerar uma guerra virtual e ceifar vidas no mundo real. Um único deslize pode ser fatal para ser alvo de haters.

Palavras transformam vidas!

Tenhamos freio com as palavras de dor e disseminadoras de ódio, porém sejamos semeadores indiscriminados das palavras de amor!  

 

 Michelle Carvalho

e-mail: michellecarvalhoadvogada@yahoo.com.br

Instagram: @michelle_carvalho_escritora

Facebook: Michelle Carvalho Escritora

Youtube: Michelle Carvalho Escritora

 

Fonte:

Imagem destacada: https://pixabay.com/pt/photos/mulher-rosto-1446557/

 

Mostrar mais

Michelle Carvalho

Biografia: Advogada, Escritora desde os 13 anos, com participação em inúmeras antologias literárias e premiações no Rio de Janeiro e em São Paulo. Ganhadora do Premio Baixada de Literatura em 2014. Lançou 4 livros: “Furor Letárgico da Alma” (2009), “Versos de Princesa Prometida” (2015 – na 17ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro) e “Cindy Entre Patas e Reinos” (2018) e Cindy Entre Patas e Reinos 2 (2019 – 19ª Bienal Internacional do do Livro do Rio de Janeiro) , estes dois últimos projetos de leitura na Cidade das Artes/RJ, em várias escolas nacionais e internacionais. Além de diversas participações em projetos culturais literários em escolas com palestras motivacionais, intervenções literárias e poéticas em saraus, sendo o último deles o Programão Carioca da Rede Globo no ano de 2018, Participação na FLIM e FLISGO no ano de 2019, bem como posse na ACLAM – Academia de Ciências, Letras e Artes de Magé.

Artigos relacionados

2 Comentários

    1. Muito bom ver que gostou! Isso é reflexo de tantas descobertas e também das nossas conversas que sempre nos fazem florescer! Bjos amiga!

Botão Voltar ao topo