Desabafos & DiscussõesLuiza Moura

Não queira colocar sua intensidade onde não há amor

Se esforçar para permanecer na vida de uma pessoa requer muitos sacrifícios. Às vezes lutamos tanto por um amor que seja para vida inteira, que chegue e assuma uma postura de felicidade em nosso ser; alguém que se comprometa a tatuar nosso coração com marcas de carinho e consuma nosso olhar na imensidão do sorriso.

No entanto, em pouco tempo o que depositamos de mais intenso para que o amor frutifique não reflete os resultados que esperamos; não surgem abraços, parece que não somos correspondidos, foge dos nossos interesses as atitudes. Isso acontece quando nos dedicamos demais a alguém que não merece sentir nossos sonhos e tampouco envolver-se em nossas loucuras de amor.

Até procuramos ajustar o nosso coração, esquivamos de alguns agravos que enxergamos no outro, comportamentos que não nos aprazem, mas por estarmos mergulhados de corpo e alma no amor, acatamos a deselegância da falta de reciprocidade. Amar não é sinônimo de aceitar flores murchas, caminhar em catacumbas ou correr de mãos dadas no meio do deserto.

Quando colocamos o nosso olhar no coração de alguém, entende-se que queremos amar e sermos amados, e não implorar os devidos afetos. Ser intenso no amor é raro, esplêndido, mas custa caro, pode-se incorrer em relações falíveis e possíveis riscos. Apesar disso algo deve ser dito: se o coração não é correspondido não seria por falta de comodismo apenas não existe amor. Pois o amor não se retrai aos gestos, aos beijos, ao desejo de fazer o outro feliz não se embriaga de desprezo.

Assim, quando se é acolhido, amado, se bebe da fonte da paixão, não se faz necessário cobrar amor pois não existe amor vazio, apenas não há sentimento algum no coração daquele que não reage as provocações carinhosas.

O amor é combustível para os sonhos do coração

Devemos diariamente pensar na reciprocidade, no respeito, na verdade e na construção da felicidade. Partilhar nossos sonhos com quem abraça o nosso íntimo e nos entrelaça com as virtudes do amor. Amar requer compromisso, mas não nos priva de viver nossas turnês cotidianas. Se doer, se trouxer angústia, ou seja, sufocar nossos sentimentos, então, não há razão para depositar toda confiança e amor.

A relação não precisa ser colorida, mas deverá ser profunda, transparente e absoluta. Devemos mergulhar em todo mar de amor que nos inunda de beijos, cuidados e autoestima. Não se martirize por causa do amor, nem se prive de beber do mel apaixonante de uma relação saudável, mas não queira colocar sua intensidade onde não há amor. Portanto, ao nos relacionarmos, que possamos sentir a doçura das águas vivas e cristalinas do amor. Que a paixão nos receba de braços abertos e leve-nos nas ondas do infinito.

 (Esse texto é de Charlan Fialho, poeta, músico, escritor, professor e amante dos escritos que expressam sentimentos, tipificam a arte e a poesia. No Instagram @charlan_fialho escreve frases e reflexões poéticas, inspira-se nos diversos temas da vida.)

Participe também dessa coluna! Envie o seu texto (de desabafo ou reflexão) para o email lmsn_91@hotmail.com ou entre em contato pelo instagram @luiza.moura.ef. A sua voz precisa ser ouvida! Juntos temos mais força! Um grande abraço e sintam-se desde já acolhidos!

Luiza Moura.

Mostrar mais

Luiza Moura

Luiza Moura de Souza Azevedo é de Feira de Santana. Enfermeira. Psicanalista e Hipnoterapeuta. Perita Judicial. Mestre em Psicologia e Intervenções em Saúde. Doutora Honoris Causa em Educação. PhD em Saúde Mental - Honoris Causa - IIBMRT - UDSLA (USA); Doutora Honoris Causa em Literatura pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos. Possui MBA em gestão de Pessoas e Liderança. Sexóloga; Especialista em Terapia de Casal: Abordagem Psicanalítica. Especialista em Saúde Pública. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Especialista em Perícias Forenses. Especialista em Enfermagem Forense. Compositora e Produtora Fonográfica. Com cursos de Francês e Inglês avançados e Espanhol intermediário. Imortal da Academia de Letras do Brasil/Suíça. Acadêmica do Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires. Membro da Luminescence- Academia Francesa de Artes, letras e Cultura. Membro da Literarte- Associação Internacional de Escritores e Artistas. Publicou os livros: “A pequena Flor-de-Lis, o Beija-flor e o imenso amarElo” e "A Arte de Amar. Instagram: @luiza.moura.ef

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo