Renato Amaral

O Léxico do dia a dia.

Imagem de Tumisu por Pixabay

O Léxico do dia a dia

 

Apesar de tudo que o senso comum tenta nos dizer, a Língua Portuguesa é linda, charmosa e abundante. Nossa língua pátria, que poderia muito bem se chamar Língua Brasileira (mas vocês não estão preparados para isso), possui um vasto léxico e inúmeras formas de se apresentar. E são justamente essas particularidades que a torna fascinante. Exemplos não faltam para corroborar o que digo, como no caso das palavras que dizem uma coisa, mas expressam outras. Ou também as com entonações que modificam o seu significado de acordo com a intensidade que é falada. Ainda temos os subterfúgios lingüísticos e os subentendidos que não precisam ser verbalizados. Tudo isso nada mais é que a riqueza preservada por todos os falantes que mantém, expurgam ou acrescentam ao nosso vocabulário.

Nesse ínterim quero falar sobre uma palavra do nosso idioma que fere como lâmina afiada. O que difere essa palavra das demais é que a letalidade não está aberta a todos. Quem ainda não a ouviu nesse sentido que agora explico, não sabe o que é uma palavra perfurocortante. Trata-se da palavra “seguimos” quem vem do verbo seguir e está na 1° pessoa do plural no Presente do Indicativo. Essa palavrinha aparentemente inocente que poderia simplesmente ser uma muleta lingüística motivadora no mundo dos Coachs, ou um ânimo aos corredores de maratonas para não desistirem dos muitos quilômetros faltantes, e até um aceno de mão para os guardas de trânsito, traz a reboque devastação! Vem carregada do peso absurdo de uma decisão definitiva na vida de um casal. Ao invés de ser algo bom como visualmente sugere a palavra “seguimos” serve como divisor de águas na vida de duas pessoas como forma de explicar que dali por diante elas não seguirão mais unidas. O sentido de “seguimos” que obviamente seria o de andar juntos (together, insieme, ensemble, zusammen) e de mãos dadas, pois está no plural, acaba tendo sentido contrário. Ao ser falada, a palavra designa que a partir da ruptura dos laços (havendo sentimento ou não de um dos parceiros ou de ambos) a estrada abre-se em bifurcação e cada qual segue por caminhos opostos.

Se por algum acaso você teve a sorte de nunca ter ouvido alguém dizer isso para ti ou não foi o próprio a dizer a alguém, é um privilegiado de não experimentar as sensações doridas presentes nela. Entretanto se já foi testemunha auricular desse petardo ortográfico, me solidarizo contigo, pois sei o quanto sangrou de forma verbal nos seus mais íntimos sentimentos.

Como não tenho o poder de banir esse termo de nosso vocabulário, eu deixo aqui meu desejo que ninguém tenha o desprazer de ouvir de seu amado que um dia escolheu para a caminhada da vida que chegou à hora de se separar. Quando você ouvir a sentença “de hoje em diante seguimos…” sua compreensão do Português estará à frente da maioria dos falantes.

 

Por Renatto D’Euthymio

Instagram: @renattodeuthymio

E-mail: renattodeuthymio@gmail.com

Mostrar mais

Renatto D'Euthymio

Renatto D'Euthymio, carioca de Santa Tereza, dividindo residência entre São Gonçalo - RJ e a pacata e inspiradora, São José do Calçado no Estado do Espírito Santo. Estudante Rosacruz, técnico em Radiologia, flamenguista fanático e apaixonado pelas filhas Rannya e Rayanne. Cultiva desde criança uma paixão pelos livros e seus gênios. Autor do livro de poemas Solilóquio Antes e Depois da Forca (2020) e do livro de humor O Tabloide Jocoso (2021). Premiado em dezenas de concursos literários (Poesia, Crônica, Conto e Microconto), e publicado em Antologias e Coletâneas. É tão ligado à Literatura que de vez em quando não se contém e atreve-se a rabiscar algumas linhas.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Quem segue, segue alguém, algo. Ambíguo na sua transitividade, ora, direto ora intransitivo, o seguir é fundamental no sentido de continuar. Então, siga esse novo caminho e esteja aberto a toda ambiguidade que ele sempre te apresentará, pois de certo nessa vida, só a morte, onde nada acontece,ou a mudança, que é onde tudo pode acontecer. Siga sempre da melhor maneira possível.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo