Michelle Carvalho
Tendência

Lembranças de uma mentira

 

Não sei explicar o que sinto por você

É um sentimento interessante

Que me enraivece e delicia com lembranças.

Os tórridos momentos de distância

São afugentados quando sua melodiosa voz

Toca meus ouvidos,

Tua presença toca meus olhos

Tua pele toca a minha

Ou simplesmente lembro-me da antiga felicidade

Que eternecia  nossos afagos

E revelava o intenso amor que nos envolvia.

 

Lembranças,

Somente lembranças me restam

Da tua respiração

Que ao me tocar arrepiava-me

Lembranças de quando eu pensava ser amada…

(Livro: Colhendo Reminiscências – Michelle Carvalho)

Entristece imensamente o coração descobrir uma mentira, assim como o coração do mentiroso é escurecido a cada vez que profere tal mal feito.

Desde crianças aprendemos com nossos pais como é feio mentir, inventar fatos irreais, desculpas esfarrapadas para não cumprir com as tarefas… Tantas vezes sofremos castigos por tal ato e prometemos jamais voltar a mentir novamente.

Quem não conhece a história do Pinóquio que enganava o pai deixando de ir para a escola, tomando outro rumo para conseguir coisas fáceis? Mas qual foi a “recompensa” dele?  Nenhuma!

Pinóquio magoou o pai, a fada madrinha e teve seu nariz crescendo a cada mentira, com o intuito de mostrar que uma mentira não pode ficar escondida, algo bem visível mostra o erro quando assim agimos e, somente quando reconhecemos este erro, podemos seguir em frente e usufruir das coisas boas que a vida nos traz quando agimos retamente.

Depois que deixamos de ser crianças, muitas vezes esquecemo-nos deste conto de fadas e vemos tantos adultos inventando mentiras e vivendo delas de forma muitas vezes doentia.

Quem nunca teve um amigo que faz uma postagem estando em um lugar viajando, ostentando, mas na verdade está em casa? Tudo pelo simples fato de querer viver uma vida “fake” em rede social, mostrando ao próximo uma “vida perfeita” de divertimento, viagens, baladas, restaurantes?

Outros vivem com o aluguel atrasado, devendo a várias pessoas, mas com um lindo carro para ostentar uma vida que não tem. Você conhece alguém assim?

Isso é triste e trágico! Uma mente pobre que não se reconhece real e deseja viver em um mundo fictício em troca de “likes”. Isso vale mesmo a pena? O que leva o ser humano a agir desta forma? Talvez pensem ser uma forma de demonstrar superioridade?

Isso sem mencionar as mentiras que causam prejuízo a terceiros e muita dor a pessoas que confiam e acreditam serem verossímeis estas histórias.

Pois é, as vidas arquitetadas de mentiras têm muitas vertentes, tantas que alguns até mesmo acreditam nas mentiras que montam em sua mente, pensando realmente que aquela fantasia é real.

Mas como sempre foi dito, “a mentira tem pernas curtas” e desta forma, quando a mesma é descoberta, as consequências são eloquentes, vergonhosas e doloridas.

A mentira demanda tanto desprendimento de energia para sua mantença, um eterno estado de alerta para não errar em nenhum momento na história criada, nem se perder neste ato pavoroso de enganar ao próximo, deve ser extremamente cansativo viver neste ciclo de enganações.

Digo ciclo, posto que a pessoa que inicia uma historia mentirosa acaba por enredar-se no emaranhado da teia que constrói e nesta mesma teia acaba por enrolar-se, perdendo-se por muitas vezes.

Em tempo de quarentena, como vivem estas pessoas que se usam das redes sociais para mostrar uma vida irreal? Estando em suas reais casas, vivendo o que de verdade tem, quais os subterfúgios utilizam para manter a fidelidade ao irreal?

Provavelmente estão vivendo psicologicamente em desespero por não poderem manter o que dantes forjavam, ou não postando nada em redes sociais… por encarar a tristeza montada diariamente ou por arquitetar outra mentira que inventarão para mencionar este período quando tudo isso passar…

Triste realidade viver algemado assim a coisas tão fúteis diante do que é a vida!

Tão mais simples viver baseado na verdade, posto que esta tem apenas um rosto, é leve e, por mais que seja dura, é sempre o melhor caminho a ser seguido. Não tem floreios nem invencionices.

No caminho da verdade temos o alívio de estarmos com o coração em paz, sem medo de sermos descobertos ou estarmos enganando as pessoas, afinal, a melhor coisa no mundo é viver a vida de verdade, com alma alva e consciência tranquila todas as noites ao deitar no travesseiro!

Michelle Carvalho

e-mail: michellecarvalhoadvogada@yahoo.com.br        

Instagram: @michelle_carvalho_escritora

Facebook: Michelle Carvalho Escritora

Fonte:

Imagem destacada: https://pixabay.com/pt/photos/pin%c3%b3quio-nariz-deitado-nariz-2917652/

Mostrar mais

Michelle Carvalho

Biografia: Advogada, Escritora desde os 13 anos, com participação em inúmeras antologias literárias e premiações no Rio de Janeiro e em São Paulo. Ganhadora do Premio Baixada de Literatura em 2014. Lançou 4 livros: “Furor Letárgico da Alma” (2009), “Versos de Princesa Prometida” (2015 – na 17ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro) e “Cindy Entre Patas e Reinos” (2018) e Cindy Entre Patas e Reinos 2 (2019 – 19ª Bienal Internacional do do Livro do Rio de Janeiro) , estes dois últimos projetos de leitura na Cidade das Artes/RJ, em várias escolas nacionais e internacionais. Além de diversas participações em projetos culturais literários em escolas com palestras motivacionais, intervenções literárias e poéticas em saraus, sendo o último deles o Programão Carioca da Rede Globo no ano de 2018, Participação na FLIM e FLISGO no ano de 2019, bem como posse na ACLAM – Academia de Ciências, Letras e Artes de Magé.

Artigos relacionados

2 Comentários

Botão Voltar ao topo