Daniela Castro

As cinco vogais se encontram antes do início das aulas

8https://www.canva.com/design/DAF8-lRRuyc/MBuOHVwhXoEXZ9Q-I2SUeQ/edit

 

      As cinco vogais se encontram na rua do Alfabeto, se cumprimentam e param para conversarem sobre o que andam fazendo, se estão aproveitando as férias, qual a expectativa para a volta das aulas, pois como sabem, elas são muito utilizadas na sala de aula com crianças pequenas.

      A primeira das vogais é a letra A. Ela é a primeira letra de todo o alfabeto também. Então ela é a primeira a ser trabalhada na sala de aula, para o aprendizado da escrita do nome. A letra A, neste encontro com as outras vogais é a primeira a falar: “Oi pessoal! Estou fazendo umas compras, me preparando para o retorno das aulas. E vocês”?

      A letra E, que é a segunda vogal e vem depois da letra A, disse: “Eu estou descansando na praia, relaxando, e, é claro, me preparando para conhecer novas crianças! E vocês”?

      “Ah! Eu estou fazendo um curso para trabalhar com as crianças! Estou criando umas brincadeiras novas! E vocês”? Diz a letra I, que é a terceira letra das vogais e vem depois da letra E.

      “Bem!” Começa a dizer a letra O, que é a quarta vogal e que vem depois da letra I. “Estou conhecendo novos lugares, como praças e parques, tirando algumas fotografias, pois são lugares de divertimento das crianças! E você, amiga letra U”?

      A letra U, que é a quinta vogal e que vem depois da letra O, sendo a última das vogais, estava sem jeito e não sabiam por quê. Então, como os outros estavam esperando por uma resposta dela, viu-se obrigada a falar: “Ai, pessoal! Tenho até vergonha de falar! Mas é que não fiz nada”!

      “Então vamos ter que fazer alguma coisa”! Disse a letra A animada. “Até porque as férias já estão acabando, as aulas vão recomeçar e nós teremos muito trabalho pela frente…”.

      “Já sei”! Grita a letra E, toda empolgada. “Vamos fazer uma festa à fantasia”!

      “Isso”! A letra I diz muito alegre. “Pode ser lá em casa”!

      “Estou dentro! Podem contar comigo”! Disse a letra O. “Vou preparar a decoração da festa”.

      “Nem sei como agradecer a vocês, amigas vogais”! Fala a letra U sem graça. “Vou preparar os doces, os salgados e as bebidas para a festa. Vamos iniciar o ano letivo cheias de energia para trabalharmos com as crianças”.

      No dia marcado, todas as vogais se encontraram na festa, na casa da letra I, e estavam muito bem fantasiadas. As fantasias escolhidas diziam respeito a suas letras: A letra A estava fantasiada de Abelha (pois a palavra Abelha inicia com a letra A); a letra E estava fantasiada de Elefante (pois a palavra Elefante inicia com a letra E); a letra I estava fantasiada de Ioiô (pois a palavra Ioiô inicia com a letra I); a letra O estava fantasiada de Onça (pois a palavra Onça inicia com a letra O); e a letra U estava fantasiada de Urso (pois a palavra Urso inicia com a letra U). Foi muito divertida a festa das vogais e pensaram de uma próxima vez, fazerem uma festa com todas as letras do alfabeto, com fantasias que dizem respeito a suas letras, ou seja, cujos nomes das fantasias iniciam com a letra correspondente, assim elas ficaram imaginando que tipo de fantasia cada letra usaria e caíam na risada só de imaginarem como seria.

Fonte da imagem destacada: Canva

 

Mostrar mais

Daniela Castro

Professora, Pedagoga, Especialista em Educação Infantil e em AEE (Atendimento Educacional Especializado) e Educação Especial; acadêmica do curso de Letras – Redação e Revisão de Textos - CLC/UFPel, apaixonada por literatura e incentivadora da leitura literária. Gosta de escrever poesias e se “arrisca” na escrita de narrativas, sendo em sua maioria, infantis.

Artigos relacionados

4 Comentários

  1. Muito fofa a sua crônica, Daniela. Fico imaginando uma turma de crianças do infantil ou primeiro ano, sentadas na rodinha, tentando adivinhar as fantasias das vogais, antes de a professora lhes contar como foram à festa… 🥰

Botão Voltar ao topo