Ivone Rosa

O DESAFIO

Mês perfeito para as férias! O azul do céu recebe o colorido das pipas empinadas no ar, coroado pela estação mais quente. Esse cenário marcou grande parte da minha infância.

Um passeio que nessa época merece ser contato: ida à Festa da Laranja, no município de Itaboraí, um dos maiores produtores da fruta aqui no estado do Rio de Janeiro.

Minha mãe preparou um café da manhã caprichado. Meu irmão, naturalmente sempre comia dobrado, a bolsa com um lanche extra já estava pronta. Fomos com minha madrinha e seus três filhos [são meus amigos até hoje]. Pegamos dois ônibus para irmos até o local. O segundo veículo era um pouco velho, tornando a viagem desconfortável. Minha ansiedade era tão grande que parecia uma jornada ao fim do mundo.

Porém, quando chegamos ao local fomos recompensados! Semelhante a um gigantesco campo de futebol cercado por laranjeiras. O ar possuía a fragrância da fruta junto ao som da alegria da criançada. Havia barracas com doces, geleias e sucos. Correr naquele campo, nos dava uma sensação de liberdade inenarrável, além de podermos rolarmos no gramado sem nenhuma censura!

Foi preciso mamãe nos chamar para lancharmos. Durante esse intervalo, ouvimos um senhor – ao megafone- falar sobre o prêmio para quem conseguisse subir no pau de sebo e retirasse uma linda boneca presa no topo. O vencedor também ganharia um super kit do laranjal.

Minha madrinha autorizou que seu filho subisse. Eu era a única pessoa que sabia sobre um corte em sua mão, causado pelo cerol da pipa. Olhei para ele e disse não apenas com olhar, fui ignorada. Meu amigo subiu rapidamente. Eu e suas duas irmãs balançávamos as mãos com nervosismo, olhando para o alto, agitadíssimas no meio da torcida.

O menino já estava no meio do mastro, de repente fez uma careta de dor; escorregou e desceu com uma das mãos suja de sangue. Infelizmente ele não levou o prêmio, mas ganhou um troféu de participação. Foi um dia muito feliz para todos nós.

De volta para casa, ainda na condução, ele olhou para a mão machucada e a seguir para mim, sorriu agradecido. Sorri de volta e provei que sei guardar segredos.

 

Ivone Rosa

Instagram: @profaivonerosa

ref. imagem:[https://pixabay.com/pt/photos/laranjas-fruta-laranjeira-1117496/]

Mostrar mais

Ivone Rosa

Professora de Literatura & Produção Textual Pós- Graduada em Gestão Educacional Roteirista formada pela Academia Internacional de Cinema-AIC/RJ Poetisa, cronista e contista 1º lugar - melhor intérprete Concurso Poesia SESC Niterói/RJ Menção Honrosa -Concurso Poesia -Duque de Caxias /RJ Participações: Antologia Diário da Poesia, Biografia Jornalista Jota Sobrinho, Diário em Poemas, Almas em prosa e verso, Coletânea Diários Escritos. Participações nos Fanzines: Poezine[Lit.na Varanda] e SerMentes - Sec.Educ.Niterói/RJ Palestrante Escola Pública sobre a Resistência da Mulher

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo