Leandro Costa

PRAXEDES

FONTE: https://pixabay.com/pt/photos/futebol-sapato-inc%c3%aandio-fantasia-3024154/

Não sabia definir o que estava sentindo naquele momento em que assistia ao seu enterro junto com familiares, amigos e colegas de trabalho.
Ao redor do caixão, o rosário de reminiscências era pouco a pouco debulhado naquela estranha cerimônia.
— Perdeu muito sangue naquela vez em que se feriu feio. O talho que a chuteira fez foi profundo.
Se o amigo, que era fisioterapeuta, não tivesse dado aqueles pontos falsos e feito aquele curativo de contenção, teria ido mais cedo ainda – recordou sua mãe, enfermeira aposentada.
— Competente na grama e uma fraqueza na cama. Toda noite só cuidava de câimbras – desabafou a esposa magoada.
— Graças àquele chute que acertou no ângulo do gol do adversário, durante disputa de pênaltis, ganhamos um campeonato brasileiro – lembrou o companheiro de time com quem fez dupla no meio campo por uns bons anos.
— Cambota mais certeira que eu já vi. Merecia a homenagem de uma réplica de cera – troçou o amigo piadista.
— Devo-lhe todos os dribles que aprendi. Não chegarei ao nível da sua habilidade – fez memória a filha mais velha, jogadora da seleção.
— Desconheço um arranque tão veloz do meio do campo até a área do adversário, ligando passes de maneira tão habilidosa. Esta é uma grande perda – declarou outro colega jogador do time arquirrival.
— A infecção foi galopante. Não conseguimos debelá-la a tempo porque não cuidou do diabetes – explicou o médico, também presente no esquisito velório.
No pequeno féretro, um miasma que conseguira escapar por entre uma pequena fresta, lembrou a todos que o corolário de recordações não podia ter mais louros. A decomposição adiantava-se ao sepultamento.
Um amigo mais corajoso tomou para si a atitude que todos estavam com medo:
— E você, Praxedes, não vai dizer nada à sua querida perna esquerda que lhe conquistou tantas glórias?
Erguendo a cabeça, olhou todos os que estavam ao seu redor e, com voz firme e grave, disparou uma frase que vira certa vez no pórtico de um antigo cemitério:
— Nós, ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos.
Um a um, desconfortáveis, os amigos, colegas e familiares foram saindo, com sensação de mal estar, até restar Praxedes, a canhota e o coveiro: único a aplaudir e elogiar a sua citação.
— O doutor disse uma verdade certa. Eles estão esperando pacientemente por nós. Sorte a sua já estar sendo preparado para a hora em que o resto for.
Sorrindo sardonicamente do humor maldito do coveiro, disparou a última frase bala enquanto colocava-se de pé em suas pernas de pau:
— Vai-se a canhota. Fica o Praxedes. Até breve, querida.
Não morreu aos cem anos de idade sem antes ganhar dois campeonatos paraolímpicos de futebol.
Quando foi feito o translado de seus restos mortais, do cemitério municipal para o mausoléu dos Praxedes, a família percebeu que a canhota, sepultada posteriormente com o resto do corpo, não estava no caixão.
Ela havia chegado, antes de todos, ao lugar onde alguns mortais têm sua última glória!

Mostrar mais

Leandro Costa

Francisco Leandro Costa, cearense de Santana do Acaraú, é enfermeiro e autor de poemas e contos publicados em diversos periódicos e antologias do país, dentre estas as do Selo Off Flip 2021. Seus textos trazem uma voz narrativa inspirada nas lendas, mitos, memórias e histórias de seu povo, bem como nas situações cotidianas mais ordinárias.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo