Daniela Castro

A Centopeia

As centopeias possuem de quinze a cento e noventa pares de pernas. Ela é muito comprida, sendo que na maior parte das vezes tem que se esperar por uns bons minutos ela passar por uma porta. E foi o que aconteceu um dia desses com a Centopeia Lili e os bichinhos da Mata Azul.

A Centopeia Lili e os bichinhos da Mata Azul, o Jacaré Poiô, o Ursinho Pufi, a Aranha Arabela, a Abelha Mel, a Barata Coca, o Sapo Cururu, a Cobra Bela, os Macacos Kiki e Mimi e, outros (pois são tantos que se eu ficar falando aqui, passarei a noite inteira citando cada um) foram na casa da Coelha Clara para festejarem seu aniversário. A coelha Clara estava completando dez anos de idade, sendo a mais velha de todos. Mas, é claro que ainda é considerada como criança, porque dez anos é ainda criança, mesmo no mundo dos bichinhos.

Como ia dizendo, foram todos os bichinhos da Mata Azul no aniversário da Coelha Clara. Quando a Centopeia Lili chegou já havia uma fila para entrar na festa e depois dela a fila só aumentou, pois muitos bichinhos foram convidados.

Assim que chegou a vez da Centopeia Lili entrar na casa da Coelha Clara, os bichinhos que estavam atrás dela suspiraram e um deles ainda comentou: “Se eu soubesse que iria chegar depois da Centopeia Lili, teria trazido uma cadeira e esperar a minha vez de entrar, sentado, para não me cansar”. A Centopeia Lili ouviu aquilo, pensou em dar uma resposta desaforada, mas resolveu ficar quieta, se não iria demorar mais tempo ainda para todos entrarem na festa. No entanto, bastou ela colocar a primeira perna no vão da porta que os bichinhos começaram a contar: uma perna, duas pernas, três pernas, quatro pernas, cinco pernas, seis pernas, sete pernas, oito pernas, nove pernas, dez pernas; respiraram fundo e continuaram na contagem: onze pernas, doze pernas, treze pernas, quatorze pernas, quinze pernas; depois do número quinze não contaram mais, já tinham cansado de contar; era muita perna para contarem assim de uma vez só. Finalmente todos entraram na festa, mas tiveram que esperar bastante por causa da Centopeia.

No outro dia, na escola, na sala de aula da Centopeia Lili e seus colegas, que são todos aqueles personagens citados no início da história, a professora chega dizendo que irá trabalhar os números de um a dez e faz a seguinte pergunta:

– Turma, quem aqui conhece os números?

Todos levantam a mão confirmando que conheciam os números.

– Então, já que todos conhecem, vamos contar?

Pois aí, todos ficaram quietos, como se não soubessem contar.

– Desculpem turma, não estou entendendo vocês! Levantaram a mão como se dissessem que conheciam os números e que sabiam contar, não foi?

O Jacaré Poiô responde:

– Foi sim professora. Nós até conhecemos os números, mas contar… aí precisamos de uma ajudinha, não é turma?

A turma concorda e a Centopeia Lili fica toda desconfiada, achando que essa parte da aula irá sobrar pra ela, como veio na fala do Ursinho Pufi:

– É professora, o Jacaré Poiô está certo! Precisamos que a Centopeia Lili vai até a porta da sala, saia e volte, entrando devagarzinho enquanto contamos quantos números de pernas ela possui. Da mesma forma que fizemos no dia do aniversário da Coelha Clara, em que contamos o número de pernas dela enquanto entreva na casa da aniversariante.

“Eu sabia que iria sobrar pra mim”, pensa Lili, louca de vontade de sumir dali.

– É… Diz a professora, olhando pra Centopeia.

– Lili, aceitas em ajudar a turma, na contagem dos números ao contarem quantas pernas tens? Mas vejam só, como devemos aprender, neste ano, somente até o número dez, quando chegarmos à décima perna da Lili, paramos imediatamente de contar, pode ser?

– Pode ser sim, professora! Responderam todos.

– Então Lili, aceitas em nos fazer esse favor?

– Aceito… Professora! Eu não queria, porque ficam rindo de mim, mas vou ajudar sim.

A Centopeia Lili se encaminha para a porta da sala de aula, sai e volta, ficando parada esperando que a professora a autorizasse a entrar. Dada a autorização da professora, Lili começa a caminhar para dentro da sala, devagar, enquanto que ela, a professora e os colegas contam suas pernas.

“Uma perna, duas pernas, três pernas, quatro pernas, cinco pernas, seis pernas, sete pernas, oito pernas, nove pernas e dez pernas”! Contaram todos juntos o número de pernas que tem a Centopeia Lili. É claro que ela tem muito mais pernas, mas a pedido da professora e de acordo com o ano que eles estão na escola, é para aprenderem até o número dez. Porém, depois que estes números estiverem bem fixos em suas memórias e se demonstrarem interesse, a professora poderá continuar trabalhando com os outros números que vêm depois do dez e para isso a Centopeia Lili possui perna o suficiente para os ajudarem a contar.

– Muito bem pessoal! Vamos aplaudir a Lili por ter desfilado aqui na frente para nós! Diz a professora.

Todos os colegas aplaudem Lili, deixando-a com as bochechas vermelhas.

– Pessoal, vamos fazer o seguinte agora. Eu tenho aqui a escrita dos números em EVA. Vou chamar alguns colegas para pegar um número na sua ordem numérica e irão colando em cada perna da Lili, seguindo a ordem correspondente, conforme vocês contaram quando ela caminhava aqui na sala. Pode ser?

– Sim, professora!

– E tu Lili, nos faz mais este favor?

– Sim, professora! Vamos lá. Estou pronta.

– Vamos começar pela Coelha Clara, que estava de aniversário. Pega o EVA que está escrito o número um, mostra para os colegas e coloca na primeira perna de Lili.

A Coelha Clara pega o EVA com o número um escrito, mostra aos colegas e cola na primeira perna de Lili.

– Muito bem, Clara! Pode sentar-se. Agora pode vir o Macaco Mimi. Mimi, pega o EVA, em que está escrito o número dois; mostra para os colegas e coloca na segunda perna de Lili.

O Macaco Mimi pega o EVA com o com o número dois escrito, mostra aos colegas e cola na segunda perna de Lili.

– Muito bem, Mimi! Pode sentar-se. Agora pode vir o Macaco Kiki. Pega o EVA, em que está escrito o número três; mostra para os colegas e coloca na terceira perna de Lili.

O Macaco Kiki pega o EVA com o número três escrito, mostra aos colegas e cola na terceira perna de Lili.

– Muito bem, Kiki! Pode sentar-se. Agora pode vir a Cobra Bela. Bela, pega o EVA, em que está escrito o número quatro; mostra para os colegas e coloca na quarta perna de Lili.

A Cobra Bela pega o EVA com número quatro, mostra aos colegas e cola na quarta perna de Lili.

– Muito bem, Bela! Pode sentar-se. Agora pode vir o Sapo Cururu. Cururu, pega o EVA, em que está escrito o número cinco; mostra para os colegas e coloca na quinta perna de Lili.

O Sapo Cururu pega o EVA com o número cinco, mostra aos colegas e cola na quinta perna de Lili.

– Muito bem, Cururu! Pode sentar-se. Agora pode vir a Barata Coca. Pega o EVA, em que está escrito o número seis; mostra para os colegas e coloca na sexta perna de Lili.

A Barata Coca pega o EVA com o número seis, mostra aos colegas e cola na sexta perna de Lili.

– Muito bem, Coca! Pode sentar-se. Agora pode vir a Abelha Mel. Mel, pega o EVA, em que está escrito o número sete; mostra para os colegas e coloca na sétima perna de Lili.

A Abelha Mel pega o EVA com o número sete, mostra aos colegas e cola na sétima perna de Lili.

– Muito bem, Mel! Pode sentar-se. Agora pode vir a Aranha Arabela. Arabela, pega o EVA, em que está escrito o número oito; mostra para os teus colegas e coloca na oitava perna de Lili.

A Aranha Arabela pega o EVA com o número oito, mostra aos colegas e cola na oitava perna de Lili.

– Muito bem, Arabela! Pode sentar-se. Agora pode vir o Ursinho Pufi. Pufi, pega o EVA, em que está escrito o número nove; mostra para os teus colegas e coloca na nona perna de Lili.

O Ursinho Pufi pega o EVA com o número nove, mostra aos colegas e cola na nona perna de Lili.

– Muito bem, Pufi! Pode sentar-se. Agora pode vir o Jacaré Poiô. Pega o EVA, em que está escrito o número dez; mostra para os teus colegas e coloca na décima perna de Lili.

O Jacaré Poiô pega o EVA com o número dez, mostra aos colegas e cola na décima perna de Lili.

– Muito bem, Poiô! Pode sentar-se. As pernas de Lili estão com os números de um a dez colados em suas dez pernas, certo?

– Certo! Professora! Respondem todos da sala.

– Digam-me: O que vocês percebem no número dez?

– Não sabemos… Alguns dizem.

– Vejam bem: O número dez possui um ou dois números?

– Dois números… Respondem.

– Que números são esses?

– É o número um e o zero.

– Isso mesmo, pessoal! O número dez é formado por dois números, que são: O um e o zero.

– Por hoje, então, ficaremos por aqui. Num outro dia iremos aprender sobre as quantidades, ou seja, quantos objetos representam cada número. Podem ir para suas casinhas descansarem e até amanhã.

Fonte da imagem destacada: https://pixabay.com/pt/images/search/centopeia%20e%20os%20n%c3%bameros/?search=centopeia+e+os+n%C3%BAmeros

 

 

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Daniela Castro

Professora, Pedagoga, Especialista em Educação Infantil e em AEE (Atendimento Educacional Especializado) e Educação Especial; acadêmica do curso de Letras – Redação e Revisão de Textos - CLC/UFPel, apaixonada por literatura e incentivadora da leitura literária. Gosta de escrever poesias e se “arrisca” na escrita de narrativas, sendo em sua maioria, infantis.

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