Crônicas - AraçáSuplemento Araçá

Suplemento Araçá – Vol.02 – nº01 – Jan./2022 – Crônicas & Opiniões – “NÃO É FALTA DE EDUCAÇÃO. É FALTA DE AMOR” – Altamir Lopes

ISSN: 2764.3751

NÃO É FALTA DE EDUCAÇÃO. É FALTA DE AMOR
Altamir Lopes

“Por causa do aumento do que é contra a Lei, o Amor da maioria se esfriará” – declara uma das máximas proféticas das escrituras sagradas, aplicando-se aos nossos hodiernos dias. E, tal qual verdade insofismável, encontramos nessa mesma máxima algo quase semelhante a um palíndromo: “Por causa do esfriamento do Amor, haverá aumento do que é contra a Lei”. Arrisco-me a trocar a ordem das palavras na expressão e encontrar a mesma verdade desnuda, dura, cristalina e impactante.

Por que as pessoas desrespeitam os avisos de trânsito? Por que elas não atendem aos avisos da natureza do seu próprio corpo? Por que ultrapassam os limites impostos pela legalidade instituída por elas mesmas? Por que elas limitam o que podem fazer de bom para o seu próximo?

Falta de LEI? Ou falta de Amor?

Comecei a pensar mais profundamente sobre isso em mais um momento peculiar na qual uma crise que se vivencia pode proporcionar. Observar a si próprio e ao seu semelhante ajuda a gerar acuracidade na percepção dos atos e fatos. E o que vejo? Existe a LEI, mas onde não há Amor, a Lei desvanece.

Quando se orienta a uma ação que visa à proteção comunitária, ao ganho coletivo ou à vitória de uma equipe e um elemento do grupo simplesmente descarta a opção de atender à orientação – seja ela de uma autoridade científica ou governamental –, eu fico pensando até que  ponto esse elemento está habilitado para viver e conviver em sociedade. O Amor é habilitador da convivência. Sem ele, tudo morre, não somente as pessoas. Tudo morre.

Aos cães aplicamos focinheiras porque conhecemos o que eles podem ser capazes de fazer instintivamente. Aos humanos, orientamos que usem máscaras de proteção e acabamos desmascarando as suas próprias índoles, as quais não conhecíamos. Ou fingíamos não conhecer.

E descobrimos que o pior vírus, desde há muito tempo, é o vírus da falta do Amor ao próximo.

__________________________________________

Altamir Lopes é Graduado em Gestão, MBA em RH, Reflexoterapeuta, Auriculoterapia e Desenhista publicitário.

__________________________________________

Contatos:
E-mail: suplementoaraca@gmail.com
Instagram: @revistaentrepoetas

Envie seu texto para publicação gratuita.

 

Mostrar mais

Redação

A Revista "Entre Poetas & Poesias" surgiu para divulgar a arte e a cultura em São Gonçalo e Região. Um projeto criado e coordenado pelo professor Renato Cardoso, que junto a 26 colunistas, irá proporcionar um espaço agradável de pura arte. Contatos WhatsApp: (21) 994736353 Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias Email: revistaentrepoetasepoesias@gmail.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo