Michelle Carvalho

O tempo das pausas

 

 

Na aceleração ou na letargia

Burlamos o que necessitamos

E buscamos o que controlamos.

Ao pausarmos nossos desejos

Ou nossas revoltas

Olhamos para dentro

Respiramos e entrelaçamos

A entrega do nosso viver

Aos olhos de Deus

Que nos mostra a resposta…

Somente quando

Conseguimos enxergar muito além do que acreditamos ver

 (Michelle Carvalho)

 

Esperar uma solução chegar não depende somente de nós, mas de uma cascata de necessidades interligadas.

Inúmeras vezes a vida parece parada, estagnada.

Dá uma angústia ver tudo por fazer, mas ao mesmo tempo inventamos mais e mais desculpas internas para procrastinar, ou simplesmente não conseguimos fazer. Paralisamos porque não vemos possibilidade de fluir.

Parece que tudo depende de uma resposta, um impulsionamento, uma mola que vai surgir como mágica para nos motivar, retirarmo-nos da mesmice e que nos fará tomar uma atitude.

Tentamos até seguir, respiramos fundo, mas ainda assim sentimos como se não conseguíssemos dar o próximo passo sem sabermos a resposta para irmos além, para sonharmos, para fazermos planos, para termos a reviravolta que irá mudar tudo.

Será que sequer sabemos qual a pergunta para esperarmos a resposta que mudará toda essa mesmice?

Nos engaiolamos em situações grandes que nos paralisam, muitas vezes por necessitar de respostas alheias a nossa vontade, ou até mesmo por situações corriqueiras ligadas a decisões que não nos cabem, mas até quando viveremos assim?

Não precisamos ir longe para termos um exemplo disso. No viver diário, quantas vezes planejamos um dia inteiro ao acordarmos e não conseguimos realizar os planos devido a um transito lento, uma impressora que não funciona, um chamado na escola do filho, uma queda de energia elétrica ou de internet… Isso faz com que briguemos com o mundo como se não houvesse mais esperança. Quem nunca passou por esse ataque de revolta por coisas tão banais?

Situações grandes ou pequenas que nos paralisam fazem parte de ângulos opostos em grandeza, mas que são colocados no mesmo patamar como se não soubéssemos julgar tamanhos de problemas porque não visualizamos a realidade exposta aos nossos olhos: Não somos controladores do tempo nem do mundo!

Não somos donos das programações da vida, Deus é! Por isso Ele sabe quando apertar o “botão” da lapidação da paciência nos enviando pequenos percalços para desacelerar, ou grandes problemas para entendermos que tudo tem de ser entregue e confiado a Ele, no tempo Dele.

A movimentação para sanar a procrastinação ou o freio para a ideia de controle da vida está nas gotas diárias que Deus deseja lhe mostrar, basta ter paciência e fazer sua parte para conseguir vislumbrar estes desígnios no tempo das pausas nas quais conseguimos enxergar muito além do que acreditamos ver.

Como dizia minha avó, o que não tem remédio, remediado está! Ou seja, o que não podemos tratar, agir ou fazer, temos de aguardar porque já está sendo tratado por alguém muito maior, que dará a melhor solução para tudo. Basta crer!

Michelle Carvalho

e-mail: michellecarvalhoadvogada@yahoo.com.br

Instagram: @michelle_carvalho_escritora

Facebook: Michelle Carvalho Escritora

Youtube: Michelle Carvalho Escritora

 

Fonte da imagem destacada: https://pixabay.com/pt/photos/copo-tee-porcelana-bebida-829527/

 

Mostrar mais

Michelle Carvalho

Biografia: Advogada, Escritora desde os 13 anos, com participação em inúmeras antologias literárias e premiações no Rio de Janeiro e em São Paulo. Ganhadora do Premio Baixada de Literatura em 2014. Lançou 4 livros: “Furor Letárgico da Alma” (2009), “Versos de Princesa Prometida” (2015 – na 17ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro) e “Cindy Entre Patas e Reinos” (2018) e Cindy Entre Patas e Reinos 2 (2019 – 19ª Bienal Internacional do do Livro do Rio de Janeiro) , estes dois últimos projetos de leitura na Cidade das Artes/RJ, em várias escolas nacionais e internacionais. Além de diversas participações em projetos culturais literários em escolas com palestras motivacionais, intervenções literárias e poéticas em saraus, sendo o último deles o Programão Carioca da Rede Globo no ano de 2018, Participação na FLIM e FLISGO no ano de 2019, bem como posse na ACLAM – Academia de Ciências, Letras e Artes de Magé.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo