Suplemento Araçá

5ª edição – Artigo: “Fluxo, Guerra de Opostos e Fogo no pensamento de Heráclito”

Fluxo, Guerra de Opostos e Fogo no pensamento de Heráclito

Irei descrever neste texto os principais tópicos do pensamento de Heráclito, sendo eles fluxo, guerra de opostos e fogo.

Heráclito de Éfeso (540 – 470 a.C.) foi um filósofo conhecido como “O Obscuro”, pois de forma enigmática em suas teorias; chamado e classificado hoje na contemporaneidade de pensador “pré-socrático”. Descrevendo então o seu conceito de “Fluxo”, expresso no seu fragmento do rio, onde ele afirma que não podemos entrar duas vezes no mesmo rio, pois ao entrarmos pelo menos uma vez, já não somos os mesmos. Logo, estamos em constante movimento e mudança, as águas do rio já são outras e nós também, temos outra perspectiva ao repetirmos o ato de entrar. Heráclito atribui, assim, à Physis (aquilo que está florescendo ou natureza), o Devir (aquilo que vem a ser), havendo então um fluxo contínuo.

O conceito de “Guerra de Opostos” está ligado com esse fluxo, pois, devido ao movimento contínuo, há um envolvimento conflituoso entre as coisas de natureza opostas, como por exemplo: quente e frio, nascimento e morte. Seria essa “guerra” aquilo que acompanha o movimento que floresce todas as coisas. Em relação a tal conceito, Heráclito complementa essa tese com um princípio uno, sua Arché (a essência primordial das coisas), o “Fogo”. Esse fogo estaria presente em tudo, regendo todas as coisas. Também conceituado como Lógos (razão, raciocínio, palavra), o fogo seria o “ordenador” que harmonizaria a tensão entre os opostos, ordenando, do movimento ao repouso, as coisas intrínsecas no todo.

Pode-se concluir que, para Heráclito, mesmo as coisas sendo fluídas, movimentadas e em constante conflito, há uma essência una, que não define-se em diferentes coisas, mas que permanece acesa em seu fogo racional no mundo e naqueles que desejam conhecer. Esse pensamento filosófico tornou-se muito importante para o crescimento da filosofia na história da humanidade, e que continua influenciando outros pensadores até os dias de hoje, baseando-se em seus conceitos e atribuindo-os às relações humanas.


HERÁCLITO. Fragmentos. In: Os Pré-Socráticos. Trad. José Cavalcanti de Souza et al. São Paulo, Abril, 1989 (Coleção Os Pensadores).

________________________________
Sobre o autor:

Ezequiel Alcântara Soares é poeta, cordelista, escritor e trovador. Nascido em 28 de Julho de 2000, na cidade de Reriutaba – Ceará. Em 2014 migrou para o Rio de Janeiro, onde mora até então na cidade de São Gonçalo. Começou a escrever por volta dos 12 anos de idade e hoje têm cerca de dois cordéis publicados, participação em duas antologias poéticas e diversos escritos. É graduando em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), colunista na Revista Entre Poetas e Poesias e faz parte da Assessoria de Imprensa da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC).

Contatos
Email: ezequielalcantara809@gmail.com
Instagram: @ezequiel_alcantara28
Facebook: https://facebook.com/ezequiel.alcantara.142

_____________________________
Quer receber os textos do Suplemento Araçá no WhatsApp ou no Telegram? Então, acesse nossos grupos nos links abaixo. Muita poesia, crônica, enfim muita literatura de qualidade e gratuito. Vale a pena.

Link do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DnuuxC0UwED5liEjqXoZg7

Link do Telegram: https://t.me/joinchat/TrCqZhkAun0FH5enV2rwgQ

Mostrar mais

Renato Cardoso

Renato Cardoso é casado com Daniele Dantas Cardoso. Pai de duas lindas meninas, Helena Dantas Cardoso e Ana Dantas Cardoso. Começou a escrever em 2004, quando mostrou seus textos no antigo Orkut. Em 2008, lançou o primeiro volume de “Devaneios d’um Poeta” e em 2022, o volume II com o subtítulo "O Rosto do Poeta". Graduado em Letras pela UERJ FFP e graduando em História pela Uninter. Atua como professor desde 2006 na rede privada. Leciona Língua Inglesa, Literatura, Produção Textual e História em diversas escolas particulares e em diversos segmentos no município de São Gonçalo. Coordenou, de 2009 a 2019, o projeto cultural Diário da Poesia, no qual também foi idealizador. Editorou o Jornal Diário da Poesia de 2015 a 2019 e o Portal Diário da Poesia em 2019. É autor e editor de diversos livros de poesias e crônicas, tendo participado de diversas antologias. Apresenta saraus itinerantes em escolas das redes pública e privada, assim como em universidades e centros culturais. Produziu e apresentou o programa “Arte, Cultura & Outras Coisas” na Rádio Aliança 98,7FM entre 2018 e 2020. Hoje editora a Revista Entre Poetas & Poesias e o Suplemento Araçá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo