Michelle Carvalho
Tendência

Amizade

 

O mundo dá voltas

Cruza destinos diversos, distintos

Ontem clandestinos

Hoje irmãos

Amigo irmão

Amigo que estende a mão

Aquele que entende em um olhar

O que se quer falar

Mas se diz ao calar

Aquele que responde em um sorriso

Aconselha em um abraço

Amigo poeta que descreve o hoje, junta o presente, o passado e faz pensar

Amigo louco com quem se pode contar

Ou aquele guardado no peito que não podemos mais vislumbrar

Amigo grande em tamanho e coração

Compreensivo, sábio

Amigos de ontem, de hoje,

De sempre…

Pra sempre… mesmo longe…

Arraigados no coração.

(Livro: Versos de Princesa Prometida – Michelle Carvalho)

Tem coisa melhor na vida do que encontrar um amigo? Aquele amigo que é pra vida toda e que passe o tempo que passar quando vocês se reencontram parece que não se decorreu nenhum dia sequer. Reconhecem-se num olhar, em um sorriso ou em um simples gesto?

Tantos amigos que já passaram por nós… Tantos nos fazem falta…

Gosto muito de reencontrar amigos que há tempos não vejo e certa vez organizei a reunião de vários que não se encontravam desde os tempos da escola! Nossa! Como foi incrível aquela sensação de revê-los, todos com uma nova vida para contar, mas com a mesma raiz, a amizade que tínhamos!

Cada qual pode expor o que vem fazendo da vida, suas graduações, alguns com seus filhos e famílias lindas constituídas! Que delicioso fazer parte dessas histórias e eles da minha em um vínculo que nem o tempo ou o espaço pode apagar!

Mas nem sempre quando encontramos velhos amigos as coisas sucedem desta forma, não é verdade?

As perguntas nem sempre são sobre sua felicidade, mas sim sobre o que você tem feito para ter sucesso! E esse sucesso, na verdade é “sucesso financeiro”, o que na verdade é muito triste!

Essa escravidão em torno do que lhe traz valores econômicos não necessariamente lhe traz felicidade e satisfação.

Tanto ouvi e magoei-me quando me perguntaram como eu estava e o que eu andava fazendo. Para algumas pessoas, muitas vezes bem próximas, o que importava era ser advogada na capital, em um grande escritório, mas quando minha resposta era diversa disso, como as feições se modificavam e tentavam me fazer mudar tudo que eu consegui e estava construindo na vida, sem sequer saber se era o que eu desejava, como se já tivessem uma receita pronta de sucesso à qual eu não tinha aderido.

Ao responder que busquei graduar-me e pós graduar-me na capital para conhecer o outro lado da moeda e optei estruturar meu escritório na cidade que cresci, com as pessoas que me tem apreço e que conheço desde pequena, podendo almoçar em casa, não pegar transito para trabalhar, ser minha própria chefe e ter o prazer de ver as coisas evoluírem com o suor do meu rosto deixei bem claro que isso não me faz menor do que quem trabalha na capital, ao contrario, vejo muitas vantagens!

Triste é a feição de desdém das pessoas que nos fazem estes questionamentos, alguns até mesmo falam palavras que magoam imensamente. Na verdade acredito que ainda estão arraigados nos pensamentos antiquados de que o sucesso envolve tão somente dinheiro e aparências. 

Magoa profundamente esse tipo de desdém e vejo que muitas vezes já agi desta forma com alguns amigos.

Certa vez lembro-me de uma amiga da pós graduação que possuía uma carreira profissional brilhante e engravidou. Parou toda a vida para dedicar-se exclusivamente a maternidade. Eu, no afã da busca pelo “sucesso” não conseguia absorver as palavras dela, a qual me dizia com tanto entusiasmo, que naquela escolha ela havia encontrado a verdadeira felicidade e nada no mundo a faria melhor. Provavelmente fiz a cara de desdém que muitos fizeram para mim, assumo isso com enorme vergonha.

Mas o mundo dá voltas! Muitas amizades que tanto disseram que o sucesso era morar e trabalhar na capital, sonhavam com os fins de semana para estarem na cidade pequena que crescemos e deixaram bem claro o sonho desesperado de que a aposentadoria chegue com urgência para voltar a morar naquela cidade tão desdenhada em uma migração às avessas.

Então, em um raciocínio lógico, quem mais lucrou pelos longos anos da vida? Quem pode desfrutar de tudo daquela pequena cidade, vivendo as alegrias de não viver com medo da violência, respirar ar puro, não enfrentar transito, estar próximo aos familiares e vê-los envelhecer, além de ter o mesmo grau formação que eles nas grandes instituições de ensino da capital?

Recentemente encontrei outra amiga que há anos não via. Ela está residindo em outro país. Para muitos isso já seria a perfeição para demonstrar seu sucesso, mas não precisei perguntar nada disso para ela. Seu olhar demonstrava sua felicidade por tudo que estava realizando, isso sim é sucesso!

Por horas conversamos sem nem ver que já havia decorrido mais de 3 horas que estávamos ali naquela cafeteria na cidadezinha que nos conhecemos quando crianças… tanto aquele olhar me ensinou!

Não é onde você está nem com o que trabalha, mas sim o que lhe traz o brilho no olhar! Ali se encontra o sucesso!

O grande pensador Confúcio, certa vez disse que se você trabalhar com o que ama, não trabalhará nem um dia na sua vida! Pois é, demorei para entender isso, mas quando temos amor pelo que fazemos, tudo se faz leve, diferente de quando fazemos um trabalho por obrigação e por dinheiro tão somente… assim, o fardo é pesado! Principalmente se for em prol de uma imagem que queremos causar para outras pessoas.

O que é o real sucesso?

O que é ser bem sucedido?

A resposta está em ser feliz! Resplandecer o brilho da alma! Buscar a realização de sonhos!

O amigo de verdade vai ver isso no seu olhar e vai ter a certeza de que você é uma pessoa de sucesso! Uma pessoa que está além desta luta desenfreada por ganhar dinheiro e perder vida para agradar tantas pessoas, menos você mesmo!

Seja como dona de casa, seja como líder de um império, onde está a felicidade do seu coração é onde você deve estar, porque o sucesso depende do ângulo de quem vê!

Michelle Carvalho

e-mail: michellecarvalhoadvogada@yahoo.com.br        

Instagram: @michelle_carvalho_escritora

Facebook: Michelle Carvalho Escritora

Fonte: 

Imagem destacada: https://pixabay.com/pt/photos/amizade-divers%c3%a3o-retroilumina%c3%a7%c3%a3o-2366955/

Mostrar mais

Michelle Carvalho

Biografia: Advogada, Escritora desde os 13 anos, com participação em inúmeras antologias literárias e premiações no Rio de Janeiro e em São Paulo. Ganhadora do Premio Baixada de Literatura em 2014. Lançou 4 livros: “Furor Letárgico da Alma” (2009), “Versos de Princesa Prometida” (2015 – na 17ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro) e “Cindy Entre Patas e Reinos” (2018) e Cindy Entre Patas e Reinos 2 (2019 – 19ª Bienal Internacional do do Livro do Rio de Janeiro) , estes dois últimos projetos de leitura na Cidade das Artes/RJ, em várias escolas nacionais e internacionais. Além de diversas participações em projetos culturais literários em escolas com palestras motivacionais, intervenções literárias e poéticas em saraus, sendo o último deles o Programão Carioca da Rede Globo no ano de 2018, Participação na FLIM e FLISGO no ano de 2019, bem como posse na ACLAM – Academia de Ciências, Letras e Artes de Magé.

Artigos relacionados

2 Comentários

Botão Voltar ao topo