Marcos Pereira

MITO

Palavra derivada do grego, proveniente de dois verbos: mytheyo (contar, narrar para o outro) e mytheo (conversar, anunciar, nomear), podendo ser associada à ficção, a lenda ou a imaginação.

Baseando-se nesta definição, podemos dizer que o povo utiliza-se desses adjetivos para resolver todos os malefícios que os atormentam.

Prova disso, são os super-heróis com características sobre-humanas criados no imaginário do povo para acabar com toda perniciosidade que os afligem. Podemos citar como exemplo: Batman, Homem de ferro, Mulher Maravilha, Super Homem entre outros. Assim, de tempos em tempos, o povo cria um mito para salva-los, mas embora ele tenha sido criado para esclarecer e resolver todos os problemas gerados por aqueles que originaram a decadência do povo, o mito, não poderá esquecer que ele dependerá do aperfeiçoamento das ciências e de suas práticas e técnicas, pois saber distingui conceitos, plataformas e projetos é essencial para a sua evolução e permanência no status adquirido.

Os seus seguidores, não podem e nem devem levar os fatos reais como imaginários, pois a relação que se espera do mito, não é a exclusão de alguns, mas sim a interpretação da diferença entre os fatos e a fantasia histérica do poder.

Apesar de ser um mito, ele não possui a posse ou o comando da verdade única, mesmo se elas forem de conhecimento popular, pois afinal de contas, o mito é um herói e o que esperamos dele são ações e não retardações.

A função do mito não é a utilização da simbologia ou de personagens, mas sim a prática e a eficiência na resolução dos problemas do povo.

O seu discurso não pode ser irreflexivo, pois apesar de ser mito, ele não está separado dos homens.

As suas aparições, não podem fazer parte de desavenças e interpretações ambíguas entre aqueles que o seguem e aqueles que discordam da sua função.

Para que este mito/homem possa compreender a função a qual desempenha, é fundamental que encontre o equilíbrio da linguagem e do conhecimento para transmitir ao seu povo a inspiração de uma sociedade nobre, eficiente, intelectual, crescente e salutar.

Marcos Pereira

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo