Dicas de InglêsLiterawebRenato Cardoso

Dicas de Inglês – Cap.#11 – Técnicas de Leitura

@profesorrenatocardoso

A leitura é uma habilidade fundamental para aprender um novo idioma, e o inglês não é exceção. Além de ampliar seu vocabulário, a leitura também melhora sua compreensão gramatical e te ajuda a se familiarizar com diferentes estilos de escrita. No entanto, para tirar o máximo proveito da leitura em inglês, é importante desenvolver técnicas eficazes. Aqui estão algumas estratégias que podem te ajudar a se tornar um leitor mais fluente:

Skimming (Leitura Rápida): Esta técnica é ideal para ter uma visão geral do texto. Passe os olhos rapidamente pelas palavras, prestando atenção aos títulos, subtítulos, imagens e palavras-chave. Isso te dará uma ideia do tema e da estrutura do texto antes de começar a leitura detalhada.

Scanning (Escaneamento): Use esta técnica quando estiver procurando por informações específicas no texto. Em vez de ler palavra por palavra, mova seus olhos rapidamente pelas frases em busca de palavras-chave relacionadas ao que você procura. Isso economiza tempo e te ajuda a encontrar as informações desejadas.

Leitura Extensiva (Extensive Reading): Essa técnica é perfeita para melhorar seu vocabulário e sua fluência geral. Escolha textos que sejam um pouco mais fáceis do que o seu nível atual e leia-os de forma relaxada, sem se preocupar com cada palavra. Concentre-se na compreensão geral e aproveite o processo de leitura.

Leitura Intensiva (Intensive Reading): Ao contrário da leitura extensiva, a leitura intensiva requer uma análise mais detalhada do texto. Selecione um texto mais desafiador que corresponda ao seu nível de inglês e leia-o com cuidado, prestando atenção à estrutura das frases, ao uso de vocabulário e à compreensão detalhada. Anote palavras desconhecidas e pesquise seus significados posteriormente.

Leitura Contextual: Essa técnica envolve inferir o significado de palavras ou frases com base no contexto em que elas estão inseridas. Em vez de recorrer ao dicionário imediatamente, tente deduzir o significado com base nas informações circundantes, como palavras-chave, expressões ou exemplos. Isso ajuda a desenvolver sua habilidade de compreensão contextual e a aumentar seu vocabulário.

Leitura de Materiais Autênticos: Para expandir seus horizontes, tente incorporar materiais autênticos em sua leitura. Isso inclui jornais, revistas, blogs e livros escritos originalmente em inglês. Embora possam ser desafiadores, esses materiais fornecem uma exposição autêntica à língua e ajudam a familiarizá-lo com diferentes estilos de escrita.

Lembre-se de praticar essas técnicas regularmente para aprimorar suas habilidades de leitura em inglês. Comece com textos mais simples e vá aumentando gradualmente o nível de dificuldade. Com o tempo, você se tornará um leitor mais confiante e fluente!

Boa leitura!

Mostrar mais

Renato Cardoso

Renato Cardoso é casado com Daniele Dantas Cardoso. Pai de duas lindas meninas, Helena Dantas Cardoso e Ana Dantas Cardoso. Começou a escrever em 2004, quando mostrou seus textos no antigo Orkut. Em 2008, lançou o primeiro volume de “Devaneios d’um Poeta” e em 2022, o volume II com o subtítulo "O Rosto do Poeta". Graduado em Letras pela UERJ FFP e graduando em História pela Uninter. Atua como professor desde 2006 na rede privada. Leciona Língua Inglesa, Literatura, Produção Textual e História em diversas escolas particulares e em diversos segmentos no município de São Gonçalo. Coordenou, de 2009 a 2019, o projeto cultural Diário da Poesia, no qual também foi idealizador. Editorou o Jornal Diário da Poesia de 2015 a 2019 e o Portal Diário da Poesia em 2019. É autor e editor de diversos livros de poesias e crônicas, tendo participado de diversas antologias. Apresenta saraus itinerantes em escolas das redes pública e privada, assim como em universidades e centros culturais. Produziu e apresentou o programa “Arte, Cultura & Outras Coisas” na Rádio Aliança 98,7FM entre 2018 e 2020. Hoje editora a Revista Entre Poetas & Poesias e o Suplemento Araçá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo