Diário de um espectro chamado mãeJosilene Pessoa

Série: Diário de um espectro chamado mãe – Texto: Os anjos ‘DO’ azul

Rede de apoio não deveria ser privilégio,
deveria cobrir a todos…

O Diário dessa semana vem abrir espaço para as vozes que ficam em segundo plano muitas vezes.

Quero deixar claro aqui que temos a total consciência de que nem toda família, sendo atípica ou não, dispõe de rede de apoio e sabemos o quanto já é difícil mesmo quando se tem ajuda, imagina sem.

Mas hoje quero dar destaque a essas pessoas. As da rede de apoio.

Alguns tem amigos bem próximos, parentes, tios, tias e padrinhos… E eles:
Os vovôs e as vovós!

O que seria de nós sem eles em muitos momentos!

“Os anjos do azul”

Normalmente as pessoas se referem aos autistas como: ‘anjo azul’. E há quem não goste desse termo! É a tal romantizacão que se fala hoje em dia.

Particularmente não tenho nada contra o termo e nem a romantizacão “moderada” das vida, tendo plena consciência de que os problemas existem mas precisamos de uma trégua de vez em quando. Um sopro de esperança seja ele qual for.

Afinal, quem nunca procurou em algum momento da vida um romance para acalentar o coração? Um romance que nos faça ter esperança novamente. Pois temos que concordar que só filmes de terror ou drama uma hora vão nos tirar o brio.

Usei esse termo: “Os anjos do azul” para me referir a essas pessoas que são anjos na vida dos Atípicos. Que tem paciência! Que nos dão sempre uma palavra se consolo. E que se doam de coração.

A essa rede de apoio forte e poderosa eu presto essa homenagem e digo a vocês:
Não desistam de nós! Vocês são essenciais.

Se você não tem rede de apoio e está achando que esse é mais um texto romantizando o mundo autista. Se você é a sua única rede de apoio eu te digo:

Não desista de si mesma e do seu filho(s) ou filha(s). Orgulhe-se de você que sozinho(a) tem feito um ótimo trabalho!

Não esmoreça! Seja forte! Siga em frente!

O Diário estará sempre aqui para te ouvir!

07 de Maio de 2023.

Josileine Pessoa F Gonçalves

Imagem do texto: https://pixabay.com/images/id-1005546/

Imagem destacada: https://pixabay.com/images/id-3447075/

Mostrar mais

Josileine Pessoa F. Gonçalves

Nascida no município de Niterói – RJ, Moradora de São Gonçalo, onde tambem cursei a maior parte dos estudos no Colegio Estadual Nilo Peçanha. Formada em Letras/Port. – Inglês pela Universidade Estácio de Sá. Trabalho na área da educação e ensino de inglês. Atualmente ministrando aulas de Produção Textua na rede particular de ensino e aulas de inglês online. Faço parte do Coletivo de Escritoras Vivas de São Gonçalo desde o segundo semestre de 2022 e sou membro da União Brasileira de Trovadores, a UBT São Gonçalo, desde Janeiro de 2023. Colunista da Revista Entre Poetas e Poesias, além da coluna com textos variados, ofereço aos leitores minha "escrevivencia" atípica na Série "Diário de um espectro chamado mãe, onde é possível encontrar textos diversos dentro do universo autista. Sou casada, mãe de dois filhos autistas, poeta, escritora e trovadora sempre gostei de compor e escrever sobre vida e sociedade. Inclusive com composições, paródias e versões para uso educacional. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo