Elias Antunes

ENCANTOS DA POESIA

ENCANTOS DA POESIA

 

Por Elias Antunes

 

Em novo livro de poesia, o premiado “A lírica poética da manhã que chega”, de Sônia Elizabeth há toda a carga e densidade poética capaz de levar o leitor ao encantamento.

“Mas tem riqueza de sobra no que sonho,

Feito um pássaro branco que não voa

Mas sabe a grandeza universal de tudo,

Feito minguar de fome

Sobre um banquete de farturas”.

(ELIZABETH, p. 35)

 

Estamos diante de uma das mais talentosas poetas da atualidade que sabe utilizar os recursos estilísticos e de linguagem, professando sua paixão pela tessitura das palavras.

Sônia Elizabeth é poeta-artesã, a qual vai montando seus poemas com as próprias mãos, encaixando palavra por palavra, resultando em “objeto” de arte e beleza imensas.

O livro pode ser lido como uma sequência única, todavia exige paragens, enaltecendo o sonho, a mitologia, o amor, a história, o cotidiano, a magia…

Leitura agradável e que propicia encontrar verdadeiros tesouros da linguagem que somente uma grande autora consegue capturar.

Sônia Elizabeth é uma escritora que precisa ser lida e reconhecida por todos aqueles amantes da poesia.

 

Fonte da imagem: Foto do autor.

 

Mostrar mais

Elias Antunes

Filho de um dos trabalhadores pioneiros que construíram Brasília, Elias Antunes nasceu em Goiânia, em 1964. Trabalhou como servente de pedreiro, vendedor ambulante, contínuo. Depois, entrou na Secretaria de Segurança de Goiás, por concurso. Bacharel em Direito, UCG, Mestrado (incompleto) em Teoria Literária, UnB. Em 1993, por concurso, entrou no Tribunal de Justiça do DF, passando a morar no Distrito Federal. Concomitantemente, foi professor do ensino médio e universitário de História da Filosofia, de Redação, de Direito e Legislação e de Teoria Literária. Seu livro de poemas “Chamados da Chuva e da Memória” ganhou o prêmio da Funarte de Criação Literária e o prêmio “il convívio”, na Itália (1º lugar). Seu romance “Suposta biografia do poeta da morte”, ganhou os prêmios: Hugo de Carvalho Ramos, 2008 (1º lugar), Prêmio Jabuti, 2011 (finalista), prêmio “il convívio”, na Itália (1º lugar). Tem 20 livros publicados e ganhou mais de 300 (trezentos) prêmios. Participa de mais de 100 antologias e obras coletivas no Brasil e no exterior. Cocriador das revistas O artesão, Rotina, Flor & sol e Linhas & Letras e dos jornais Tempoesia, Jornal de Poesia e Artefatos. Tem poemas traduzidos para os idiomas: espanhol, francês, inglês, esperanto, galego, romeno, italiano, catalão, alemão, sueco, russo e hindi. Com publicações nos países: Rússia, Itália, Argentina, Portugal, França, Estados Unidos, Espanha, Romênia, México, Suécia, Vietnã, Índia e Venezuela.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo