Michelle Carvalho

Uma viagem no tempo…

 

 

Em uma viagem sinestésica

Estou em vários lugares

Momentos e sentimentos

 

Olho-me

Reencontro-me

Acolho-me

 

Sinto saudade

Sinto alívio

Sinto a transformação

 

E nessas viagens

Temos a certeza de que somos mais fortes do que imaginamos…

(Michelle Carvalho)

 

 

O que você sente ao deparar-se com um livro que marcou sua infância?

E ao ouvir uma música antiga surgir melodiosa no rádio de forma inesperada?

Ou quando sente um perfume que marcou sua vida?

Rever em uma estante ou encontrar um livro que marcou sua infância, o primeiro livro que você leu, faz-nos viajar e reviver o momento. Os livros nos fazem viajar em sonhos vividos por nós e na imaginação do escritor.

As músicas e melodias nos teletransportam a vivências, pessoas, momentos… Uma viagem no tempo… O som melodioso e marcante nos faz repulsar o que foi sentido, dores viventes, alegrias gritantes, amores, felicidade, saudade… Faz-nos reler aprendizados e situações que nos transformaram.

E o que falar dos cheiros, perfumes, aromas?

Cheiro de um lugar da infância, o perfume de alguém, o aroma de uma comida que nos dispara o salivar na boca e a festa das papilas gustativas…

Tantas emoções sinestésicas embaralhadas nas lembranças. Coisas que se foram, que pareciam esquecidas, mas que retornam como mágica com esses sons, cheiros e imagens…

Tudo guardado no baú das lembranças, tudo que parecia perdido, esquecido, empoeirado…

Quando retornamos a lugares com aromas da infância temos um reavivar da euforia que vivia em nós, uma energia cheia de nós mesmos, de quem éramos e pensávamos ter se esvaído. Esses encontros recarregam a bateria da vida em momentos inesperados.

Ver e sentir um livro com seu cheiro peculiar de livro novinho, recém adquirido faz-nos fechar os olhos para saborear aquele encontro…

O cheiro de material escolar trazido da papelaria parece fazer impulsionar dentro de nós uma gana de esperança em um novo momento, porque é isso que sentíamos no início do ano ao retornarmos a escola cheios de sonhos, de renovação, de uma nova etapa, de crescimento…

O perfume inconfundível das roupas do pai, de um brinquedo desejado, de um chá da vovó, da casa do encontro familiar, do entardecer, do cabelo da mãe, dos presentes e dos preparativos natalinos…

Ao escrever estas linhas recordo-me de um fato engraçado da minha infância, minha tia dizia que a música que estivesse tocando quando ligássemos o rádio seria a música da minha vida! A expectativa ficava alta e em várias vezes estava apenas tocando jingle (mensagem musical publicitária) de algum produto, na maioria das vezes de inseticida, e nós caíamos na gargalhada. Mas isso não apagava a expectativa para em um outro dia esperar pela música que nos surpreenderia quando ligássemos o rádio.

A emoção do inesperado da música que nos surpreende ao ser tocada no rádio causa um sentimento diferente da escolha voluntária para ouvi-la, é uma coisa que não sei explicar, nos faz viajar, remonta coisas que fazem a gente rir a toa,  ficar com os olhos fixos no horizonte ou até mesmo dar um grito eufórico e levantar pra dançar.

Acho particularmente interessante ouvir essas músicas que nos fazem voltar no tempo sem sair do lugar, parece que visitamos um tempo dentro de nós mesmos, olhamos aquilo tudo acontecendo no passado, mas sem as dores sentidas, um espelho de nós mesmos com a segurança de que tudo passou, contudo com a empatia por aquela parte de nós que está lá e foi importante para nossa evolução como pessoa.

O remonte da vida é bom para nos resgatar, reavivar, energizar e até chorar por saudade, mas também sorrir por lembrar-se de tanta coisa boa guardada no baú da vida, que tem sua chave guardada nos cheiros, livros e sons…

 

Michelle Carvalho

e-mail: michellecarvalhoadvogada@yahoo.com.br

Instagram: @michelle_carvalho_escritora

Facebook: Michelle Carvalho Escritora

Youtube: Michelle Carvalho Escritora

Fonte da imagem destacada: https://pixabay.com/pt/photos/um-livro-treinamento-p%c3%a1ginas-ler-2710453/

Mostrar mais

Michelle Carvalho

Biografia: Advogada, Escritora desde os 13 anos, com participação em inúmeras antologias literárias e premiações no Rio de Janeiro e em São Paulo. Ganhadora do Premio Baixada de Literatura em 2014. Lançou 4 livros: “Furor Letárgico da Alma” (2009), “Versos de Princesa Prometida” (2015 – na 17ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro) e “Cindy Entre Patas e Reinos” (2018) e Cindy Entre Patas e Reinos 2 (2019 – 19ª Bienal Internacional do do Livro do Rio de Janeiro) , estes dois últimos projetos de leitura na Cidade das Artes/RJ, em várias escolas nacionais e internacionais. Além de diversas participações em projetos culturais literários em escolas com palestras motivacionais, intervenções literárias e poéticas em saraus, sendo o último deles o Programão Carioca da Rede Globo no ano de 2018, Participação na FLIM e FLISGO no ano de 2019, bem como posse na ACLAM – Academia de Ciências, Letras e Artes de Magé.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo