Altamir Lopes

A LUZ NO FIM DO TÚNEL

 

Pelo menos dentro do vernáculo da língua portuguesa praticada no Brasil, há muito tempo usa-se a famosa força de expressão “luz no fim do túnel” para tentar trazer esperança(?) àqueles que procuram um motivo para seguir em frente ante a uma situação de perigo, desânimo ou desespero. Mas justamente esses três últimos são os principais algozes da racionalidade humana.

A Luz no fim do túnel, nesse sentido, carrega uma possibilidade de novas possibilidades, um recomeço, renovo, soluções de problemas…enfim.

E a despeito da beleza da nossa língua e das suas figuras de linguagem: hipérboles, metáforas, símiles e afins, agora vos apresento – talvez imponho – um paradoxo (ou quem sabe um ato irônico), para confrontar o que talvez seria uma falácia pseudo-ferroviária:

 

Cuidado com a luz no fim do túnel!

Talvez não seja o fim do túnel.

Pode ser que seja só o começo dele.

 

Cuidado com a luz no fim do túnel!

Talvez não seja a luz da esperança.

Pode ser, sim, um trem-bala vindo em sua direção, pronto para atropelá-lo.

 

Cuidado com a luz no fim do túnel!

Talvez você não deveria estar vendo luz nenhuma.

Aliás, já parou para pensar sobre como você acabou dentro desse túnel?

 

Cuidado com a luz no fim do túnel!

Porque nem sempre o que reluz é LUZ.

Você deveria saber disso antes de julgar o que meramente lhe aparece aos olhos.

 

Cuidado com a luz no fim do túnel!

Talvez o mais importante seja não sair dos trilhos.

Ou quem sabe,

Descobrir, criar, compreender e viver a própria e verdadeira luz.

 

 

Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/t%c3%banel-comboio-estrada-de-ferro-518008/

Mostrar mais

Altamir Lopes

- Graduado em Gestão de Negócios, MBA em Gestão de Recursos Humanos, Orientador Educacional e de Carreira, Licenciando em Pedagogia e Pós-graduando em Neuropsicopedagogia. - Desenhista, formado pelo SENAC RJ. - Terapeuta Integrativo, Formado em Reflexoterapia, Quiropraxia e outras técnicas holísticas. - Palestrante, Instrutor de cursos gerenciais e Técnicos. - Mas acima de tudo, um servo do Deus vivente Jeová, Pai, marido e ser humano reflexivo. Na coluna que leva o meu nome, vamos nos encontrar para refletir sobre a arte da gestão de pessoas e relacionamentos. Nos meus textos, pretendo levantar questões e reflexões sobre a sociedade humana e seus meandros paradoxais e especialmente, a relação que cada um tem consigo mesmo por meio de textos em verso, prosa, crônicas, contos etc. E também publicarei na coluna RH - Resultados Humanos, artigos que tratam dos Resultados da ação Humana na História. Entrevistas com pessoas que fizeram acontecer e reflexões profundas também farão parte dessa coluna. De vez em quando, em quaisquer dessas colunas, vou publicar uma charge ou caricatura autoral...Espero que gostem.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo