Altamir Lopes

DECISÕES

O que todos nós temos que executar a partir do momento em que abrimos os olhos, todos os dias? Decisões.

Sim. Consciente, inconsciente ou de forma subconsciente, tomamos decisões.
Tanto na forma da vida real, quanto na forma da vida “virtual”, é impossível viver sem tomar decisões. Está vivo? Existe? Então você não escapa: Lhe é imposto tomar decisões.

E quais são os dificultadores – ou talvez, os facilitadores – do processo de tomada de decisões? Vários. Mas o que destaco para esse pequeno texto é a captação de Dados. Sim, dados. Precisam ser reais, verdadeiros, aplicáveis a situação em questão, em dose suficiente e geradores de convergência semântica e pragmática. Precisam ser adquiridos em fontes fiáveis – Confiáveis.

E antes que você decida deixar o desespero tomar conta do si ao conscientizar-se que possivelmente muitas das decisões que já tomaste até agora foram subprodutos de aquisição de fontes ora incompletas, ora não-confiáveis, vamos fazer uso de fontes para falar de fontes, que tal? Afinal, a decisão derradeira sobre aceitar ou não as fontes, sempre será do receptor da mensagem, certo?

Para começar, me chama a atenção o cuidado que o mais impresso, distribuído e comentado livro do planeta corrobora e assenta – Questione, pesquise, aprofunde, analise, observe, estude:

O ingênuo acredita em tudo o que lhe dizem, mas o homem esperto olha onde pisa.” — Provérbios 14:15, Bíblia Pastoral.

A partir desse pressuposto, fica fácil perceber a dimensão pueril na qual se encontram as práticas pseudocivilizatórias da nossa sociedade. Se por pura preguiça, incapacidade cognitiva básica, algum tipo de deficiência psicológica-mental, idade tenra ou simplesmente por opção pessoal, parece que a humanidade viciou – por conta talvez da falta de exercícios cerebrais neuroplásticos – em nadar somente em águas rasas. Bem rasas. Concorda? Afinal, aprender a nadar, a mergulhar, a se aprofundar gera muita necessidade de cuidado e esforço…

E, falando em se aprofundar, que tal a citação abaixo?
Olhe-se no espelho em silêncio por 20 segundos. Se você levasse 1 segundo para cumprimentar cada uma das células de seu corpo, não completaria a tarefa em menos de 1 milhão de anos. Somos MUITO MAIS do que imaginamos.” – Alessandro Loiola, Médico e Escritor Brasileiro

Uma vez diante de uma fonte realmente confiável, o quanto de informação seremos capazes de absorver? Como citado pelo ilustre Doutor Loiola, há “muito mais” pra se descobrir, conhecer, estudar, reconhecer e utilizar na busca de informação pura, do entendimento e da compreensão plena. Fazer tudo isso envolve tempo, humildade, esforço e muito mais… mas o resultado é nada menos do que libertador. É uma pena que muitos, mas muitos decidem por continuarem a serem escravos da mentira, do medo, da lascívia e da ignorância.

Dentro de todo esse contexto e conectando com a premissa dos parágrafos anteriores ao passo que observamos os poltrões representantes humanoides, não parece que algo ou alguém(ens) tem se empenhado em alimentar o processo deletério de putrefação neuronal da coletividade humana, alimentando-os com nada mais do que lixo? Em resumo: Quem tiver o poder de controlar a fonte, se apoderará dos que nela vem tomar sua água. E esses últimos tomarão decisões que possivelmente não serão exatamente as suas próprias…”

Fonte da imagem: https://pixabay.com/pt/photos/xadrez-conselho-jogos-2730034/

Mostrar mais

Altamir Lopes

- Graduado em Gestão de Negócios, MBA em Gestão de Recursos Humanos, Orientador Educacional e de Carreira, Licenciando em Pedagogia e Pós-graduando em Neuropsicopedagogia. - Desenhista, formado pelo SENAC RJ. - Terapeuta Integrativo, Formado em Reflexoterapia, Quiropraxia e outras técnicas holísticas. - Palestrante, Instrutor de cursos gerenciais e Técnicos. - Mas acima de tudo, um servo do Deus vivente Jeová, Pai, marido e ser humano reflexivo. Na coluna que leva o meu nome, vamos nos encontrar para refletir sobre a arte da gestão de pessoas e relacionamentos. Nos meus textos, pretendo levantar questões e reflexões sobre a sociedade humana e seus meandros paradoxais e especialmente, a relação que cada um tem consigo mesmo por meio de textos em verso, prosa, crônicas, contos etc. E também publicarei na coluna RH - Resultados Humanos, artigos que tratam dos Resultados da ação Humana na História. Entrevistas com pessoas que fizeram acontecer e reflexões profundas também farão parte dessa coluna. De vez em quando, em quaisquer dessas colunas, vou publicar uma charge ou caricatura autoral...Espero que gostem.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo