Ângela Moreira

Poetizando através de acrósticos

Há alguns anos fui trabalhar na Sociedade de Ensino Dorvalina José, na rua Mário Pinotti, na travessa Ferreira Paim nº45, que leva esse nome em homenagem ao avô da poetisa sobre quem falarei hoje em minha coluna. E nesse colégio conheci e fiz uma grande amizade com a direção e os responsáveis pela escola, que eram Iracy Ferreira da Costa, Lourival Ferreira da Costa e Jaira Ferreira da Costa. Foi nesse Colégio que minha peça foi encenada pela primeira vez pelos meus alunos do Ensino Fundamental, intitulada O Cisne Branco. Fiquei muito agradecida pelo apoio que me deram. Foi através dessa amizade de anos que conversando com Jaira, descobri sua paixão por acrósticos. E através dessa paixão ela veio poetizando ao longos dos anos através de acrósticos. E resolvi então, lhe prestar essa homenagem, publicando um dos seus inúmeros acrósticos em minha coluna.

Jaira Ferreira da Costa

A autora desses acrósticos, as quais me refiro chama-se Jaira Ferreira da Costa, que tem formação em Educação como Administradora Escolar e Professora nas áreas de Pedagogia pra Formação de Professores. Formada pela Faculdade Plínio Leite. Atuou em escolas de São Gonçalo e Niterói como professora e coordenadora do primeiro ao nono ano do fundamental, Educação Infantil, Supletivo e Direção Administrativa.

Antes de fazê-lo gostaria de definir em poucas palavras o Acróstico. Composição em verso cujas letras iniciais (às vezes mediais ou as finais), lidas no sentido vertical, formam uma ou mais palavras, que são o tema, o nome do autor ou o da pessoa a quem foi dedicada a composição.

S orrateira, corre livre e pintada

E spanta ao rosnar, esse animal feroz

L ança das garras, força e furor quando

V agueia à noite, como caçador

A lcança a vítima e dela se apodera

G ato felino, da fauna é fera

E mbeleza a mata, provoca pavor

M ansa na beleza, selvagem predador.

Mostrar mais

Angela Moreira

Angela Moreira . Graduada em Português, Inglês e Literatura,pela Faculdade Niteroiense de Letras, Pedagogia e Turismo. Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.Trabalhou durante trinta e quatro anos na Rede Privada . Trabalha na Rede Estadual de Ensino desde 2008. Poeta, contista,colunista do Portal ,contadora de histórias, tem três peças escritas, muitas poesias e contos, Organizadora de vários Concursos de poesias escolas em que trabalha. Escreveu o Livro: Um Pouco de cada coisa: Contos e Poesias e também participou com seus contos e poesias com muita honra e orgulho de três Antologias junto com o grupo do Diário da Poesia: O Diário em Poemas, Almas em prosa e verso e Escritos Diários.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo