Uncategorized

30 de janeiro, Dia da Saudade

@revistaentrepoetas / @professorrenatocardoso / @literaweb

Saudade é um sentimento universal, porém é uma palavra que só existe na Língua Portuguesa. Segundo Carolina Michaelis ou José Pedro Machado, a palavra saudade vem do latim “solitate” que significa “isolamento, solidão”.

Sentimos saudade quando estamos distante ou na ausência de algo ou alguém. A saudade pode ser sentida na amizade, no amor, ou em qualquer relação que envolva um sentimento afetivo.

No Brasil, o Dia da Saudade é comemorado no dia 30 de janeiro, quando as pessoas recordam de bons momentos que já passaram ou boas pessoas que já se foram ou não estão pertos da gente.

Então, se sente saudade de alguém com quem ainda possa conversar, diga. Aproveite o dia e demonstre a saudade que você sente de alguém.

Mostrar mais

Renato Cardoso

Renato Cardoso é casado com Daniele Dantas Cardoso. Pai de duas lindas meninas, Helena Dantas Cardoso e Ana Dantas Cardoso. Começou a escrever em 2004, quando mostrou seus textos no antigo Orkut. Em 2008, lançou o primeiro volume de “Devaneios d’um Poeta” e em 2022, o volume II com o subtítulo "O Rosto do Poeta". Graduado em Letras pela UERJ FFP e graduando em História pela Uninter. Atua como professor desde 2006 na rede privada. Leciona Língua Inglesa, Literatura, Produção Textual e História em diversas escolas particulares e em diversos segmentos no município de São Gonçalo. Coordenou, de 2009 a 2019, o projeto cultural Diário da Poesia, no qual também foi idealizador. Editorou o Jornal Diário da Poesia de 2015 a 2019 e o Portal Diário da Poesia em 2019. É autor e editor de diversos livros de poesias e crônicas, tendo participado de diversas antologias. Apresenta saraus itinerantes em escolas das redes pública e privada, assim como em universidades e centros culturais. Produziu e apresentou o programa “Arte, Cultura & Outras Coisas” na Rádio Aliança 98,7FM entre 2018 e 2020. Hoje editora a Revista Entre Poetas & Poesias e o Suplemento Araçá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo