Colei da FFP-UERJ

Tia, como se escreve?

 

 

Pelo caminho de paredes amarelas, adentrei por um portal que possuía um mar de palavras. Onde o tempo era na aurora de uma primavera .

Diversas criaturinhas me observavam com curiosidade.

Mas logo gostaram da minha presença e os olhos brilhantes das criaturinhas, quando observavam as ondas daquele mar, me olhavam com ternura e perguntavam:

Tia, como se escreve crescer?

É que nem peixe em inglês?

Ora, talvez? O abismo entre sh e sc nem é tão grande assim e se for parar para pensar, elas juntinhas  parecem mesmo como um peixe.

Crescer é uma palavra bonita, mas não rima com esperança .

Esperança? Bom, também é uma palavra bonita e crescer é uma das melhores formas de se ter esperança, elas podem até não rimar, mas combinam.

E, tia, como se escreve esperança? Eu acho que tem til lá no a e um s na ponta.

Til não tem, nem s, mas sabe de uma coisa? Entrelaçando os dois forma o símbolo do infinito.

Entrelaçando rima com estrelando e os dois combinam com infinito. Essas ondas parecem mesmo não ter fim.

Ah que beleza é ser tia nesse tempo finito onde as criaturinhas tem sabedoria infinita e uma paisagem de um mar que leva até o horizonte da esperança. Sai do portal como se tivesse sido empurrada por um tornado, não via mais as criaturinhas.

O mar de palavras veio comigo em uma conchinha, quando no ouvido a colocava, nela escutava: Tia, como se escreve?

 

CAMILA FERREIRA DA SILVAÉ graduanda em Letras – Português/Literaturas na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ) e mãe solo atípica de um lindo menino. Atualmente, é pesquisadora na área de Literatura pela bolsa de Iniciação Científica na CNPQ, colunista do jornal virtual Clementina de Jesus da FFP. Além disso, é bolsista voluntária do COLEI. Ademais, possui interesses na área de Literatura afro-brasileira, gêneros textuais de Cordel e Quadrinhos, além de estudos discursivos sobre educação antirracista e inclusiva para crianças e jovens. 

A imagem que acompanha a postagem é de autoria da Camila Ferreira da Silva.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo