JuventrovaNotícias UBT

UBT-SG funda Trovadotecas em São Gonçalo e adjacências

As trovadotecas ficarão dentro das bibliotecas das escolas contempladas.

A União Brasileira de Trovadores seção São Gonçalo, sob a Presidência do professor e poeta Renato Cardoso, promoverá mais um grande projeto. Unido ao Projeto Juventrova, a seção gonçalense da UBT fundará quatro Trovadotecas ainda em 2023.

O projeto tem como objetivo principal deixar um legado aos alunos e professores, que terão um material (livros, encartes e boletins) sobre a trova e a UBT para futuras consultas em novos projetos associados a instituição de trovadores local.

A primeira será fundada na Escola Municipal João Cabral de Melo Neto, localizada no bairro de Vista Alegre em São Gonçalo, e terá o nome do criador do Projeto Juventrova, o trovador J.B Xavier.

JB XAVIER pseudónimo artístico de José Xavier Borges Júnior, nasceu em Camarinhas, na Grande La Coruña, norte da Espanha, em 1953. Chegou ainda criança ao Brasil, onde viveu a infância e juventude nas cidades de São Francisco do Sul e Joinville, ambas no Norte Catarinense. JB Xavier é engenheiro, psicólogo e administrador de empresas. É empresário do ramo metalúrgico, escritor, contista e poeta. Possui o livro de contos “Caminhos” publicado pela editora Alta Books,e o romance “Não Haverá Amanha” publicado pela editora Tachion. JB Xavier é também trovador e ocupou o cargo de Secretário Nacional da União Brasileira de Trovadores – UBT.

Bendito aquele que aprende
a receber uma ofensa,
sem reprender quem ofende
nem julgar o que ele pensa

Erra muito seriamente
quem hesita em perdoar,
mas erra completamente
quem pune sem hesitar.

As Trovadotecas nasceram com o intuito de fortalecer a trova e a UBT, fazendo com que os jovens se interessem por ambos. É um caminho árduo, de muito trabalho, onde esperamos, em breve, colher grandes frutos” – relata o presidente da seção gonçalense e criador do projeto, Renato Cardoso.

Ainda em novembro, o Colégio Auxiliadora, localizado no bairro do Rocha em São Gonçalo, receberá a Trovadoteca Gilvan Carneiro da Silva.

GILVAN CARNEIRO DA SILVA, talentoso poeta/trovador residente em São Gonçalo, nasceu a 20 de janeiro de 1945 em Niterói, filho de José Joaquim Pereira da Silva e Maria do Carmo Carneiro da Silva. Pertence à Academia Gonçalense de Letras e à UBT de São Gonçalo, da qual já foi Delegado e Presidente por 3 gestões. Aposentado, arquitetura e magistério foram seus ramos de atividade. Possui, até o início de 2010, “apenas” 11 livros publicados. Atualmente é o assessor da Diretória da União Brasileira de Trovadores seção São Gonçalo.

O pobre estende a sacola:
(que triste contradição!)
– os lábios pedem esmola;
– os olhos pedem perdão…

Fui à missa. Que pecado!
– Perdão, “seu” padre, se errei.
Ela sentou-se a meu lado,
olhei… pensei e… pequei!

A Escola Municipal Clério Boechat, localizada no município de Maricá, receberá, em dezembro, a Trovadoteca Antonio Carlos Rodrigues (in memorian).

ANTONIO CARLOS RODRIGUES nasceu no dia 04 de dezembro de 1948, filho de Domício Azevedo Rodrigues e Dalila Gonçalves Rodrigues. Era filiado à UBT São Gonçalo/RJ. Além de trovador, habilidoso sonetista. Deixou cinco livros publicados: “Primeiros Versos”, “Canto da Dor”, “Nós”, “Musa, tu és Mulher” e “Trovas do meu Coração”. Faleceu em São Gonçalo, no dia 29 de março de 2017.

Depois que abriste a cortina
do teu olhar! Que esplendor!
Vi nesse verde, menina,
uma esperança de amor!

Quando tu passas dengosa,
quanta maldade pressinto!
Mas falta ousadia, Rosa,
para dizer-te o que sinto…

Para finalizar as inaugurações do novo projeto, o Educandário Martins, localizado no bairro do Galo Branco em São Gonçalo, receberá a Trovadoteca Levi Alucinação.

LEVI ALUCINAÇÃO, Nascido em 19 de maio, (taurino), no Bairro de Jardim Alcântara, em São Gonçalo. Artista Plástico, começou a pintar em 1975 e a expor em 1977. Sua primeira exposição foi na Aliança Francesa de São Gonçalo. Fez 32 exposições coletivas, entre elas, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1978. Em Prado, São João Del Rei e, Tiradentes MG, na excursão produzida pelo Grupo Geoarte tendo como diretora a artista plástica Vanda Sales. Fez seis exposições individuais. Atualmente, está fora do mercado das artes plásticas. Começou a escrever poesias, mas já havia escrito dez romances, vários contos. Editou, também, dois livros de poesias: “Não esqueças do amor” e “Anjo da Noite”. Realizou festival de poesias na FAPERJ, no Paraíso, na Faculdade Dom Hélder Câmara, em São Gonçalo. Em 1982, fundou a Sociedade Cultural Poets Alucinantes. Em 1988, realizou o “1° Festival Nacional de poesias Poetas Alucinantes”, no auditório da Igreja Católica do Alcântara, S.G. Atualmente, é Vice Presidente de Cultura da UBT Seção de São Gonçalo, da qual já foi presidente.

Numa praça em Salvador
degustei acarajé
da baiana, com fervor,
ela o faz com muita fé!

Deslumbra assim no futuro
a fé na paz esperada,
sonho no presente obscuro
com ordem mal decretada…

A intenção é que a cada ano possamos inaugurar, pelo menos, mais duas trovadotecas pelas escolas locais, aumentando assim o campo de atuação da União Brasileira de Trovadores seção São Gonçalo” – conclui Renato Cardoso

Mostrar mais

Redação

A Revista "Entre Poetas & Poesias" surgiu para divulgar a arte e a cultura em São Gonçalo e Região. Um projeto criado e coordenado pelo professor Renato Cardoso, que junto a 26 colunistas, irá proporcionar um espaço agradável de pura arte. Contatos WhatsApp: (21) 994736353 Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias Email: revistaentrepoetasepoesias@gmail.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo