Cristiane Sousa

Vento que virou ventania

Imagem usada como logo para o textoImagem Canva gratuito

Vento que virou ventania

No quintal um belo amanhecer, sol brilhante , céu azulzinho,  plantas verdinhas e  folhas secas pelo chão,  borboletas bailando nas flores do pé de maracujá …

A voz agitada da mamãe  convida : – Yan e Yanini ,  é hora de levantar crianças, o cuscuz tá quentinho esperando por vocês. Rápido  não  pode demorar para não esfriar !

A palavra “cuscuz “ soou como música para os ouvidos de Yanini, que   foi logo  acordar seu irmão: –  Yan vamos logo a mamãe fez cuscuz !  Disse a menina puxando o lençol que cobria seu irmão.   Apesar de serem gêmeos   idênticos,  tinham gostos e preferências diferentes . E com a voz cansada, ainda com sono,  Yan respondeu: – ah não  eu prefiro pão!

Os dois seguiram até a  cozinha e para alegria de Yan a mamãe também tinha feito um pão que tinha acabado de sair do forno .

Era uma manhã de domingo ,  as crianças estavam animadas para brincar no quintal

Yan gritou: – mamãe  nós vamos brincar no quintal!

E a mamãe respondeu: – podem ir mais tenham cuidado , o vento está aumentando daqui a pouco vai cair muita chuva

Yan e Yanini riram  pois o céu estava azulzinho, o sol brilhava, e um ventinho estava bem mansinho, nem sinal de chuva no céu.

As crianças seguiram para o quintal observando a natureza, as borboletas ainda bailavam e os passarinhos pousaram na mangueira se deliciando com as mangas maduras

Yan e Yanini brincavam com os gravetos  caídos no chão.  De repente,  o vento começou a mudar , ficando cada vez mais forte , as nuvens foram escurecendo e uma ventania tomou conta do quintal. As crianças correram para dentro de casa e  observaram  as gotas de chuva caindo, por todo canto,  movimentadas pela ventania. Yan olhou para sua irmã Yanini, chateado,  olhos cheios de lágrimas e falou: – e agora como vamos brincar?

Yanini que também estava triste, lembrou de uma história que a sua avô  Ana contava, que dizia: ” há muitos anos atrás, quando as crianças do vilarejo terra e vento  , brincavam no quintal e notaram que se aproximava o vendaval. Diante  do perigo   todas as crianças que ali estavam  se reuniram e em coro gritaram : vento  que virou ventania, passa depressa e alegra meu dia ! , e devagarinho a ventania ia acalmando e uma leve brisa surgia. ..  Então as crianças resolveram  tentar .  Yan e Yanini ficaram na janela e começaram a gritar em coro: vento que virou ventania, passa depressa e alegra meu dia! E assim repetiram a frase várias vezes , mas a ventania continuava. Já cansados e com os olhinhos tristes, sua mãe que observava toda movimentação, se aproximou e falou: – crianças, não fiquem tristes, em dias de chuva também podemos nos divertir dentro de casa. Já que vocês lembraram das histórias  da vovó, que tal  visitar o passado?

– VISITAR O PASSADO? Disseram as crianças com cara de espanto .

 A mamãe com um olhar carinhoso respondeu: – Sim visitar o passado, a vovô Ana partiu mais deixou muitas lembranças. Esperem  um minutinho que volto já …

Yan e Yunini ficaram curiosos , e quando a mamãe retornou, notaram que ela carregava um livro de capa dura envelhecido, a mamãe sentou no sofá da sala e chamou:-  Venham crianças !

Ao abrir o livro Yan e Yanini descobriram que se tratava de um álbum com fotos antigas , a mamãe explicou que cada fotografia tem uma história  e com isso foi contando o que havia acontecido em cada foto, quando de repente se deparou com uma imagem que alegrou seu coração. Era uma foto tirada no vilarejo em que morava com a sua família, o mesmo vilarejo citado na história,  que a sua mãe vovó Ana contou para seus filhos.

Retirou a foto do álbum,  e no verso percebeu que havia algo escrito despertando mais ainda a curiosidade das crianças .

A mensagem dizia :  Minha querida filha e seus amigos brincando depois da ventania : vento que virou ventania, passa depressa e alegra meu dia! 26 de julho de 1989. A mamãe sorriu e as lágrimas rolaram no seu rosto, as crianças não entenderam, mas continuaram em silêncio esperando a mamãe falar. Com a voz tremula a mamãe continuou  : – Meus amados filhos, essa mensagem foi deixada pela vovó Ana , para registrar o dia em que eu e meus amigos criamos essa frase que virou uma das histórias da vovó de vocês,  contada várias vezes nas reuniões de família .Yan e Yanini sorriram e foram abraçar a mamãe ,era um momento de emoção, fizeram uma oração em homenagem a vovó Ana e seguiram para janela. De repente o céu foi ficando azulzinho novamente a ventania estava diminuindo e um vento leve ia surgindo, as crianças correram para o quintal e felizes começaram a brincar .

Por um instante, Yan correu para a cozinha ,pegou o aparelho celular , virou para sua mamãe e falou: – Tira uma foto com a gente? A mamãe sorriu e realizou o desejo de Yan, no dia seguinte imprimiu a foto e registrou no verso: Tirada em 26 de julho de 2023, o dia em que o vento que virou ventania, passou depressa  se transformou em leve brisa e  alegrou nosso dia!

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo