Marcos Pereira

SAUDADE

Usada nas poesias de amor, ela carrega a memória de algo e a intensa vontade de reviver certos momentos que nos marcaram. Na maioria das vezes, ela é utilizada para demonstrar tristeza, mas na realidade a palavra saudade é um mix de sentimentos que representa toda expressão de passagem para uma nova etapa de vida.

Não podemos falar dela apenas como um sentimento de pesar. Devemos vê-la e senti-la como um momento de felicidade também, pois se ela existe é porque foi importante e marcante.

Sentir saudade é mais que lembrar e é mais que sofrer.

A vida nos traz momentos que não conseguimos decifrar, mas sejam eles bons ou ruins, eles existem e atendem pelo nome de saudade. Uma expressão de um sentimento único, um momento exclusivo, recheado de ações, risos, lágrimas, toques, pensamentos e visões que nos fazem um ser humano melhor ou não, dependendo do peso que atribuímos a eles.

Na realidade, a saudade está contida em tudo que fazemos ou que deixamos de fazer, pois ela é a vontade expressa de rever ou reviver esses momentos. Então, lembrar significa ter saudade, pois buscando no dicionário a definição de lembrar temos a seguinte conclusão: “trazer para a memória algo percebido, aprendido ou conhecido. Reter algo na mente”.

Assim, o dito sentimento surge ao desejo do homem para superar a finitude e também a temporalidade de reviver uma existência feliz com objetivo de eternizá-la.

A saudade pode ter várias facetas, mas jamais vou tentar não lembrar, pois somos feitos de lembranças e memórias, e a saudade sempre será a lembrança do legado que fica: o amor.

Marcos Pereira

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo