Michelle Carvalho
Tendência

Espelhos d`alma

Espelhos D`Alma

Existe um ditado popular

Mais verdadeiro não há

O qual diz que os olhos são os espelhos da alma

A veracidade deste ditado é de tamanha imensidão

E eu posso constatar

Pois a cada vez que olho em seu olhar

Vejo tua alma por completo

Posso enxergar teu interior, teu modo de ver o mundo

Quando olho nos teus olhos

Algo estranho acontece,

Algo diferente da normalidade

Apesar de que,

Nada é normal quando contigo estou

Mas sinto

Que quando teus olhos vêem minh`alma através dos meus

Sinto-me frágil

Sem querer nem poder esconder-lhe nada

Tu lês meu pensamento e sentimentos através de meus olhos

O mais comovente ocorre quando me beijas

Neste beijo mergulho em teus olhos

E dali não quero mais sair

É uma sensação única, inebriante

Incomparável, inigualável

Cada beijo, cada olhar

São dados em um momento oportuno e certo…

Tudo tão sublime

Que acho que nosso amor tem um tanto quanto de mágico…

(Livro: Versos de Princesa Prometida – Michelle Carvalho)

 

Pois é, os olhos não escondem o que nossa alma sente!

Se ela estremece de amor, o semblante pode tentar disfarçar, mas do olhar saem as mais belas declarações de amor em silêncio.

Se estamos tristes, brotam dos olhos as lágrimas que desmoronam de nossa tristeza…

Em meio a um tormento, o olhar fulmina o que a nosso redor está…

Enfim, o olhar desmistifica o que tentamos esconder com todo o corpo, eis que janela da alma que nos toma por inteiro.

Assim como os olhos, o coração também transborda do que se está repleto, como nítido está nas palavras bíblicas: “A boca fala do que lhe transborda o coração” (Mt. 12, 34).

Por isso reparem nas palavras das pessoas que se inflamam ao falar para o outro com exageros, provavelmente apontam para o outro o que nelas mais dói, o que mais é reparada nela mesma e empolgam-se por indicar o arranhão do outro porque a ferida dentro dela é imensa e dolorida. Apontando o menor ferimento do outro esconde sua magnitude de dor.

Quando temos a grandeza de vislumbrar a beleza, a caridade, o amor sincero do próximo, estamos em paz com nossas fragilidades e externamos um coração cheio de pureza, de coisas boas, fazendo florescer a nossa volta a beleza da vida!

Quem dá amor colhe bondade, posto que atrai o belo pra junto de si, mas quem aponta com palavras e atitudes duras, más e mesquinhas colhe o que mais é abominável, o desprezo! Afinal, quem quer ficar perto de uma pessoa amarga?

Com o advento das redes sociais, os exageros tem se tornado frequentes e gritantes, ecoando por intermináveis disputas de poder, de ostentação, de política, de ideais, causando mágoas, fins de amizade, desarmonia familiar em prol de pontos de vista sem raciocínio lógico por inúmeras vezes, apenas pelo fanatismo de se fazer o possuidor da última palavra.

Nestes tempos de internet comum a todos, os nervos aflorados escondidos e sem rosto fazem pessoas tornarem-se lutadores implacáveis e desordenados de ideais, dos mais implausíveis até os mais comuns e, em todos estes ideais é gerada uma controvérsia, o que deu origem a popularmente chamada “geração MiMiMi”, onde todos reclamam de tudo.

Não que isso já não ocorresse antes, mas as pessoas tem se sentido mais fortes por estarem na solidão concedida por trás de uma tela onde não é visto seu semblante nem seu olhar de raiva, dor, tristeza, alegria, enfim, a janela da alma está escondida sem poder ser vista, apenas transbordando o que vem aflorado no coração.

Se há 10 anos atrás dissessem a mim que as pessoas sentiriam-se inatingíveis e fortalecidas ao estarem com um pequeno aparelho de telefone nas mãos, eu simplesmente gargalharia, mas hoje vejo o quanto as pessoas se utilizam desta ferramenta para expor do que seu coração está cheio e não pensam duas vezes em magoar ou escarnecer do outro com exageros, apenas provando do que seu coração está repleto.

A pessoa que aponta seu dedo indicador tem vários outros dedos voltados para si apontando seus problemas mal resolvidos e sua necessidade de escondê-los, tentando ressaltar algo em outrem.

Por isso tenho cautela ao vislumbrar exageros, tanto exageros de amor que exprimem muitas vezes carência ou falta de tato com a realidade; exageros de grosseria, que externam um coração amargo…

Exagero indica que o equilíbrio está longe, o radicalismo é assim, exagerado e cego… e, sem enxergar ao redor, fecham-se as janelas da beleza que é possível ser expressa pela alma de cada um.

Ponderemos o exagero, busquemos o equilíbrio, olhemos mais e falemos menos, pensemos no bem e o que é bom nos cercará através de lindas janelas de almas perfumadas de amor!

Michelle Carvalho

e-mail: michellecarvalhoadvogada@yahoo.com.br        

Instagram: @michelle_carvalho_escritora

Facebook: Michelle Carvalho Escritora

Fonte:

Imagem destacada: Fotografia arquivo pessoal da autora fotografada por Alexia Leal

Mostrar mais

Michelle Carvalho

Biografia: Advogada, Escritora desde os 13 anos, com participação em inúmeras antologias literárias e premiações no Rio de Janeiro e em São Paulo. Ganhadora do Premio Baixada de Literatura em 2014. Lançou 4 livros: “Furor Letárgico da Alma” (2009), “Versos de Princesa Prometida” (2015 – na 17ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro) e “Cindy Entre Patas e Reinos” (2018) e Cindy Entre Patas e Reinos 2 (2019 – 19ª Bienal Internacional do do Livro do Rio de Janeiro) , estes dois últimos projetos de leitura na Cidade das Artes/RJ, em várias escolas nacionais e internacionais. Além de diversas participações em projetos culturais literários em escolas com palestras motivacionais, intervenções literárias e poéticas em saraus, sendo o último deles o Programão Carioca da Rede Globo no ano de 2018, Participação na FLIM e FLISGO no ano de 2019, bem como posse na ACLAM – Academia de Ciências, Letras e Artes de Magé.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo