Michelle Carvalho

Florescer da saudade…

 

As pessoas que amamos não morrem

Elas florescem em nós a cada vez que choramos regando lembranças…

 

Quando tiver que regar lembranças,

Regue…

Você floresce!

 

Michelle Carvalho

Em muitas épocas do ano nós paramos e refletimos sobre o que vivemos, o que fizemos e pensamos no que queremos dali pra frente…

Essas reflexões geralmente acontecem nos aniversários, quando perdemos alguém, no natal, no reveillon, momentos em que fazemos um balanço da própria vida.

Nos últimos dois anos vivemos praticamente de forma diária esse balanço interno, nos cercamos de enfrentamentos, de medos, dores, clamores, perdas, desesperança de forma intensa e alarmante, mas também, de forma gradativa, podemos enxergar o que realmente vale a pena, ponderamos quem desejamos perto, quem realmente vale a pena encontrar, o que realmente é prioridade na vida e o que podemos suportar, afinal, depois de tantas dores mundiais, temos por obrigação evoluir para o bem, afinal, estarmos aqui, vivos!

Nascemos sabendo que em algum momento nossa vida cessará e não mais estaremos aqui, porém vivemos como se tivéssemos todo o tempo do universo. Com as perdas amontoadas ao redor do mundo, estarmos aqui lendo este texto, respirando, saudáveis e com pessoas que amamos, concretizamos uma dádiva que devemos dar valor em dobro do que pensávamos dar antes, por nós e pelos que desejavam estar aqui e foram ceifados pelo Covid 19, bem como por tantas outras doenças e formas.

Sermos gratos pelo dom da vida é aprendizado diário, é ver no sol ou na chuva um motivo pra prosseguir e perseguir sonhos, mesmo quando pensamos não existirem mais.

Sempre fui uma pessoa que ama escrever cartas, cartões, postar nos correios e saber que em algum lugar uma pessoa receberia parte de mim fisicamente, parte do meu amor em letras, com a minha letra!

Também sou uma pessoa que se encanta em filmes românticos e em filmes natalinos. Vi em um deles que cartões de natal fizeram diferença na vida de muitas pessoas e em outro vi “Papais Noeis” que desempenhavam o papel de levar uma palavra especial a quem os recebesse.

Juntei essas muitas vertentes em um único caminho!

Sou artesã e adoro inventar artes em garrafas. Fiz vários “Papais Noeis” nas cores favoritas de quem eu ia presentear e comecei a imaginar palavras boas, que semeavam o bem, que me faziam lembrar de cada uma destas pessoas.

O natal de 2020 foi o natal da distância, do receio, das telas, do medo, mas me fez refletir cada palavra que me fazia lembrar um membro da minha família. Foi o natal em que escolhi uma palavra para cada um deles e escrevi sobre a importância daquela pessoa na minha vida.

Com este ato eu pude debulhar-me e acalentar corações que estavam frágeis de afeto, proximidade e felicidade. Pude dizer tudo que gostaria de ter dito há tanto tempo e nunca tive coragem, estive próxima de alguma forma, pois cada dedicatória foi escrita envolta em lágrimas minhas e recebidas com amor.

Enviei, juntamente com as cartas e as palavras especiais, o Papai Noel do amor, da alegria, da caridade, da solidariedade, da atenção, da perseverança, da felicidade e tantos outros com palavras e sentimentos bons para representar o que aquela pessoa demonstra para o mundo e para mim… de uma forma diferente eu senti que estava semeando o amor na simplicidade, mas sem preço, porque é o que realmente vale!

Este ano teremos o natal do reencontro, vacinados e ainda com todos os protocolos de segurança, mas com muita vontade de caminhar rumo a um novo ano de esperança!

Contamos com a evolução, amadurecimento, caridade e amor em todos os cantos para que este reencontro seja para construir pontes e não aumentar muros que já existiam antes e tinham sido reformulados em tela durante o isolamento social…

E se a saudade bater ao pensar, lembrar e olhar aquela cadeira vazia em sua mesa, relembre dos momentos felizes e não deixe esta pessoa morrer dentro de você… Se as lágrimas tomarem conta do momento, não hesite em regar as lembranças com esse grande amor que mora aí dentro. Regue as lembranças, os sentimentos, a saudade, os significados e ressignificados… Floresça para uma nova fase e para o que de melhor existe em você!

Florescidos deixaremos perfume por onde passarmos semeando amor!

Vamos semear coisas boas!

Feliz natal!

Michelle Carvalho

e-mail: michellecarvalhoadvogada@yahoo.com.br

Instagram: @michelle_carvalho_escritora

Facebook: Michelle Carvalho Escritora

Youtube: Michelle Carvalho Escritora

 Fonte da imagem: https://pixabay.com/pt/illustrations/vermelho-branco-neve-silhueta-66447/

 

Mostrar mais

Michelle Carvalho

Biografia: Advogada, Escritora desde os 13 anos, com participação em inúmeras antologias literárias e premiações no Rio de Janeiro e em São Paulo. Ganhadora do Premio Baixada de Literatura em 2014. Lançou 4 livros: “Furor Letárgico da Alma” (2009), “Versos de Princesa Prometida” (2015 – na 17ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro) e “Cindy Entre Patas e Reinos” (2018) e Cindy Entre Patas e Reinos 2 (2019 – 19ª Bienal Internacional do do Livro do Rio de Janeiro) , estes dois últimos projetos de leitura na Cidade das Artes/RJ, em várias escolas nacionais e internacionais. Além de diversas participações em projetos culturais literários em escolas com palestras motivacionais, intervenções literárias e poéticas em saraus, sendo o último deles o Programão Carioca da Rede Globo no ano de 2018, Participação na FLIM e FLISGO no ano de 2019, bem como posse na ACLAM – Academia de Ciências, Letras e Artes de Magé.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo