Pedra no Caminho

A PEDRA DO CAMINHO (Nuance Expandido)

Alberto Valença Lima

Se tem pedra no caminho
sempre é bom ter mais cuidado.
Farei dela meu banquinho
tornando, o seu canto, amado!

Arrastando-a para a beira
Do curso, estará ao lado
E esse foi o meu jeitinho.

De levantar a bandeira
Aqui mesmo na ladeira

De que esta pedra é meu ninho!!



Explicação sobre o que seja e como compor um Nuance Expandido

 

O Nuance Expandido é um estilo criado pelo poeta Alberto Valença Lima que é uma variação do PoeDez Expandido. Neste estilo ele se assemelha em tudo ao PoeDez Expandido, exceto pelo esquema de rimas.

Então, ele também consiste em um poema de quatro estrofes que têm, a partir da primeira com quatro versos, um verso a menos que a anterior. Então esquematicamente, a quantidade de versos das estrofes seria:

4, 3, 2, 1.

Todos os versos também devem ser heptassílabos, isto é, com sete sílabas poéticas, que é diferente das sílabas gramaticais. Isto significa que o poema é uma Redondilha Maior.

Deve também, necessariamente ter um título e, caso este não seja atribuído, considera-se como tal o primeiro verso ou parte dele.

O poema também tem três rimas, sendo que, no caso do Nuance Expandido, na primeira estrofe, os versos têm rimas alternadas, isso é, o terceiro rima com o primeiro e o quarto rima com o segundo. (ABAB) A segunda estrofe inicia com uma rima diferente dos versos da primeira estrofe, e os outros dois têm a mesma rima dos versos da primeira, sendo em ordem inversa, isto é, primeiro a rima B (do 2º verso), depois a rima A (do 1º verso). Ou seja, na segunda estrofe fica (CBA). Na terceira estrofe os dois versos têm a mesma rima que começou a estrofe anterior, isto é, a rima C. A última estrofe que é monóstica (um único verso) rima com o primeiro verso poema. Então, o esquema de rimas é o seguinte: ABAB CBA CC A

Acima, tem-se um exemplo de um Nuance Expandido. Confira.
Note que, neste poema acima, a rima que podemos chamar de rima A é de palavras que terminam em INHO. A rima B é das palavras que terminam em ADO, e a rima C é das palavras que terminam em EIRA.

Assim, observe que no poema acima, na primeira estrofe, o verso 3 rima com o verso 1 (ambos terminam em INHO), e o verso 4 rima com o verso 2 (ambos terminam em ADO) = ABAB;

Na segunda estrofe, o primeiro verso tem rima diferente das rimas anteriores (EIRA), e os outros dois versos têm as mesmas rimas dos versos da primeira, estando, porém, em ordem inversa: primeiro vem a rima ADO (rima B) e depois que vem a rima INHO (rima A) = CBA;

Os dois versos da terceira estrofe têm, ambos, a rima C (EIRA) = CC;

Finalmente, o último verso rima com o primeiro do poema. Ambos terminam em INHO. = Rima A

Link para imagem destacada – Criação autoral através do Power Point

É fácil não? Vamos tentar fazer um Nuance Expandido?
Que tal deixar nos comentários o seu?

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo