Psicólogo cria projeto de plantão psicológico com atendimento social para artistas

O projeto reúne mais de 10 psicólogos

Em um mundo caótico, onde as pessoas necessitam cada vez mais serem ouvidas, o psicólogo Gilberto Morais se reuniu com outros profissionais área para atendenderem os artistas, através de um projeto de escuta sensível chamado “Arte da Escuta”. O projeto reúne mais de 10 psicólogos com atendimento diário.

O plantão psicológico baseia-se no modelo de aconselhamento psicológico proposto por Carl Rogers. Partindo desde pressuposto, Rogers, a partir de sua prática, dar início a questionar este modelo de aconselhamento, e, trás mudanças de perspectiva, passando a dar importância a subjetividade do cliente e não da demanda problema que existe, à relação e não ao instrumental de avaliação, ao processo ao invés do resultado (REBOUÇAS SOUZA S. M.; ,DUTRA, 2010).

Segundo Gilberto, o projeto foi criado: “Eu tenho uma atuação no campo da arte desde 2000, quando fui estudar psicologia, sempre fiquei pensando como criar algo envolvendo Arte e Psicologia. O Projeto surgiu em 2020, tinha finalizado a graduação em psicologia, aí fui buscar qualificação e formação específica no campo da psicologia Inovadora, fiz o curso Psicólogos do Futuro, que eu conheci através do CliPsis (Canal no Youtube e também é um app que está disponível no Playstore, esse app é para estudantes de psicologia e profissionais)”.

As pessoas que buscarão o atendimento, a priori pensadas, estão direta e indiretamente relacionados à arte. Considerando que, muitas vezes, essas pessoas são profissionais, responsáveis por promover lazer e bem-estar a outras pessoas, e, que, frequentemente ficam solitárias em suas próprias dores, assim como no esquecimento dessa mesma responsabilidade (lazer e bem-estar).

“Criei o projeto por que durante a minha atuação no campo da arte, percebia que não existia um projeto ou ação especifica de suporte terapêutico para artistas, criar a possibilidade de democratizar o serviço de psicologia para campo da arte” – conta Gilberto o motivo pelo qual criou o projeto.

A proposta do plantão psicológico visa possibilitar aos profissionais relacionados à arte, uma reflexão, apropriação e desenvolvimento de uma autopercepção positiva a fim de que sua responsabilidade seja mais consolidada, ao mesmo tempo, em que seja mais reconhecida e valorizada, garantindo ao profissional maior empoderamento (REBOUÇAS SOUZA S. M.; DUTRA, 2010).

Através de atendimento online, virtual – ao vivo – os clientes/artistas irão buscar, de acordo com seu sofrimento emergencial, o plantão psicológico. Vale salientar que esta atividade não se configura como psicoterapia e sim como espaço de acolhimento.

O plantão psicológico tem por funcionalidade desenvolver um espaço de acolhimento, envolvendo a escuta sensível, empatia, a não patologização e o não julgamento, focando na ênfase do “Eu” e a sua existência. Além de possibilitar orientações sobre encaminhamentos mais assertivos para cada caso em questão, respeitando o sofrimento psicológico atual do cliente/artista.

O projeto Arte da Escuta funciona em dias e horários fixos semanais, com uma gama de profissionais da psicologia, realizado os atendimentos de forma online. O plantão psicológico funcionará através de um sistema de atendimento social, online, em ambiente seguro, disponibilizando um profissional da psicologia para receber a pessoa que busca pelo atendimento. O projeto trás em seus objetivos realizar um atendimento breve e focal, que der suporte a pessoa no seu exato momento de necessidade psicológica.

Horários e dias de atendimento

A psicologia humanista se centra no estudo da pessoa como um todo e parte da ideia de que os seres humanos são inatamente bons e não observam a conduta humana somente a partir dos olhos do observador como também através da pessoa que atua ou pensa. Entende-se que o comportamento humano não pode se separar de seus sentimentos, intenções, autoimagem e até história pessoal e que deve se concentrar na liberdade, no potencial e na criatividade humana. A psicologia humanista surgiu por volta da década de 1950 como a terceira grande força dentro da psicologia e como resposta às significativas limitações manifestadas por alguns psicólogos às abordagens comportamentais e psicanalíticas.

O projeto Arte da Escuta – Plantão Psicológico Atendimento Online para Classe a Artística, utilizasse da política territorial para impactar trabalhadores e trabalhadoras do campo da arte, oferecendo aos mesmos, o serviço social /gratuito dentro do conceito de plantão psicológico, são vinte profissionais da psicologia e psicanalise que atende no projeto. Esse serviço deu início com atendimentos onlines, a partir de 25 de janeiro de 2021.

Os agendamentos são realizados através do contato (73) 99155-4337 que é um WhatsApp Business, o atendimento acontece através da plataforma Google Meet. O projeto tem uma estrutura de banco de horas, onde os psicólogos e psicólogas, oferecem horas para o atendimento online. O time de profissionais da Psicologia são todos graduados e registrados no Conselho Regional de Psicologia – CRP para o exercício da profissão, com cadastros específicos no E-Psi – para atendimentos por chamada de vídeo e online. Todos passam por um processo seguro de verificação e credenciamento. Além de aderirem ao código de ética e sigilo.

Foram mais de 100 pessoas do público da arte beneficiados, e esse serviço chegou também nos territórios de identidade no Oeste da Bahia, Território Bacia do Rio Corrente, Bacia do Rio Grande e Velho Chico. O serviço do plantão Psicológico chega para classe artística através das redes Culturais: Rede de Teatro do Velho Chico – atores e atrizes de grupos, coletivos, trupes e companhias de teatro, Rede TerraCult – grupos, agentes, produtores culturais e a Rede Bardos Baianos da editora Cogito – com poetas, escritores escritoras baianos, o projeto chega para 27 territórios de identidade da Bahia.

“Eu fico muito feliz em ver a quantidade de colegas psis atendendo a classe artística, é muito bom saber que o projeto tem causado um impacto positivo para os trabalhadores e trabalhadoras da arte a nível nacional, são grandes conquistas. Mas precisamos avançar, ainda estamos em uma etapa do projeto” – finaliza Morais, falando sobre o futuro do projeto.

SOBRE O ARTISTA E PSICÓLOGO

Gilberto Morais Psicólogo de formação, Bacharel pelo Centro de Ensino Superior de Ilhéus. Fundador da Cia. de Teatro Mistura de Ibotirama, em 2009, fundador também da REDE de Teatro do Velho Chico, em 2014, curador da Mostra de Teatro do Velho Chico desde 2015. Como ator, trabalhou em espetáculos dirigidos por Aliomar Pereira, Yleci Ramos e Romualdo Lisboa dentre outros. Como Ator atuou nos espetáculos “Baltazar e a Terrível Pela Entre o Cangaceiro e o Coronel” (Teatro Popular de Ilhéus – 2019). Como Diretor da Cia. de Teatro Mistura dirigiu importantes espetáculos em Ibotirama como “A Chegada de Lampião no Céu e no Inferno” ficou em cartaz entre 2010 a 2014, “As Lendas do Velho Chico” ficou em cartaz entre 2015 a 2018; “O Que Seria Dele Entre Nós” em 2018, em cartaz “Carranca: Da Proa do Barco para o Palco” atualmente com com “As Pelejas de Zezim Siriema e Baltazar na Feira”. Atualmente é Assessor Cultural na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Ibotirama, é também diretor artístico da Cia. de Teatro Mistura. Se dedicou também em atividades realizadas pelo CliPsis, no “I Meeting CliPsis – Psicologia e Psicologia”, “Não Procrastinação Aprendendo e Ensinando” com as Psicólogas Dayane Mangabeira e Renata Reis. Também participou de atividade de qualificação pelo AVASUS – Conhecimento Livre Aberto em Saúde, nos cursos “Saúde Indígena: Interculturalidade em Rede, com carga horária de 50 horas/aula produzido e ofertado por Secretaria Especial da Saúde Indígena (SESAI). E o Curso de Prevenção ao Suicídio, com carga horária de 65 horas/aula produzido por Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) e ofertado por Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Através do Grupo de Apoio Mútuo para a Ansiedade da Universidade Federal do Sul da Bahia participou do Curso de Escuta Sensível com carga horária total (teórico prática de 120 horas). Concluiu o curso Conectando Psicólogos com o Futuro, ministrado pela startup Futuros!

RESPONSÁVEL TÉCNICO
Gilberto Morais – CRP 03/21983
psicologogilbertomorais@gmail.com

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo