@revistaentrepoetas / @professorrenatocardoso

7 cliques

Ansiedade: O medo do Medos

Começo essa reflexão com um questionamento: Você controla seus medos? O que fazer quando os sentimentos de angústia e impotência nos consome? Parecem ser maiores que nós mesmos e nossa capacidade de enfrenta-los. Entretanto, quando nos sentimos desta forma, eles nos dominam e vencem mais uma vez.

No entanto, não é tão simples e não conseguimos controlar nossos pensamentos do dia para noite, de forma instantânea. O reconhecimento dos gatilhos, que são as origens de nossos pensamentos acelerados – o medo, o pânico, a angústia, frustração, entre tantos outros sentimentos que possam nos dominar – é a partir de um longo e árduo trabalho de autoconhecimento, de observação, autocuidado. E isso tudo implica a colocação de limites, ou seja, respeito por nós mesmos. Conseguir reconhecer quem somos, é fundamental para nos compreendermos melhor, entender o que buscamos e principalmente o que não queremos para nossa vida. O que condiz ou não com o que acreditamos e defendemos.

Como alguém com conhecimento de causa, posso dizer que a ansiedade é difícil, dolorida. Ela faz com que duvidamos constantemente de nós mesmos, e por vezes não somos compreendidos. Mas é de extrema importância saber que quem se encontra nessa situação não pediu por isso. Lutamos diariamente com nossa própria mente, sem dúvidas é a mais difícil das lutas. Lutamos contra o medo do medo!

Por fim, deixo alguns questionamentos para reflexão, para termos dimensão do quanto é difícil.  Como podemos nos curar de uma ferida que é intangível? Qual curativo devemos usar? Como cicatrizar a ferida na alma?


Descubra mais sobre Revista Entre Poetas & Poesias

Assine gratuitamente para receber nossos textos por e-mail.

Deixe um comentário

Sobre

Criada em 2020 pelo professor e poeta Renato Cardoso, a Revista Entre Poetas & Poesias é um periódico digital dedicado à valorização da literatura e da arte em suas múltiplas expressões. Mais que uma revista, é um espaço de conexão entre leitores e autores, entre a sensibilidade poética e a reflexão cotidiana.

Registrada sob o ISSN 2764-2402, a revista é totalmente eletrônica e acessível, com publicações regulares que abrangem poesia escrita e falada, crônicas, ensaios, entrevistas, ilustrações e outras formas de expressão artística. Seu objetivo é tornar a arte acessível, difundindo-a por todo o Brasil e além de suas fronteiras.

Com uma equipe formada por escritores de diferentes idades e áreas do conhecimento, buscamos sempre oferecer conteúdo de qualidade, promovendo o diálogo entre gerações e perspectivas diversas.

Se você deseja ter seu texto publicado, envie sua produção para:
revistaentrepoetasepoesias@gmail.com

Acesse: www.entrepoetasepoesias.com.br
Siga no Instagram: @revistaentrepoetas / @professorrenatocardoso
Canal no WhatsApp: Clique aqui para entrar

PESQUISA