@revistaentrepoetas / @professorrenatocardoso

38 cliques

Pedaço de história

As revistas literárias brasileiras surgiram no século XIX. A pioneira, Nitheroy: Revista Brasiliense – Sciências, Lettras e Artes, curiosamente, nasceu em Paris, em 1836, criada por jovens do Brasil. Sob o comando de Domingos José Gonçalves de Magalhães, marcou a inserção das letras do país no romantismo literário e no nacionalismo, buscando uma identidade independente do modelo português, inspirada em influência francesa. Muitas outras se seguiram, em território nacional, tanto nos oitocentos (O Patriota, O Beija-Flor, Minerva Brasiliense, Arcádia, Parthenon Literário, Ensaios Literários do Ateneu Paulistano, por exemplo), quanto no século XX.

Uma das características desse tipo de publicação é reunir produção literária e crítica, com toque de inovação, ruptura e experimentalismo, além de dar visibilidade a novos autores, ao lado dos já consagrados. As revistas costumam surgir em torno a um grupo (embora as haja institucionais ou oriundas do meio acadêmico), dentro de uma corrente ou movimento, propagando, assim, novas estéticas e propostas ideológicas.

O modernismo teve várias, como: Klaxon (1922); Estética (1924); A Revista (1925); Terra Roxa e Outras Terras; Verde (ambas de 1927); Revista de Antropofagia (1928). A partir delas se difundiram as proposições do movimento modernista de mudança estética e temática na literatura e nas artes e se abriram os diálogos com o nacional e internacional. Foi na Revista de Antropofagia que se publicou o “Manifesto Antropofágico”, de Oswald de Andrade, influenciando a produção da época.

Da mesma forma, o manifesto “Plano Piloto para a Arte Concreta” foi lançado no número 4 da Noigandres, a primeira das revistas concretistas circulantes entre 1950 e 1960. Nesse período, se defendeu uma poética para além do verbal, incorporando o visual e relacionando-se à música e ao audiovisual.

As revistas das duas décadas seguintes cresceram e adquiriram, em virtude da ditadura militar, um caráter de resistência. Este aspecto, com a redemocratização a partir de meados dos anos 1980, começou a ceder espaço para uma pluralidade de vozes, trazendo, ao lado da literatura consagrada, a periférica e círculos que, antes, tinham sido silenciados.

Apesar de ainda existirem revistas impressas, os anos 2000 veem proliferar as publicações virtuais. O ambiente on-line favorece um maior alcance, democratização do acesso e da produção e potencializa a multiplicidade de vozes. Em muitos casos, os textos ficam disponíveis sem custo para os leitores, o que estimula sua propagação e a socialização da literatura e da crítica.

Neste contexto, podemos inserir a Entre Poetas & Poesias. Com seus seis anos de idade, a revista já durou mais do que muitas de suas antecessoras. Abre-se à participação de colaboradores plurais, vários deles ainda sem projeção ampla no mercado, e oferece ao público uma experiência gratuita de fruição literária.

Nunca sabemos por quanto tempo nem onde tais publicações podem chegar. Esperamos, contudo, que a Entre Poetas & Poesias possa vislumbrar uma trajetória que a leve a fazer parte do cenário brasileiro da literatura, oferecendo aos seus leitores amostras de novidade e reflexão. Que um dia possa ser um pedaço da nossa história, dando a conhecer algo de uma era e de seus atores.


Descubra mais sobre Revista Entre Poetas & Poesias

Assine gratuitamente para receber nossos textos por e-mail.

Deixe um comentário

Sobre

Criada em 2020 pelo professor e poeta Renato Cardoso, a Revista Entre Poetas & Poesias é um periódico digital dedicado à valorização da literatura e da arte em suas múltiplas expressões. Mais que uma revista, é um espaço de conexão entre leitores e autores, entre a sensibilidade poética e a reflexão cotidiana.

Registrada sob o ISSN 2764-2402, a revista é totalmente eletrônica e acessível, com publicações regulares que abrangem poesia escrita e falada, crônicas, ensaios, entrevistas, ilustrações e outras formas de expressão artística. Seu objetivo é tornar a arte acessível, difundindo-a por todo o Brasil e além de suas fronteiras.

Com uma equipe formada por escritores de diferentes idades e áreas do conhecimento, buscamos sempre oferecer conteúdo de qualidade, promovendo o diálogo entre gerações e perspectivas diversas.

Se você deseja ter seu texto publicado, envie sua produção para:
revistaentrepoetasepoesias@gmail.com

Acesse: www.entrepoetasepoesias.com.br
Siga no Instagram: @revistaentrepoetas / @professorrenatocardoso
Canal no WhatsApp: Clique aqui para entrar

PESQUISA