@revistaentrepoetas / @professorrenatocardoso

,

17 cliques

Liberte Sua Voz: O Poder de Conversar Consigo Mesmo

Há quem diga que a pessoa que fala sozinha é louca, será mesmo?

O medo real de parecer louco diante dos olhos da sociedade nos faz perder o costume de refletir, pensar e até mesmo exorcizar pensamentos que nos atormentam.

Falar em voz alta nos faz ouvir o que está sendo dito, reconhecer dentro de si os sentimentos, temores, medos, amores, anseios e ansiedades.

Por que quando conversamos com alguém, mesmo que a pessoa não diga nada, nos sentimos bem, aliviados e com clareza do que sentimos ou do que temos que fazer?

Porque quando as palavras saem de dentro de nós conseguimos concatenar as ideias, as quais se tornam audíveis por nós mesmos.

Ao falarmos em voz alta e nos ouvirmos, realizamos o ciclo compreendido entre raciocinar, verbalizar, ouvir e entender o que sentimos… com isso, muitas vezes conseguimos alcançar a clareza que realmente precisamos.

Tantas vezes, a vergonha de falar com o outro sobre os males que nos assombram também não nos permite a liberdade de falar em voz alta conosco.

Se por um lado temos vergonha de partilhar com o próximo sobre o que nos aflige, por outro lado também somos tolidos de ouvir nossa própria voz, mesmo na solidão ou se olhando nos olhos em frente ao espelho.

Desde a infância ouvimos que não devemos falar com estranhos. Infelizmente, isso também cala nossa voz para conversar e ouvir nosso próprio coração, o qual tenta gritar para chamar nossa atenção dispersa pelo mundo, sufocando as palavras que não conseguimos nomear por falta de contato com nosso próprio eu e ensurdecendo nossos ouvidos para conversas retóricas.

Sabemos tanto (ou pensamos saber) da vida dos influencers, dos artistas e até mesmo dos nossos vizinhos, mas não sabemos da nossa própria essência, dos nossos sentimentos, da clausura apertada e estagnada em que vivem nossas inquietações, lembranças e atitudes guardadas em caixas emocionais empoeiradas e necessitadas de cura.

A graça da vida também está em sorrir sozinho.

Também há sabor em ouvir sua própria voz em conversas calorosas que organizam ideias, aprimoram experiências, ajudam na formação eloquente de decisões, permeando lugares que te fazem encontrar a intimidade consigo mesmo.

Se há loucura em ouvir-se e perigo em falar com estranhos, aconselho que passe a conhecer seus gostos, tormentos, alegrias e cores, tornando-se íntimo de sí e da loucura de ouvir cada palavra do seu coração e da sua alma.

Retire a mordaça da timidez e do engessamento dos loucos que dizem que a loucura está em ouvir o som da própria voz sem que haja outra pessoa por perto. A loucura está em não ser protagonista da própria história por nunca se ouvir em alto e bom som!

Talvez assim, conhecendo principalmente o que queremos e não queremos, saibamos reconhecer que não podemos esperar (ou exigir) do outro o que damos, aprendamos a não agir de forma reativa emocionalmente sem refletir racionalmente, pratiquemos o perdão como ato de reconstrução interna e desenvolvamos a semeadura de flores no canteiro da emoção, para que mesmo que este solo seja regado com lágrimas de dor, o colorido do amor venha a perdurar por muito mais tempo, estando seguro de suas virtudes e potencial, sem a necessidade de validação alheia.

Michelle Carvalho

Instagram: Michelle_carvalho_escritora

Youtube: Michelle Carvalho Escritora

Facebook: Michelle Carvalho Escritora

E-mail: michellecarvalhoadvogada@yahoo.com.br


Descubra mais sobre Revista Entre Poetas & Poesias

Assine gratuitamente para receber nossos textos por e-mail.

Deixe um comentário

Sobre

Criada em 2020 pelo professor e poeta Renato Cardoso, a Revista Entre Poetas & Poesias é um periódico digital dedicado à valorização da literatura e da arte em suas múltiplas expressões. Mais que uma revista, é um espaço de conexão entre leitores e autores, entre a sensibilidade poética e a reflexão cotidiana.

Registrada sob o ISSN 2764-2402, a revista é totalmente eletrônica e acessível, com publicações regulares que abrangem poesia escrita e falada, crônicas, ensaios, entrevistas, ilustrações e outras formas de expressão artística. Seu objetivo é tornar a arte acessível, difundindo-a por todo o Brasil e além de suas fronteiras.

Com uma equipe formada por escritores de diferentes idades e áreas do conhecimento, buscamos sempre oferecer conteúdo de qualidade, promovendo o diálogo entre gerações e perspectivas diversas.

Se você deseja ter seu texto publicado, envie sua produção para:
revistaentrepoetasepoesias@gmail.com

Acesse: www.entrepoetasepoesias.com.br
Siga no Instagram: @revistaentrepoetas / @professorrenatocardoso
Canal no WhatsApp: Clique aqui para entrar

PESQUISA