@revistaentrepoetas / @professorrenatocardoso

0 clique

A POESIA MÍSTICA DE TAGORE, DE DENISE VIANA TOLEDO

Por Elias Antunes                                  

         O livro de ensaio de Denise Viana Toledo, “A Poesia mística de Tagore”, recoloca o poeta místico indiano Rabindranath Tagore no centro das atenções do universo poético.

         Encetar um ensaio sobre o fabuloso escritor Tagore sempre é algo complexo, tendo em vista, principalmente, a categoria alcançada e o extenso volume de sua obra literária, educacional e musical.

         Tratando da poesia de Tagore, que também era romancista excepcional, Denise Viana Toledo consegue dimensionar e explicitar o grau de profundidade de seu misticismo e, acima de tudo, sua teologia pessoal e universal.

         Denise Viana Toledo procura, neste livro, trazer a lume nuances interessantes do misticismo e das desigualdades entre outros autores em relação a Tagore, incluindo Willian Blake que tem sido colocado como o maior poeta místico de todos os tempos, inclusive sendo uma espécie de santo laico, no entanto, em comparação ao grande poeta indiano, vemos que cada um ocupa um espaço desproporcional, tendo em vista as diferenças enormes tratadas pelos poetas e suas concepções místicas.

         No decorrer da leitura deste livro de estudo, depara-se com algumas pérolas capazes de enternecer o leitor e levá-lo a procurar ler e compreender mais a poesia, como linguagem capaz de abrir um portal para a comunicação de almas.

         “Todas as coisas materiais que recebemos, vêm de Deus, mas ao mesmo tempo, nada possuímos, senão nossas mãos para sentirmos a graça de Quem nos concede tudo (…)”

         (TOLEDO, 2025, p. 39)

         Na visão de um poeta místico que levou um projeto de elevação existencial, seja na cooperação e na ajuda de sua gente, seja em caminhar com o ser Criador, conclui que:

         “Ao final de uma vida marcada pela tragédia, pela luta, pelo estudo meticuloso e pela poesia, Tagore representa o profeta cheio de experiência e sabedoria, pronto para construir um mundo melhor e buscar outros objetivos que não materiais para a vida, na sua ardente procura de Deus”.

         (TOLEDO, 2025, p. 67).

         Assim, Denise Viana Toledo consegue em um texto belo e de excelente leitura, tratar de tema tão delicado e chamativo como soe ser a questão mística.

         Livro belíssimo e imperdível, como a busca da própria essência humana.

         Importante destacar que o livro ganhou em 2025 o 1º lugar de melhor livro estrangeiro, no importante Prêmio il Convivio, da Academia Internacional da Itália.  

Fonte da imagem: Foto do autor.


Descubra mais sobre Revista Entre Poetas & Poesias

Assine gratuitamente para receber nossos textos por e-mail.

Deixe um comentário

Sobre

Criada em 2020 pelo professor e poeta Renato Cardoso, a Revista Entre Poetas & Poesias é um periódico digital dedicado à valorização da literatura e da arte em suas múltiplas expressões. Mais que uma revista, é um espaço de conexão entre leitores e autores, entre a sensibilidade poética e a reflexão cotidiana.

Registrada sob o ISSN 2764-2402, a revista é totalmente eletrônica e acessível, com publicações regulares que abrangem poesia escrita e falada, crônicas, ensaios, entrevistas, ilustrações e outras formas de expressão artística. Seu objetivo é tornar a arte acessível, difundindo-a por todo o Brasil e além de suas fronteiras.

Com uma equipe formada por escritores de diferentes idades e áreas do conhecimento, buscamos sempre oferecer conteúdo de qualidade, promovendo o diálogo entre gerações e perspectivas diversas.

Se você deseja ter seu texto publicado, envie sua produção para:
revistaentrepoetasepoesias@gmail.com

Acesse: www.entrepoetasepoesias.com.br
Siga no Instagram: @revistaentrepoetas / @professorrenatocardoso
Canal no WhatsApp: Clique aqui para entrar

PESQUISA