@revistaentrepoetas / @professorrenatocardoso

12 cliques

DESEJOS DE NATAL

Há poucos dias passei por um antigo bairro e rememorei um passeio que sempre fazia na infância com minha mãe, nesta época do Natal. Lembro-me do quintal espaçoso e de um pé de jambo que era decorado como a árvore natalina.

Não havia nenhum grau de parentesco, somente uma grande amizade entre as senhoras. A anfitriã era avó de uma garotinha que gostava de brincar comigo, pois nossa idade era equivalente. Embora eu fosse a mais alta, ela era um ano mais velha. Era confuso para mim, então com cinco anos, essa incrível diferença de tamanho. A menina era baixinha mesmo! Os familiares sempre faziam a mesma pergunta: “Minha lindinha, o que você vai ser quando crescer?” A pequena respondia séria: “Rica!” Todos riam…

Meus pensamentos ficaram irrequietos: Como pode se achar pobre se tem até um velocípede?  Curiosamente, ela também sabia acerca de todos os presentes que iria ganhar do Papai Noel.

Minha mãe perdeu o contato com essa família que mudou para a Região Sul do país no ano seguinte. Senti muita falta de ir à casa daquela família. Tudo encantava! Flores da cerca viva ao redor da casa que não tinha muros, o balanço de sisal preso sob a mangueira, o cheiro agradabilíssimo das verduras na horta, além das conversas muito engraçadas dessa minha amiguinha.

Foi coincidência reencontrar um antigo vizinho dessa família. Ele ainda mantém   a amizade e contou-me que a pequenina não cresceu fisicamente, mas financeiramente está muito bem! Não se casou, tampouco tem filhos. Cria gado de corte e mantém um cargo político há muitos anos, numa cidade do interior do Nordeste.

Assim, meus pensamentos novamente divagaram: será que Papai Noel existe?!

Ivone Rosa

@profaivonerosa

Crõnica do livro O Primeiro Prazer

Gostou?! Então assine, gratuitamente, nosso newsletter e receba em seu e-mail as publicações desta Revista.


Descubra mais sobre Revista Entre Poetas & Poesias

Assine gratuitamente para receber nossos textos por e-mail.

Deixe um comentário

Sobre

Criada em 2020 pelo professor e poeta Renato Cardoso, a Revista Entre Poetas & Poesias é um periódico digital dedicado à valorização da literatura e da arte em suas múltiplas expressões. Mais que uma revista, é um espaço de conexão entre leitores e autores, entre a sensibilidade poética e a reflexão cotidiana.

Registrada sob o ISSN 2764-2402, a revista é totalmente eletrônica e acessível, com publicações regulares que abrangem poesia escrita e falada, crônicas, ensaios, entrevistas, ilustrações e outras formas de expressão artística. Seu objetivo é tornar a arte acessível, difundindo-a por todo o Brasil e além de suas fronteiras.

Com uma equipe formada por escritores de diferentes idades e áreas do conhecimento, buscamos sempre oferecer conteúdo de qualidade, promovendo o diálogo entre gerações e perspectivas diversas.

Se você deseja ter seu texto publicado, envie sua produção para:
revistaentrepoetasepoesias@gmail.com

Acesse: www.entrepoetasepoesias.com.br
Siga no Instagram: @revistaentrepoetas / @professorrenatocardoso
Canal no WhatsApp: Clique aqui para entrar

PESQUISA