@revistaentrepoetas / @professorrenatocardoso

,

6 cliques

Divórcio entre Estado e Igreja

O Estado era casado com a Igreja. Sim, não há nada de errado com a frase. Era um perfeito matrimônio de longos anos.

Nesse núcleo familiar, o Estado era o pai de família e a Igreja a dona de casa. O primeiro controlava o povo à força. A segunda punha ordem nos fiéis pela lábia.

Contudo, o casamento foi se desgastando. Houve muitos conflitos entre os cônjuges, como a reforma protestante, o surgimento do liberalismo e individualismo. Isso, claro, um dia chegaria ao fim. Os casamentos não duram como antes. Assim, o legislativo pôs fim ao matrimônio impondo a laicidade para o Estado — como um celibato forçado.

Mas, como Estado e Igreja sentem falta dos anos vividos, vez ou outra acabam flertando. Mas, o povo, que não é tolo e nem bobo, fica de olho para que a laicidade, a santa castidade, não seja violada.


Descubra mais sobre Revista Entre Poetas & Poesias

Assine gratuitamente para receber nossos textos por e-mail.

Deixe um comentário

Sobre

Criada em 2020 pelo professor e poeta Renato Cardoso, a Revista Entre Poetas & Poesias é um periódico digital dedicado à valorização da literatura e da arte em suas múltiplas expressões. Mais que uma revista, é um espaço de conexão entre leitores e autores, entre a sensibilidade poética e a reflexão cotidiana.

Registrada sob o ISSN 2764-2402, a revista é totalmente eletrônica e acessível, com publicações regulares que abrangem poesia escrita e falada, crônicas, ensaios, entrevistas, ilustrações e outras formas de expressão artística. Seu objetivo é tornar a arte acessível, difundindo-a por todo o Brasil e além de suas fronteiras.

Com uma equipe formada por escritores de diferentes idades e áreas do conhecimento, buscamos sempre oferecer conteúdo de qualidade, promovendo o diálogo entre gerações e perspectivas diversas.

Se você deseja ter seu texto publicado, envie sua produção para:
revistaentrepoetasepoesias@gmail.com

Acesse: www.entrepoetasepoesias.com.br
Siga no Instagram: @revistaentrepoetas / @professorrenatocardoso
Canal no WhatsApp: Clique aqui para entrar

PESQUISA