Tibúrcio: o gaúcho
Crianças de todo o Brasil e exterior! Meu nome é Tibúrcio, nasci na cidade de Pelotas, que fica no sul do Estado do Rio Grande do Sul. Tenho oito anos e uma irmã de seis anos que se chama Joana, ou Joaninha para os mais chegados. Vim parar nesta história para lhes contar como é a vida dos gaúchos e das prendas, pois assim somos conhecidos na minha terra sul-rio-grandense.
Tchê! Que calor no meio dessas letras! Não tem problema, sou gaúcho guasca e não me mixo para o calor! Estou louco para contar a história da minha gente, que é de grande valor, gente mui buenassa!
Querência Amada! É Pelotas, também conhecida como a Princesa do Sul, terra do Doce e das charqueadas. E assim falamos: Gaúchos e gaúchas de toda a querência! Por falar no doce pelotense, acontece aqui um grande evento, que é a FENADOCE (Feira Nacional do Doce) e outras atrações, sendo o principal o Doce maravilhoso e saboroso!
Quando ficamos indignados com algo que nos dizem, logo dizemos: Mas que barbaridade, tchê!!! Seguimos até hoje a nossa tradição de tomarmos o bom amargo chimarrão, ou mate amargo; de comermos aquele churrasco suculento, feito no fogo de chão, acompanhado do salsichão e farofa; também comemos com muito gosto o carreteiro, que é arroz com carne acompanhado daquela feijoada mui buena… Eita gauchada bonita!!!
Nos dias atuais não usamos mais a bombacha e o vestido de prenda no dia-a-dia, apenas quando vamos ao CTG (Centro de Tradições Gaúchas), onde muitas vezes acontecem os fandangos (danças típicas gauchescas), as tertúlias, apresentações artísticas (música gaúcha, dança, declamações de poesias, e muito mais)…
Na minha querência há muitos casarões antigos, teatros, museus, bibliotheca, praças… um lugar bom de se visitar e conhecer a sua história!
Vocês têm que vir ao Sul do Rio Grande, para conhecerem melhor o que temos na nossa tradição!
Gostou?! Então, assine, gratuitamente, a nossa newsletter e receba, no seu e-mail, as publicações da revista.


Deixe um comentário